13 de setembro, de 2023 | 17:02
Moraes condena primeiro réu pelos atos golpistas a 17 anos de prisão
Relator vota pela condenação de Aécio Lúcio Costa Pereira
Por André Richter - Repórter da Agência BrasilO ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou hoje (13) pela condenação do primeiro réu pelos atos golpistas de 8 de janeiro a 17 anos de prisão em regime fechado.
Aécio Lúcio Costa Pereira, morador de Diadema (SP), foi preso pela Polícia Legislativa no plenário do Senado. Ele chegou a publicar um vídeo nas redes sociais durante a invasão da Casa e continua preso.
Pelo voto, o acusado ainda deverá pagar solidariamente com outros acusados o valor de R$ 30 milhões pelos prejuízos causados pela depredação. Cabe recurso contra a decisão.
De acordo com a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), o acusado participou da depredação do Congresso Nacional, quebrando vidraças, portas de vidro, obras de arte, equipamentos de segurança, e usando substância inflamável para colocar fogo no tapete do Salão Verde da Câmara dos Deputados.
Pelo voto de Moraes, que é relator do caso, o acusado cometeu os crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, associação criminosa armada e dano contra o patrimônio público, com uso de substância inflamável.
Moraes ressaltou que Aécio foi preso em flagrante e teve participação ativa nos atos, fazendo uma doação de R$ 380 para o "grupo patriotas", integrado por pessoas que defendiam intervenção militar. Durante o voto, o STF exibiu os vídeos que mostram o prédio da Corte, o Congresso e o Palácio do Planalto sendo invadidos.
Claramente demonstrado que não há nenhum domingo no parque, nenhum passeio. Atos criminosos, atentatórios à democracia, ao Estado democrático de Direito, por uma turba de golpistas que pretendiam uma intervenção militar para derrubar um governo democraticamente eleito em 2022”, afirmou.
O ministro também defendeu a aplicação do conceito de crimes multitudinários para punir os envolvidos na depredação. Nesses tipos de crimes, não é necessário a individualização completa das acusações contra os investigados porque os delitos foram cometidos por uma multidão de pessoas.
Não estavam com armamento pesado, não estavam com fuzis. Estavam numericamente agigantados, violentos, e a ideia era que, com a tomada dos três prédios que representam os poderes da República, houvesse a necessidade da decretação de uma GLO (Garantia da Lei e da Ordem) pelas Forças Armadas”, afirmou.
Após o voto de Moraes, a sessão foi suspensa para o intervalo e será retomada em seguida com a tomada dos demais votos dos ministros.
Durante o julgamento, a defesa de Aécio Lúcio rebateu as acusações e afirmou que o julgamento pelo Supremo é politico”.
© Rosinei Coutinho/SCO/STF


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Antonio
14 de setembro, 2023 | 14:49Maria, não vá com as outras, não vá porque as outras foram.”
Adir Ventura de Souza
14 de setembro, 2023 | 13:40Eita pronto terminou o julgamento do primeiro ze bagunça , 17 anos presos , 15 no regime fechado, resto no semi aberto ,parabéns , pessoal , agora chama o motoqueiro da ilusão pra te solta ? vai liga pra ele , ele nem te atender vai ,taí exemplo galinha que segue pato morre afogada ,tchau queridos”
Justo
14 de setembro, 2023 | 10:42Tem que deixar mofando na cadeia os baderneiros mesmo mas quem não estava na bagunça tem que ser liberado,e aproveita que tem vagas na papuda dai já condena uns políticos safados também e colocam tudo no mesmo pacote”
Lucimar Vasconcelos
14 de setembro, 2023 | 07:38Aquele velho ditado cabe bem: Galinha que acompanha pato morre afogada. Enquanto isto, influencer e políticos do Vale do Aço que publicamente apoiaram o fanatismo estão lindos, leves e soltos e outros por aí no Xilindró.”
Jota
13 de setembro, 2023 | 23:55Adiir... vai pegar cadeia nenhuma. Quer apostar?”
Ana Maria
13 de setembro, 2023 | 20:54Acho é pouco, povo bobo. Fanatismo ñ traz nada de bom pra sociedade e independente de qualquer coisa e de qual seja o partido a vontade do povo tem q prevalecer; pois : somos nós o povo q temos o poder, os cidadãos precisam ser menos fanáticos e estudar mais para q assim tenham consciência q os políticos é q são funcionários da nação, do povo e não ao contrário. Aaaah! já ia me esquecendo; qnd os baderneiros de Ipatinga vão começar a responder processo?????”
Paulo
13 de setembro, 2023 | 19:29Esperando chegar nos financiadores. Toc-toc”
Tião Aranha
13 de setembro, 2023 | 19:28Será que vai ter cadeia pra todos? Aqui no Brasil já tá um pecado. Risos.”
Adir Ventura de Souza
13 de setembro, 2023 | 17:39Vai acompanhar Bolsonaro vai vai vai”