30 de agosto, de 2023 | 22:10

Confirmadas duas mortes por febre maculosa em Ipatinga

Vítimas pescaram na Lagoa Vermelha, em Caratinga e acredita-se que tenham sido picados por carrapatos naquela localidade

A Vigilância Epidemiológica de Ipatinga confirmou nesta terça-feira (29) dois casos de óbito por Febre Maculosa (uma doença transmitida por carrapatos) que estavam em investigação. Os dois casos, um envolvendo um idoso e um jovem, acentuam preocupações das autoridades em relação à prática da pesca na região, sinalizando a necessidade de precauções quanto a situações de exposição a carrapatos.
Reprodução
Carrapatos são portadores da bactéria que causa a doença. Vítimas identificadas podem ter sido contaminadas em pescaria numa lagoa da região.Carrapatos são portadores da bactéria que causa a doença. Vítimas identificadas podem ter sido contaminadas em pescaria numa lagoa da região.


O primeiro caso diz respeito a J. R. S., um homem de 64 anos, residente na antiga rua do Cemitério, no centro de Ipatinga, que morreu no dia 23 de julho de 2023. O segundo caso envolve G. H. S. S, jovem de 29 anos, morador do bairro Bom Jardim, que veio a óbito no dia 27 de julho. Ambos praticavam a pesca e tiveram contato com carrapatos no mesmo período, enquanto se encontravam em uma lagoa.

A confirmação oficial da Febre Maculosa foi resultado de uma investigação minuciosa conduzida pela equipe da Vigilância Epidemiológica de Ipatinga. O exame de biologia molecular detectável foi crucial para determinar que a doença foi a causa dos óbitos.

A Vigilância Epidemiológica de Ipatinga está intensificando seus esforços para fornecer informações atualizadas e garantir a segurança da comunidade. A colaboração da população é fundamental para prevenir futuros casos de Febre Maculosa.

Para obter informações adicionais e orientações sobre como se proteger contra a Febre Maculosa, os interessados devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica de Ipatinga.

Contaminados na Lagoa Vermelha, Caratinga



Embora a Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga não tenha informado, a reportagem do Diário do Aço apurou que os pescadores se contaminaram enquanto estavam na lagoa Vermelha, localizada em Caratinga, à margem da estrada do distrito de Cordeiro de Minas. Essa lagoa fica depois da entrada do Campus Universitário da Lagoa do Piau. Não se trata de um dos braços da Lagoa Silvana, mas sim de uma lagoa de pequena dimensão chamada lagoa Vermelha.

Entenda as formas de contágio da febre maculosa



A Febre Maculosa é uma doença infecciosa, febril aguda e de gravidade variável. Ela pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. É causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.

No Brasil duas espécies de riquétsias estão associadas a quadros clínicos da Febre Maculosa. Os principais vetores são os carrapatos do gênero Amblyomma, tais como o conhecido carrapato estrela. Entretanto, potencialmente, qualquer espécie de carrapato pode albergar a bactéria causadora da Febre Maculosa, como por exemplo, o carrapato do cachorro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tinho Mortadela

31 de agosto, 2023 | 22:32

“As coisas mais insignificantes têm às vezes maior importância e é geralmente por elas que a gente se perde.”

Joanas da Silva Soares

31 de agosto, 2023 | 19:35

“Em cachorro tambem encontra carrapatos.”

Valguinoofc

31 de agosto, 2023 | 15:06

“Pessoal não tem essa de local exato que ocorreu a contaminação!! aliás todas essas áreas de lagoas das proximidades pode ter carrapatos!! então é só evitar essas regiões! como diz o ditado evitar é melhor que remefiar!”

Pescador

31 de agosto, 2023 | 09:35

“Por que não informa o local dessa desgraça de lagoa onde há carrapatos? Segundo o IEF nessa região há mais de 140 lagoas. Em várias delas há capivaras, que disseminam carrapato. Mas em qual ou quais delas há o vetor da doença?”

Stephane

30 de agosto, 2023 | 22:07

“Esses dois casos foram no braço da lagoa Silvana para quem está pedindo a informação.”

Jota

30 de agosto, 2023 | 20:14

“Numa lagoa pertencente a um município vizinho. É no mínimo uma brincadeira de mal gosto de quem emitiu a nota. Não culpo a imprensa pela falta do local da lagoa. A secretaria de saúde de Ipatinga, deve informar a população. Evitar o local é fundamental.”

Beatriz

30 de agosto, 2023 | 19:41

“E nossos filhos expostos a centenas de carrapatos todos os dias no Campo do Vila Celeste porque nenhum prefeito tem coragem de tirar os carroceiros de lá.Estão esperando alguma criança ser contaminada ou até mesmo morrer pra tomar alguma atitude”

Erre

30 de agosto, 2023 | 18:06

“"A colaboração da população é fundamental"... A colaboração dos veículos de imprensa também. Poderiam divulgar o local onde ocorreu o contato.”

Angela - Cf

30 de agosto, 2023 | 15:12

“Deviam informar a área exata onde foram contaminados, uma vez que em nossa região tem várias áreas com lagoas.”

Envie seu Comentário