05 de setembro, de 2023 | 08:55

SAMU de Ipatinga passa a integrar sistema do Consurge

Tiago Araújo/Arquivo DA
Todo o serviço, medicamentos e mão de obra passam a ser do ConsórcioTodo o serviço, medicamentos e mão de obra passam a ser do Consórcio

O Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas Gerais (Consurge) assumiu às 6h desta segunda-feira (4) a gestão do SAMU de Ipatinga. Com a mudança, o serviço de atendimento móvel passa a ser regionalizado, ligado e submetido diretamente à central em Governador Valadares. Também há informações sobre mudanças no quadro de servidores. Todos os profissionais do serviço que existia desde 2004 foram remanejados para setores da Prefeitura de Ipatinga.

Em novembro de 2022, foi aprovado na Câmara de Vereadores de Ipatinga o Projeto de Lei n 248/22, oficializando o protocolo de intenções para o município integrar o Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgência e Emergência do Leste de Minas Gerais (Consurge). O organismo é responsável pela gestão e operacionalização do SAMU na região Leste e no Vale do Aço, conforme convênio firmado com a Secretaria de Estado de Minas Gerais (SES-MG). Com a aprovação, Ipatinga negociou a regionalização do serviço.

O diretor executivo do Consurge, Wagner Borges de Almeida, explica que toda a gestão do SAMU de Ipatinga passa a ser do Consurge, porém o município tem algumas atribuições, como adequação e manutenção, mas todo o serviço, medicamentos e mão de obra passam a ser do Consórcio.

“O serviço continuará sendo de 24h com central de regulação funcionando em Governador Valadares. Então toda ligação para 192 cairá na Central de Regulação que cuidará da orientação ao paciente e encaminhamento”, explica.

Investimentos
Wagner Borges também esclareceu que o Consurge é um consórcio tripartite com investimentos do Município, Estado e União. “Atualmente o governo de Minas banca a maior parte e todo e investimento tem que ser pactuado junto ao Estado”, disse.

Sobre ampliações em melhorias do sistema de Ipatinga, o diretor alega ainda não poder informar, já que a nova gestão foi iniciada na manhã desta terça-feira.

Profissionais
Uma fonte informou ao Diário do Aço que todos os servidores do antigo SAMU foram remanejados para outros setores da Prefeitura de Ipatinga. O diretor do Consurge informou que foi realizado um processo seletivo, para o processo de transição e se algum funcionário antigo realizou e teve aprovação no processo, irá trabalhar no SAMU, como já vinha fazendo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Dulcilea Terezinha de Almeida Oliveira

03 de outubro, 2024 | 20:42

“Nós, deveríamos ter acesso a lista de vereadores que aprovaram tal coisa, que tem prejudicado a muitas pessoas necessitadas do serviço”

Eliane Lima Gonçalves Ferreira

09 de setembro, 2023 | 20:58

“Até o Hemominas fica centralizado em Governador Valadares. Daí quando precisa de sangue tem que recorrer lá. Por quê descentralizar o SAMU de Ipatinga MG. Agora tudo que precisar vão falar não depende de nós.Gostaria de uma explicação.”

Anonimo

09 de setembro, 2023 | 13:23

“Estão todos de Parabéns. O que. A ted já era difícil agora esta impossível. Quem solicita i serviço que lute e se vire.estou dizendo isso por experiência própria.”

My Egg

07 de setembro, 2023 | 00:47

“Sumu de Ipatinga a serviço dos municípios menores trazendo mais pacientes para superlota os serviços de saúde já são precários.”

Weverton

05 de setembro, 2023 | 23:30

“Agora só falta fechar a UPA e o PS, e contratar serviços hospitalar de Valadares, aí disponibiliza ônibus e ambulância para levar o povo de ipatinga para gv, pq para mim o prefeito apequenou a cidade de ipatinga, que por sinal é mil vezes mais desenvolvida que gv, ipatinga precisa de políticos que pensam como políticos de grandes cidades, pq os daqui não tem visão da cidade que governam”

Elton Miranda Tavares

05 de setembro, 2023 | 23:12

“Os políticos de Ipatinga mostrando que não prestam e
não têm compromisso com a cidade. O comentário desse Mrsldp é ridículo! Um imbecil!”

Marcio

05 de setembro, 2023 | 22:07

“Acho que tem, que ver o atendimento talvez seja melhor se não for Ipatinga tem políticos que pode reverter está lei, acredito que vai se bom Governador Valadares e uma grande cidade.
Não vamos julgar antes de conhecer o serviço,pra mim estes comentários são vaidade.”

Mrsldp

05 de setembro, 2023 | 21:07

“Samu em Ipatinga 18 anos de existência e atendendo somente nesse município, que não está isolado na região. Não integrou. Consórcio Consurge criado há 9 anos e atualmente abrange 51 municípios da mesma região. Muito mais integrador e descentralizado. Parabéns.”

Alexanderm Silva

05 de setembro, 2023 | 19:24

“Mais uma do aprendiz de Bolsonaro!menosprezando aqueles q sempre deram raça a esse serviço!”

Juliane Silva Leite

05 de setembro, 2023 | 17:21

“Espero que o serviço continue com a excelência que já tinha! E que a população de Ipatinga não sinta a diferença no atendimento! Claro que a gente tem certeza que não será assim, já que nossa cidade irá suprir as necessidades de outros municípios, mas é o que esperamos! E, respondendo o rapaz que disse que mora em uma cidade atendida pelo consórcio, o que tenho a te dizer é que quando vc não tem nada, vc fica feliz com o pouco que vc recebe! Ipatinga tinha tudo! ?”

Heverton Rocha

05 de setembro, 2023 | 17:20

“Vcs sabem o que a palavra integração?

Evoluam. A região toda depende uma da outra. Em outras áreas tbm tende haver essa integração.”

Aliny

05 de setembro, 2023 | 17:16

“Eles não aceitaram nenhum funcionário antigo , o ex secreta de saúde e o prefeito mentiram falaram que iam aproveitar os funcionários e foram todos transferidos , e os condutores contratados foram pra rua , usaram um dia de jogo pra fazer aprovação, tudo na correria sem conhecimento da população , entregaram o samu de mão beijada pra Valadares e Ipatinga que vai sofrer as consequências.”

Marlene Maria Vidal Leite

05 de setembro, 2023 | 15:42

“Tá aí os nossos representantes prefeito e vereadores.Será q alguém tentou impedir q essa manobra? Levante a mão ?”

Laecio Teixeira de Souza

05 de setembro, 2023 | 15:19

“? impressionante como as coisas acontecem, a Região do Vale do Aço é tem uma extensão bem significativa. Tanto em população quanto em cidades.
Porque tem que ser em Gov. Valadares o atendimento ?”

Paulo Cesar da Silva

05 de setembro, 2023 | 14:28

“SAMU de Ipatinga pioneirismo no leste de Minas, e, se não estou enganado, a segunda cidade do interior onde o serviço chegou, a cidade tem a maior economia da região e umas das principais do estado; a região metropolitano do Vale do Aço e seu colar concentra aproximadamente 500 mil habitantes...sem mais... ...incompetência política porém, nessa região, é mato...”

Marcelo

05 de setembro, 2023 | 13:06

“Se a qualidade dos serviços prestados à população cair, voto anulado vale mais que qualquer político de Ipatinga.”

Roberto

05 de setembro, 2023 | 13:01

“? uma piada isso, cadê os deputados do vale do aço? O q os vereadores, prefeito estão fazendo contra ? Tão mostrando pra população de Ipatinga q são incompetentes pra gerenciar, por isso Gv tá tomando de Ipatinga o controle, então temos que pedir favor agora pra GV ?”

Mrsldp

05 de setembro, 2023 | 12:31

“Eu como morador de uma das cidades atendidas pelo consórcio gerido em GV, e já cheguei a utilizar os serviços, posso dizer que funciona muito bem. Pessoal de Ipatinga tá revoltado aí que Vale do Aço não tem nada a ver com GV mas não é bem assim não. GV é a maior cidade do leste de Minas e tem serviços antigos como PF que só recentemente vieram pro Vale do Aço. Também a TV Leste e agora o Coelho Diniz dominante no VA. Quando fecha o aeroporto de Santana do Paraíso, vai todo mundo pra GV. Antes todos tinham que ir até GV pra resolver passaportes, Se não fosse GV aqui na região leste que estamos tem que ser em BH mais longe ainda. E parabéns pela iniciativa de querer integrar toda a região Leste com esse consórcio ao invés de ficarmos ouvindo das cidades próximas que só eles tinham SAMU.”

Guima

05 de setembro, 2023 | 11:29

“O que o Vale do aço tem com Governador Valadares ?. Estes Vereadores de Ipatinga assim com políticos são inúteis . Uma vergonha da cidade aceitar isto. O Samu de Ipatinga tem uns 15 anos agora sendo subjugada a Governador Valadares . Tomem vergonha Políticos da cidade.”

Fico Pasmado

05 de setembro, 2023 | 10:24

“Ipatinga perdendo para Valadares, vai perder pra mais quem???”

Envie seu Comentário