12 de setembro, de 2023 | 17:00

Câmara de Ipatinga aprova projeto que institui a Semana Municipal do Nascituro

Divulgação
Iniciativa visa promover debates e políticas públicas focadas na proteção da vida desde a concepçãoIniciativa visa promover debates e políticas públicas focadas na proteção da vida desde a concepção

Os vereadores da Câmara Municipal de Ipatinga aprovaram em primeira votação, nesta semana, o Projeto de Lei nº 228/23, que institui a Semana Municipal do Nascituro. A proposta foi apresentada pelo vereador Avelino Ribeiro da Cruz (PP) e tem como intuito promover uma série de atividades e políticas públicas focadas na proteção da vida desde o momento da concepção até o nascimento, divulgou a assessoria de comunicação da Casa.

De acordo com o texto do projeto, a celebração será anual, na semana que inclui o dia 8 de outubro, conhecido como o Dia do Nascituro.

O evento terá como pilares a “promoção de políticas públicas voltadas para a melhor proteção ao nascituro, a propagação de ações que valorizem a vida desde a concepção e a realização de eventos como debates, palestras, seminários e congressos que abordem a temática da defesa da vida e combatam a chamada cultura da morte”.

Durante sua fala na tribuna, o vereador Avelino destacou a importância do projeto. "Nós propomos a Semana Municipal do Nascituro, pois já temos um projeto aprovado de 2019 aqui na Câmara do Dia do Nascituro. Agora, nossa proposta avança porque nós precisamos conversar muito sobre a defesa do nascituro" disse.

Ele também fez um apelo emocional ao mencionar uma réplica de um feto com 12 semanas, destacando que este já está "totalmente formado, só falta crescer". Avelino criticou o Supremo Tribunal Federal por considerar a liberação do aborto até 12 semanas. "Como é que se pode clamar pela vida se defende a morte de um inocente no útero?"
Ele concluiu seu discurso solicitando aos outros vereadores que "não apenas votem, mas que façam uso do que se propõe a lei, que nós precisamos abrir esse debate em qualquer ambiente: nas escolas, no trabalho, na igreja, na família. A defesa da vida tem que ser feita desde a sua concepção".

A vereadora Professora Mariene também se pronunciou a respeito da matéria. "Eu quero parabenizá-lo pela propositura deste projeto de lei em defesa da vida. Nós somos contra a legalização do aborto, e isso é uma forma de fomentar e trazer a discussão sobre o que é vida para as pessoas lá fora. Com certeza, nós vamos votar favorável porque nós somos a favor da vida".

A proposta ainda terá que passar por uma segunda votação na Câmara Municipal antes de ser enviada para a sanção do prefeito.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Júlia Grasiele

14 de setembro, 2023 | 11:35

“Devemos sim levar esse tema pras escolas com palestras, mostrando a importância da vida desde a concepção, parabéns Veve, tema de muita importância para nossa vida.”

Eliana Ferreira Magalhães

14 de setembro, 2023 | 10:17

“Salmos, Capítulo: 138
13. Fostes vós que plasmastes as entranhas de meu corpo, vós me tecestes no seio de minha mãe.15. Nada de minha substância vos é oculto, quando fui formado ocultamente, quando fui tecido nas entranhas subterrâneas.
Eu escolho a vida!

Biblia Ave Maria”

Gleyce

13 de setembro, 2023 | 21:30

“Parabéns Vereador Avelino??, desde sua Consepção já e uma Vida , digamos não aí aborto.”

Rafaela

13 de setembro, 2023 | 19:29

“Parabéns Avelino Cruz e os demais que votaram a favor.
A vida é dom precioso de Deus. Só Ele dá é só Ele tira.”

Flávia

13 de setembro, 2023 | 17:26

“Bendito seja Deus. Não podemos ignorar algo tão sério e tão divino. Filhos são bençãos do céu e eles tem o direito a vida. Parabéns a todos os envolvidos que Deus os abençoe sempre.”

Valber Fraga Godoy

13 de setembro, 2023 | 16:36

“Boa tarde.
Que iniciativa abençoada, preservar a vida de inocentes.
Qualquer um que não se importe com uma criança no ventre de sua mãe já perdeu a alma.”

Moisés Malta Rodrigues

13 de setembro, 2023 | 16:24

“Uma iniciativa extremamente louvável e cristã.”

Sthefany

13 de setembro, 2023 | 15:47

“Deus abençoe a nossa cidade, os nossos governantes. É gratificante ler essa matéria, as falas dos nossos representantes a favor da vida. Que isso possa ecoar para que todos compreendam que o nascituro tem direito de viver e isso é inviolável. #abortonao”

Maria Cristina

13 de setembro, 2023 | 15:37

“Como é bom saber que ainda temos políticos sérios que realmente estão preocupados com a vida das pessoas e não com essa cultura de morte onde o ser humano é descartável. Como é bom saber que Ipatinga não está se rendendo aos apelos sensacionalistas da mídia e faz uma política seria e de qualidade. Parabéns pela iniciativa.”

Sarley

13 de setembro, 2023 | 15:30

“Parabéns pela iniciativa! Que Deus continue te abençoando para proteger bebês inocentes e também que defenda a família criada por Deus, homem e mulher geram filhos e formam família, não o contrário disto!”

Gleison Lima

13 de setembro, 2023 | 14:45

“Parabéns pela iniciativa, precisamos mostrar que a vida é um bem precioso e inegociável desde a sua concepção! Não nos envergonhemos de nos posicionar em prol da vida e contra o aborto em qualquer que seja a situação. Sim a vida, não ao aborto!”

Solange de Souza Paula

13 de setembro, 2023 | 14:38

“Parabéns pela iniciativa, devemos defender a vida desde a sua concepção!”

Chicão Fidideus

13 de setembro, 2023 | 13:58

“Que bom que foi aprovado!!!!! Parabéns ao vereador Avelino pela iniciativa e luta pela causa da proteção e preservação da vida!”

Renato Gross Andrade

13 de setembro, 2023 | 13:42

“Parabenizo a Câmara dos Vereadores de Ipatinga por esta pauta tão importante, como é a defesa do nascituro. Se somos pessoas de bem, e queremos uma sociedade justa e igualitária, primeiro devemos defender os mais frágeis, os menores, os indefesos, os inocentes, que são os nascituros e as crianças.”

Joao Paulo

13 de setembro, 2023 | 13:39

“Parabéns Vevê!!!
A favor da vida sempre!”

José Carlos

13 de setembro, 2023 | 13:38

“Parabéns pela iniciativa. Somos pela vida desde sua concepção.”

José Carlos

13 de setembro, 2023 | 13:36

“Parabéns. Não ao assassinato de bebês.”

Oswaldo Brandão dos Santos

13 de setembro, 2023 | 13:28

“Parabéns o nascituro tem todos os direitos, pois já é uma pessoa. #nãoadpf442 #abortonão”

Adenilson Ribeiro

13 de setembro, 2023 | 12:53

“Parabéns vereador Avelino _ Vevê pela iniciativa maravilhosa e respeitando a vida.”

Leila Francisco da Silva

13 de setembro, 2023 | 12:49

“Parabéns, a Vida sempre precisa ser valorizada.”

Rodrigo Gualberto

13 de setembro, 2023 | 12:45

“No momento tão escuro que o Brasil através do STF tenta liberar o aborto, ver iniciativas como essa do vereador Avelino, nos dão esperança para continuar a lutar pela VIDA.”

Patriota

13 de setembro, 2023 | 12:25

“A maioria das pessoas que conheço, principalmente do sexo masculino, que são contrárias ao aborto, defendem a pena de morte com um clichê direitista: "Bandido bom, é bandido morto". Eles não entendem que existe, para os de menor poder aquisitivo, o "aborto social", que é o abandono por parte das famílias e dos Poderes Públicos, inclusive o Legislativo, dos filhos da "Mãe gentil".”

Rogerio

12 de setembro, 2023 | 23:52

“Parabéns a iniciativa do vereador, jogar luz sobre um mal que está encravado na sociedade, que é a questão do aborto, onde milhões, por incrível que pareça está na casa milhões anualmente. O aborto praticado no Brasil, legal e ilegalmente, é alarmante, a banalidade da vida.”

Envie seu Comentário