08 de setembro, de 2023 | 14:44
Hospital de Timóteo amplia realização de cirurgias eletivas e de urgências
Divulgação
Meta da unidade hospitalar é zerar a fila desse tipo de procedimento que esteve suspenso durante a pandemia

Um dos grandes gargalos verificados na rede pública de saúde em todo o país são as filas de pacientes em busca de cirurgias eletivas. Desde 2020, com a chegada da pandemia de covid-19, a demanda por cirurgias eletivas aumentou consideravelmente em todo o país, principalmente devido à paralisação temporária dessas intervenções.
No Hospital e Maternidade de Timóteo (HMT), unidade com cobertura prioritária SUS, o número de procedimentos eletivos no centro cirúrgico aumentou nos últimos meses, alcançando a marca de 443 cirurgias, sendo 320 cirurgias de urgência e 123 eletivas como procedimentos pediátricos, ortopédicos, gerais e de Proctologia. As informações foram divulgadas pela assessoria de comunicação da unidade de saúde.
Conforme destaca a coordenadora de Bloco Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização do HMT, Iolanda Ferreira, por enquanto não existem mais crianças na fila para cirurgia-geral pediátrica.
De acordo com o diretor Belmiro Costa, o hospital vem registrando uma movimentação muito importante com a retomada e ampliação das cirurgias eletivas. Com a intensificação desse tipo de procedimento, o HMT resolve uma demanda que já vinha sendo pleiteada pela Prefeitura de Timóteo e pela própria população”.
São dezenas de cirurgias em várias especialidades médicas que vêm sendo feitas para resolver uma demanda que estava represada. Ele aproveita para pedir compreensão à população haja vista que a meta é zerar a fila para cirurgias eletivas. Essa iniciativa faz parte das ações humanizadas e inclusivas que o HMT vem adotando em benefício da população”, citou.
O senhor Anísio Aparecido Drumond Araújo, morador do bairro São José, em Timóteo, por exemplo, estava bastante satisfeito com a operação cirúrgica que realizou. Ele precisou se submeter a uma cirurgia de hérnia e por meio do atendimento recebido de médicos e enfermeiras ele explica que ficou mais tranquilo e seguro. Gostaria de parabenizar aos profissionais do hospital de Timóteo pela atenção. A cirurgia foi um sucesso e só tenho que agradecer o suporte que recebi”, destacou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Tinho Mortadela
09 de setembro, 2023 | 00:22Isso não é mais que obrigação do poder público. Como se fosse um favor.”