12 de setembro, de 2023 | 15:30

Projeto “Te pego pela Palavra” lança livro com histórias e poemas em Belo Oriente

Fotos: Divulgação/Rizoma Cultural
O evento movimenta as escolas e a comunidade: histórias infinitasO evento movimenta as escolas e a comunidade: histórias infinitas
Uma grande mostra cultural vai ser realizada em Belo Oriente, nesta quarta-feira (13), quando será lançado o livro “Te pego pela Palavra: histórias e poemas”. O evento é resultado do projeto de mesmo nome realizado pela Associação Artística e Cultural de Coronel Fabriciano - Rizoma Cultural, com o apoio da Fundação Renova, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Belo Oriente.

De acordo com Roberto Yokel, ator e vice-presidente do Rizoma Cultural, “com as atividades do projeto, as crianças puderam vivenciar experiências cênicas e lúdicas relacionadas à expressão poética, às histórias e às infinitas possibilidades da palavra. Assim, o desenvolvimento do hábito de leitura pode acontecer de forma prazerosa e criativa”.

A programação incluiu apresentação de teatro e oficinas culturaisA programação incluiu apresentação de teatro e oficinas culturais
Durante quatro meses, de maio a agosto, foram várias as atividades desenvolvidas pelo grupo Rizoma na execução do projeto “Te pego pela Palavra: histórias e poemas” em escolas de Belo Oriente, como a apresentação do espetáculo “Baú de histórias e poemas” e as oficinas com crianças do 4º e 5º anos do ensino fundamental nas Escolas Municipais Antônio Firmino e José Lagares de Lima. Dentro da programação de oficinas, as temáticas abordadas são: “Corpo e Poesia: expressão corporal e criação de performances poéticas”; “Afetos e Memorias: seleção de poemas e histórias; leitura dramática, jogos lúdicos com palavras e escrita criativa”; “Laboratório Criativo: desenho, pintura, arte em papel, dando forma criativa e concreta aos textos”.

Além disso, foi realizada a oficina de capacitação de professores com o objetivo de oportunizar experiências lúdicas, sensíveis e poéticas, enfatizando a importância da experiência estética em interação com os processos de educação no contexto escolar. Sonaly Torres, atriz, pedagoga e coordenadora artística e cultural do projeto, ressalta que as atividades têm como objetivo contribuir para a expansão dos sentidos e da criatividade, estimulando novos significados na relação com o mundo, com a leitura e com a escrita. “Buscamos oportunizar a criação de poesias e histórias, em interação com outras linguagens, como expressão corporal, desenho, pintura, arte em papel”, contou.

As crianças participaram de laboratórios criativosAs crianças participaram de laboratórios criativos

Na mostra cultural desta quarta-feira, além do lançamento de livro “Te pego pela Palavra: histórias e poemas” com poemas criados nas oficinas pelas crianças, haverá uma exposição de “poemóbiles e cartões poéticos”, além de performances poéticas. O ator, professor e filósofo Gilson Magno resume o projeto da seguinte forma: “‘Te pego pela Palavra’ é a ponte entre corações. Promove leituras e escritas, transmitindo sonhos e emoções. Emoções que despertam dos olhos das crianças, livres para imaginar e criar, fazendo do mundo uma grande ciranda”.


SERVIÇO
Lançamento do livro “Te pego pela Palavra: histórias e poemas”
Data: 13/9 - quarta-feira
Horário: 15h30
Local: Escola Municipal José Lagares de Lima
Rua Francisco Gonçalves de Brito, 19 - Belo Oriente, MG
Aberto à comunidade
Contato: Sonaly Torres (31) 98894-0005
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário