30 de agosto, de 2023 | 14:57

Simulado Enem do Unileste prepara mais de mil estudantes da rede pública de ensino

Divulgação
Primeiro dia de aplicação do simulado Enem foi na Escola Estadual Dona Canuta Rosa Oliveira BarbosaPrimeiro dia de aplicação do simulado Enem foi na Escola Estadual Dona Canuta Rosa Oliveira Barbosa

Teve início nesta semana o Simulado Enem, do Unileste (Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais). Ao todo, nove escolas públicas da região recebem o projeto, aplicado de forma presencial e gratuita, com participação de mais de 1.300 estudantes do 3º ano do ensino médio, informou a instituição de ensino.

Criado em 2017, o projeto tem como objetivo auxiliar os estudantes de escolas públicas a se prepararem para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. Com a aplicação do simulado, a expectativa é aumentar ainda mais a capacidade dos estudantes para obtenção de um bom desempenho nas provas do Enem, que serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro.

De acordo com o reitor do Unileste, Genésio Zeferino, mais do que uma simples avaliação do conhecimento adquirido, a ação visa proporcionar aos estudantes uma experiência completa do processo de realização do Enem. “Ao enfrentar as provas em condições semelhantes às do exame oficial, os participantes têm a oportunidade de se familiarizarem com o ambiente, o formato e tamanho das questões, a gestão do tempo e a pressão emocional. Isso contribui significativamente para diminuir a ansiedade e o nervosismo que muitas vezes acompanham os estudantes durante a realização de exames tão importantes”, pontuou.

Os estudantes participantes terão acesso ao caderno de provas e cartão resposta semelhantes aos aplicados no Enem – em condições similares às do exame oficial –, as correções das provas de múltipla escolha e a redação também utilizam o mesmo sistema de apuração do exame, chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI). Já as escolas, recebem relatórios geral e individual dos seus alunos, o que permite analisar quais conteúdos, metodologias e áreas do conhecimento o estudante, a turma ou mesmo a escola precisa de reforço ou reformulação e, também, os que têm tido bons resultados. Os participantes também têm acesso à plataforma onde poderão conferir gabaritos, resolução das questões e outros exercícios relacionados a cada área, caso queiram se preparar ainda mais.

Oportunidades

No Unileste, os estudantes participantes, além de concorrerem a bolsas de até 100%, dependendo do seu desempenho no simulado, têm a oportunidade de substituir a prova do vestibular utilizando o resultado do simulado, se alcançarem resultados estabelecidos como pré-requisito, além de garantirem descontos nas mensalidades, que variam de acordo com a nota obtida pelo candidato. Saiba mais em unileste.catolica.edu.br.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário