13 de setembro, de 2023 | 16:37
Hospital de Fabriciano terá ação para captar novos doadores de sangue
Divulgação
Será montada uma estrutura na Praça da Estação, de 8h as 11h de sexta-feira, para realização do cadastro dos interessados em doar
O Hospital Dr. José Maria Morais (HJMM), administrado pela administração de Coronel Fabriciano, em parceria com alunos do Unileste, vai contar com uma ação com o objetivo de captar novos doadores de sangue. Conforme a gerência da instituição, o número de bolsas tem reduzido gradativamente e é necessário captar mais doadores para repor o estoque de sangue do hospital.
Na próxima sexta-feira (15), será montada uma estrutura na Praça da Estação, no Centro de Fabriciano, de 8h as 11h, para realização do cadastro. Os novos doadores serão triados pela equipe do hospital e caso estejam aptos, serão comunicados das possíveis datas para a captação do sangue que ocorre no Hemominas, em Governador Valadares. O hemocentro é o responsável pela coleta e pela distribuição das bolsas de sangue para os hospitais da região, incluindo o HJMM.
Conforme a coordenadora da ação, Cláudia Flausina de Oliveira, a prefeitura garante o transporte seguro e alimentação aos voluntários. Precisamos aumentar o número de voluntários, porque o nosso estoque de sangue está muito baixo. Por meio desta ação, queremos sensibilizar a sociedade e aumentar os nossos cadastros para a coleta. Doar sangue é um ato de amor”.
Como doar
Para ser um doador de sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, mais de 50 kg, estar bem descansado e alimentado no momento e apresentar documento original e oficial com foto. Quem já doou, deve observar o prazo entre doações de sangue. Homens 60 dias e até quatro vezes por ano; Mulheres: 90 dias e até três vezes por ano.
Na coleta é retirado apenas 450 ml de sangue do doador. Este volume é reposto pelo organismo do doador em apenas 72 horas, mas pode derivar em vários compostos para diferentes tipos de transfusão e salvar até quatro vidas.
Mais informações pelo telefone (31) 3406-7374 ou WhatsApp (31) 7246-0027.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]