29 de agosto, de 2023 | 08:00

Escola Educação Criativa realiza a 24ª edição da Jornada Científica

Tiago Araújo
Lucas Costa destacou que a Jornada Científica desperta nos estudantes o desejo e o amor pela pesquisa Lucas Costa destacou que a Jornada Científica desperta nos estudantes o desejo e o amor pela pesquisa

Com projetos elaborados e apresentados por alunos, a Educação Criativa promoveu a XXIV edição da Jornada Científica. Familiares e amigos dos estudantes puderam prestigiar o evento, que foi realizado no sábado (26), dentro da unidade escolar, localizada no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga.

Participaram da Jornada Científica estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II e do 2º ano do Ensino Médio. Ao todo foram 28 projetos apresentados, dos quais, 10 eram Projetos Interdisciplinares e 18 Projetos de Iniciação Científica.

Conforme o professor e diretor Lucas Costa, a Jornada Científica desperta nos estudantes o desejo e o amor pela pesquisa e pelo conhecimento científico e tecnológico. “Por meio desse evento, o aluno começa a ter contato com a pesquisa e a perceber que há muito para descobrir”, afirmou. Destacou, ainda, que os alunos que apresentam trabalho na Jornada Científica têm a oportunidade de submeter esses projetos às feiras nacionais e internacionais. “O que os deixam com mais vontade de realizar pesquisas. E para a nossa Escola, é motivo de orgulho, pois acreditamos que a semente que plantamos lá no início da caminhada escolar do aluno está brotando agora na vida deles e podemos vislumbrar um pesquisador em potencial”, pontuou.

Tiago Araújo
Arthur Soares Corrêa Moura e Eduardo Souza Barrel na Jornada Científica Arthur Soares Corrêa Moura e Eduardo Souza Barrel na Jornada Científica

Para o aluno Tiago Mendes, de 17 anos, do 2º ano do Ensino Médio, que trabalhou no projeto “A popularização do cigarro eletrônico e suas consequências à saúde do usuário”, a Jornada Científica contribui para desenvolver a capacidade dos alunos de falar em público e de realizar uma pesquisa. “Vale destacar que a Educação Criativa incentiva vários outros projetos. Para citar um exemplo, na próxima semana eu estarei viajando para a Base de Foguete em Alcântara, no Maranhão, devido à minha premiação conquistada em 2022: 1º lugar na Olimpíada Nacional de Ciência (ONC)”, disse.

O aluno Luís Gustavo Almeida Alves, de 16 anos, do 2º ano do Ensino Médio, atuou no projeto “Os impactos das casas virtuais de aposta no grupo familiar” e ficou satisfeito com a edição deste ano. “Para mim, a Jornada Científica é muito importante, porque nela a gente debate sobre vários temas relacionados a assuntos atuais. Acho muito essencial na vida de um estudante vivenciar uma atividade tão grandiosa e envolvente como essa”, destacou.

Tiago Araújo
Gabriel Lima Emerique Caldeira trabalhou junto com seu grupo no projeto ''Produção de estearato de cálcio a partir do óleo de soja usado''Gabriel Lima Emerique Caldeira trabalhou junto com seu grupo no projeto ''Produção de estearato de cálcio a partir do óleo de soja usado''

A estudante Bruna Schenato Guimarães, de 16 anos, também do 2º ano, trabalhou no projeto “Confecção e lançamento de foguetes na Educação Criativa” e aprovou a feira. “A Jornada Científica nos auxilia e nos motiva a pesquisar um tema específico que vamos apresentar. Além disso, esse evento abre portas para novas oportunidades, como participar de outras feiras em Universidades Federais de todo país”, afirmou.

O aluno Eduardo Souza Barrel, de 17 anos, do 2º ano, que participou do projeto “Os impactos socioemocionais do uso das redes sociais na Geração Z”, apontou alguns dos benefícios da Jornada Científica, “é muito importante, pois nos oferece uma ampliação de oportunidades para podermos demonstrar habilidades que, às vezes, não é possível na sala de aula, como a capacidade de apresentar um trabalho para pais, colegas de classe e nos submetermos aos critérios de avaliadores externos”, salientou.

Tiago Araújo
Bruna Schenato Guimarães com seu orientador Sérgio TaniguchiBruna Schenato Guimarães com seu orientador Sérgio Taniguchi

Para Gabriel Lima Emerique Caldeira, de 16 anos, do 2º ano, que atuou no projeto “Produção de estearato de cálcio a partir do óleo de soja usado”, por meio da Jornada Científica é possível obter novos conhecimentos. “Acredito que é uma ótima alternativa para conseguirmos aprender coisas novas e expandir a nossa mente, seja no ambiente educativo e também profissional, visando o nosso futuro na graduação, em especializações e no mercado de trabalho”, pontuou.

Tiago Araújo
Luís Gustavo ficou satisfeito com a edição da Jornada Científica deste anoLuís Gustavo ficou satisfeito com a edição da Jornada Científica deste ano


Tiago Araújo
Tiago Mendes afirmou que a Educação Criativa incentiva os alunos a participarem de vários outros projetosTiago Mendes afirmou que a Educação Criativa incentiva os alunos a participarem de vários outros projetos
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Ana Laura

29 de agosto, 2023 | 20:37

“Parabéns escola!!!!!!”

Soter Augusto de Oliveira Netto

29 de agosto, 2023 | 07:46

“Parabéns à diretora e corpo docente da Escola Educação Criativa. É um grande alento sabermos que há escolas no Brasil, voltada para o conhecimento e o crescimento do cidadão.”

Envie seu Comentário