DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

28 de agosto, de 2023 | 17:10

Exigência do CRLV 2023 começa na próxima sexta-feira

Arquivo DA
Um mutirão virtual para regularização do documento está disponível até o dia 31/8Um mutirão virtual para regularização do documento está disponível até o dia 31/8

Os proprietários de veículos devem ficar atentos, pois a exigência do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2023 começa na próxima sexta-feira (1/9) para automóveis com finais de placa 1,2 e 3. Conforme a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), os veículos com finais de placa 4, 5 e 6 devem ser licenciados até o dia 30/9. Já os automotores com finais de placa 7, 8, 9 e 0 têm até o dia 31/10 para renovar o documento.

Para ter acesso ao CRLV 2023, o Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), o seguro obrigatório anterior a 2021, a Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV) e eventuais multas devem estar quitados. O veículo também não pode ter restrições judiciais ou administrativas que impeçam a emissão do documento.
Condutores flagrados sem o documento atualizado após o prazo estabelecido configuram infração gravíssima, com registro de sete pontos na habilitação, remoção do veículo para um pátio credenciado e multa de R$ 293,47, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Mutirão
Até a próxima quinta-feira (31/8), será promovido mutirão on-line para a regularização do CRLV 2023.O atendimento virtual funciona das 8h30 às 16h. O serviço está disponível no site www.transito.mg.gov.br, clicando na opção “Consultar Motivo: Veículo Não Licenciado”.

Como acessar o CRLV
Por meio do site www.transito.mg.gov.br, é possível verificar se existem pendências e também imprimir o CRLV.
Para acessar o documento, basta informar a placa, o número do Certificado de Registro do Veículo (CRV), o Renavam e, por fim, o CPF ou CNPJ. A impressão deve ser de boa qualidade, em papel sulfite branco e no formato A4, com tinta preta, em página única, possibilitando a leitura do QR-Code.

O serviço também está disponível no aplicativo MG App, no portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tinho Mortadela

28 de agosto, 2023 | 20:21

“As pessoas, de uma forma geral, acreditam que o dinheiro do IPVA é utilizado somente para o conserto de ruas e rodovias, mas, na verdade, o estado usa para honrar seus compromissos: pagar salários de servidores e contratos com fornecedores, realizar investimentos, aplicar em Educação, Saúde, Segurança e outras áreas. O IPVA é mais uma importante fonte de sustentação das políticas públicas que pode ser usado, inclusive, na conservação de rodovias estaduais, mas não apenas para esta finalidade.”

Envie seu Comentário