02 de setembro, de 2023 | 14:00
No 9º ano do Movimento Setembro Amarelo, CVV convida a acolher para cuidar
Divulgação
Movimento tem como objetivo a conscientização sobre o tema ''suicídio e sua prevenção'' e entidade enxerga mudança importante nesses anos

Cuidar de si próprio e das pessoas ao nosso redor sempre foi uma eficiente maneira de evitar desconfortos emocionais e amenizar os efeitos de alguns transtornos mentais. Com essa visão, o Centro de Valorização da Vida (CVV) definiu como tema deste ano do movimento Setembro Amarelo Acolher é cuidar”. A informação foi divulgada pela coordenação do CVV em Ipatinga.
Cuidar dos outros é oferecer aquele olhar acolhedor de compreender sem julgar e se colocar à disposição para uma conversa amiga”, comenta Carlos Correia, voluntário do CVV.
Setembro Amarelo é o mês de prevenção do suicídio desde 2015, tendo o CVV como um dos seus principais mobilizadores. O movimento não é do CVV, apesar de sermos uma das primeiras organizações do país a fazer essa mobilização e, antes mesmo desse movimento, somos uma das primeiras entidades a tentar trazer luz ao debate sobre prevenção do suicídio no Brasil”, complementa Carlos.
Neste ano, o CVV vai priorizar as iniciativas direcionadas à conscientização da importância de se ouvir de forma acolhedora, ou seja, acolher para cuidar. Isso se dará por meio de palestras, rodas de conversa, participação em debates e entrevistas.
Segundo Carlos, neste nono ano de Setembro Amarelo, o CVV percebe que a sociedade está bem mais aberta ao assunto suicídio e sua prevenção”, com quedas de alguns tabus e preconceitos. Sociedade civil, setor de saúde, poder público, pessoas físicas e jurídicas estão mais conscientes quanto ao problema e como apoiar na redução dos índices de suicídio que, segundo dados oficiais, mata um brasileiro a cada 45 minutos”, afirma. Essa mudança não deve ser creditada exclusivamente ao movimento, mas o Setembro Amarelo ocupa um lugar importante nesta transição na opinião da entidade.
Apoio
O CVV oferece apoio emocional sigiloso e gratuito 24 horas por dia e sete dias por semana, inclusive aos feriados e fins de semana. O meio mais utilizado é o telefone sem custo de ligação e disponível em todo território nacional, 188, mas há também opções de atendimento por chat e e-mail pelo site www.cvv.org.br
O Posto CVV de Ipatinga, inaugurado em 2021, conta hoje com 18 voluntários e tem muita alegria em acolher todos que buscam nosso apoio”.
Para informações sobre o trabalho, os interessados podem enviar um e-mail para [email protected].
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