25 de agosto, de 2023 | 16:28
Administração de Ipatinga adquire arma não letal para uso da Guarda Civil
Para reforçar o trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM), em fase de implantação, a Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) de Ipatinga adquiriu 30 Kits de armas não letais para uso diário dos agentes. A informação foi divulgada pela administração pública.
A GCM está sendo preparada para entrar em ação e em breve os guardas municipais estarão nas ruas para garantir maior proteção aos moradores”, destacou o governo.
As pistolas modelo Spark HZ2.0 liberam 40% menos impulsos de energia que o modelo internacional e desligam o impulso elétrico em até 5 segundos, provocando a neutralização imediata do indivíduo agressor a até 10 metros de distância.
A Spark tem fabricação 100% nacional, exclusiva do mercado brasileiro. O dispositivo armazena os dados dos últimos mil disparos, possui mira a laser, lanterna e trava de dupla ação que impede disparo acidental.
Além das pistolas, foram adquiridos cartuchos, coldres, porta-cartuchos, pen drives, carregadores de bateria, maletas e alvos de treinamento.
Indicação
Segundo o comandante da GCM, Sampaio, que é instrutor multiplicador de equipamentos menos letais, "as armas menos letais têm sido uma excelente ferramenta de trabalho, utilizadas pelas forças de segurança do mundo inteiro e constituem formas mais adequadas de conter agressores diminuindo o sofrimento e o índices de letalidade provocado com uso da arma de fogo. Além disso, a Lei Federal 13.060/2014 determina que cada agente de segurança pública no Brasil esteja portando no mínimo três equipamentos menos letais”, afirmou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Bom
05 de setembro, 2023 | 18:09Gcm em certos lugares se acham acima até da polícia federal.
O Brasil tem tomado rumos estranhos, dando ênfase as forças armadas e nenhum valor à educação e seus educadores .”
Hudson
26 de agosto, 2023 | 13:04Espero que a gcm,não atua em truculência achando que é polícia, creio que ainda não foi aprovado TSF,que eles podem fazer papel de policia, mas é um reforço para ipatinga com mais segurança”
Tinho Mortadela
25 de agosto, 2023 | 23:41A primeira qualidade de um comandante é cabeça fria para receber uma impressão correcta das coisas. Não deve deixar-se confundir quer por boas quer por más notícias.”
Sabrina
25 de agosto, 2023 | 19:55A maior arma das pessoas,e saber dialogar,espero a guarda civil nos bairros de periferia.”
Comandante?
25 de agosto, 2023 | 17:34Qual critério de escolha do "comandante"????”
Vou Ficar de Olho
25 de agosto, 2023 | 17:11Na próxima eleição irei me candidatar para o cargo de vereador e esse prefeito que só gasta dinheiro no que não deve estará lascado comigo pois irei fiscalizar UPA Hospital Municipal postos de saúde pq realmente não tem lógica o setor da saúde em Ipatinga então o prefeito que for eleito se eu também for eleito pelo povo vcs vão ver como vou denunciar tudo quanto é coisa errada nessa cidade me aguardem”
Paulo
25 de agosto, 2023 | 16:54Valorizar e investir na educação do município, nada... Investimento em educação é Investimento em saúde e segurança... Talvez algum dia, nossos governantes acordam pra isso.”