EXPO USIPA 2025 - 728X90

05 de setembro, de 2023 | 18:00

“Lavra” na paisagem mineira

Filme sobre o impacto da mineração tem sessão gratuita no Parque Ipanema

Cenas de ''Lavra'', de Lucas Bambozzi
A personagem ficcional interage com situações reais impactadas A personagem ficcional interage com situações reais impactadas

Nesta quarta-feira (6), a partir das 19h, no galpão do Parque Ipanema, em Ipatinga, a Mostra de Cinema Ambiental do Vale do Rio Doce - Cinevale apresenta o documentário de longa-metragem “Lavra”, do cineasta, artista visual e pesquisador de novas mídias Lucas Bambozzi.

O filme é protagonizado por uma personagem ficcional da roteirista Christiane Tassis, que é natural de Governador Valadares, que interage com personagens e situações reais ao abordar os impactos da mineração na paisagem mineira. A contaminação do rio Doce pelo rompimento da barragem do Fundão, em Mariana, em novembro de 2015, que varreu povoados do mapa e matou 19 pessoas, e o desastre causado pela barragem que rompeu em Brumadinho, em janeiro de 2019, que matou quase 300 pessoas, são o fio condutor do documentário.

O filme segue o caminho da lama tóxica resultante da tragédiaO filme segue o caminho da lama tóxica resultante da tragédia
Em uma espécie de road movie, a geógrafa Camila segue o caminho da lama tóxica resultante das tragédias. Ela se depara com paisagens, comunidades e pessoas devastadas pelos rompimentos e se sente, pela primeira vez, atingida e motivada a se envolver com movimentos de resistência. Governador Valadares, Baguari, território indígena Krenak, Ouro Preto, Itabira, Paracatu de Baixo, Bento Rodrigues, Serro e Conceição do Mato Dentro são algumas das cidades retratadas no filme.

“Lavra” estreou em 2021 no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA). Ao longo de sua trajetória em festivais, recebeu os prêmios de Melhor Som e Melhor Fotografia no Festival de Brasília de 2021, e o prêmio do público de Melhor Longa-Metragem na 11ª Mostra Ecofalante, em 2022.

Curtas
A sessão de cinema no Parque Ipanema desta quarta-feira será aberta com a exibição de curtas-metragens produzidos por alunos da “Oficina de Cinema, Meio Ambiente e Mídia Móvel”, durante o curso ministrado pelo cineasta Gustavo Jardim em quatro escolas públicas de Ipatinga que foram contempladas pelo projeto. A iniciativa conta com o apoio da Fundação Renova, por meio do Edital Doce, e da Prefeitura de Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário