14 de setembro, de 2023 | 00:01

Roteiro cultural por Ipatinga conecta a comunidade escolar

Fotos: Geniane Vieira/Divulgação
Patrimônios históricos são apresentados aos alunos Patrimônios históricos são apresentados aos alunos

O projeto “Roteiro Cultural: Encontro com a história de Ipatinga” tem o objetivo de “conectar a comunidade escolar ao rico patrimônio histórico de Ipatinga de uma forma lúdica e inspiradora”, informa a produção da iniciativa. Até o momento, foram realizadas 17 viagens, envolvendo sete escolas e 510 alunos, pelas rotas “Arquitetura e Arte” e “Natureza e Religiosidade” que, juntos, reúnem nove bens tomados pelo patrimônio municipal. “Convidamos a contadora de história Dani Alves e o músico Douglas Neto para mediar as visitas aos bens tombados. Para a locomoção dos estudantes pelos patrimônios, escolhemos o conhecido e charmoso Trenzinho Caramelo, que deixa as visitas ainda mais atraentes e divertidas”, informou Leila Cunha, uma das idealizadoras do projeto.

A iniciativa utiliza didática lúdica e inspiradora nas visitasA iniciativa utiliza didática lúdica e inspiradora nas visitas
As visitas escolares aos bens culturais foram iniciadas com o roteiro “Arquitetura e Arte”, que contempla a Fazendinha, localizada no bairro Ferroviários, a Academia Olguin, no Santa Mônica, o Teatro Zélia Olguin, no Cariru, e o Grande Hotel Ipatinga - Centro de Memória Usiminas, no bairro Castelo. No segundo roteiro, “Natureza e Religiosidade”, os participantes tiveram a oportunidade de visitar os patrimônios culturais do Parque Ipanema, no Veneza, da Igreja Nossa Senhora da Esperança, no Horto, do Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário e da Igreja São Vicente de Paulo, ambos no Ipaneminha.

As visitas na rota “Caminhos do Trem” serão realizadas nos dias 19 e 20 de setembro próximos e no mês de outubro. Este roteiro contempla as Ruínas Estação Pedra Mole (Cariru), as Casas dos Ferroviários (Veneza), o Pontilhão de Ferro (Centro), a Estação Memória Zeza Souto (Centro) e o Complexo Turístico Estação Pouso de Água Limpa (Veneza).

O projeto promove educação, cultura e incentivo ao turismo O projeto promove educação, cultura e incentivo ao turismo
Visitação on-line
Embora as vagas para as próximas visitas já estejam esgotadas devido à alta procura, outra possibilidade para aqueles que querem conhecer os roteiros culturais é a visitação on-line aos patrimônios culturais: “Além das visitas físicas, o projeto oferece visitas virtuais, permitindo que as pessoas explorem do próprio celular ou do computador 13 dos 14 bens tombados pelo patrimônio histórico no site https://www.finotratoproducao.com.br”, informou Aparecida Sampaio, também produtora da iniciativa, acrescentando que em outubro será lançada “a visita 360 graus ao Centro de Memória Usiminas”.

“O Roteiro Cultural - Encontro com a história de Ipatinga é uma iniciativa que promove a educação, a cultura, o turismo e o amor pela história local”, salientou a produção. O projeto da Fino Trato Produção conta com o apoio da Cozinha & Arte e o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Todas as informações e a programação do projeto estão disponíveis no Instagram @finotratoproducao e no site da produtora.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário