31 de agosto, de 2023 | 17:00

Calendário da Libertadores de 2024 será alterado em função da Copa América

A sequência de jogos da Copa Libertadores de 2024 não será a mesma deste ano, devendo transcorrer em datas diferentes em relação a deste ano, cujafinalíssima será no Maracanã dia 4 de novembro. A modificação deve-se à
disputa da Copa América, que será nos Estados Unidos. Na prática, a Conmebol terá de cortar no meio a competição de clubes, que passará a ter uma final mais tarde. Assim, coincidirá com as derradeiras rodadas do Brasileiro.

A Copa América ocorrerá de 20 de junho a 14 julho, período em que não haverá competições de clubes da América do Sul. A Conmebol já fez o calendário de jogos da Libertadores em torno dessa competição.

Três fases
A Libertadores terá suas três fases prévias em fevereiro e março, como ocorreu em 2023. Mas a fase de grupos de 2024 ficará concentrada com seis jogos do início de abril até o final de maio. Ou seja, quase todo meio de
semana terá partida da competição, e da Sul-Americana. Depois da Copa América, haverá um sorteio do mata-mata da Libertadores, no final de julho.

Em agosto, iniciam-se as oitavas de final da competição. Em setembro, serão as quartas de final. Em outubro, ocorrerão as semifinais.A final da Libertadores de 2024 está marcada para 30 de novembro. Na prática, a Conmebol repete o que fez nos anos de 2019 e 2021, quando também houve Copas Américas, ambas no Brasil. Nesses dois anos, a final única da Libertadores ocorreu no final do mês de novembro.

O Flamengo foi campeão da Libertadores em 2019 e ganhou o Brasileiro no dia seguinte. Em 2024, a decisão do torneio continental voltará a coincidir com a definição da Série A. Em 2020, o campeão continental foi o Palmeiras, ao vencer o Santos na decisão, por 1 a 0, no Maracanã. A Argentina se candidatou a sediar a final da "Liberta" do ano que vem.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário