06 de setembro, de 2023 | 07:00
Bancos, supermercados e comércio: saiba o que abre e o que não abre no feriado de 7 de Setembro
Tiago Araújo
As agências bancárias não abrem para atendimento presencial ao público no feriado da Independência do Brasil
Stéphanie Lisboa - Repórter Diário do Aço 
O feriado da Independência do Brasil já é na próxima quinta-feira (7). Por causa da comemoração, o funcionamento de alguns serviços é alterado, mas na sexta-feira (8), os estabelecimentos retomam o atendimento normalmente.
Quem planeja resolver alguma pendência pessoalmente no banco deve se planejar, pois as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público nesta quinta-feira. A decisão segue a Resolução nº 4.880, de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias feriados de âmbito nacional”, justificou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). No dia seguinte, sexta-feira, as agências abrem no horário habitual para atendimento ao público.
Igor Silva
Em Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano, os supermercados e estabelecimentos do gênero alimentício vão funcionar no feriado
Supermercados
O Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços do Vale do Aço (Sindcomércio) informou que supermercados e empresas do gênero alimentício vão abrir as portas no feriado de 7 de setembro nas três principais cidades. Supermercados, açougues, casas de carne, mercearias, varejões, peixarias, sacolões e hortifrútis poderão abrir as portas”, pontuou.
Em Ipatinga, as empresas estão autorizadas a funcionar das 8h às 18h, já em Coronel Fabriciano e Timóteo o expediente será das 8h às 14h. Ainda de acordo com o Sindcomércio, também funcionarão as atividades essenciais à população, como: farmácias, postos de combustíveis e padarias. O comércio de rua estará de portas fechadas no feriado, mas retomará suas atividades na sexta-feira.
Shopping
No Shopping Vale do Aço, o supermercado Coelho Diniz e a farmácia Indiana abrirão neste feriado das 9h às 21h. A Praça de Alimentação vai funcionar das 11h às 22h e o cinema vai operar normalmente. Em relação às lojas e quiosques, a abertura é facultativa. Podem funcionar, das 12h às 18h, com os empresários na linha de frente e sem usar a mão de obra dos empregados”, esclareceu o Sindcomércio.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]