
25 de agosto, de 2023 | 14:30
Hospital Dr. José Maria Morais realiza 1ª cirurgia por videolaparoscopia
Divulgação
A videolaparoscopia é uma técnica cirúrgica que permite ao cirurgião realizar procedimentos internos por meio de pequenas incisões na pele

Administrado pelo Executivo municipal de Coronel Fabriciano, o Hospital Dr. José Maria Morais realizou nesta quinta-feira (24) a primeira cirurgia por videolaparoscopia da unidade, divulgou o governo.
A videolaparoscopia é uma técnica cirúrgica que permite ao cirurgião realizar procedimentos internos por meio de pequenas incisões na pele, através das quais são inseridos instrumentos cirúrgicos e uma câmera de vídeo de alta resolução. O novo serviço começou a ser adotado nos procedimentos de colecistectomia, que são as operações da vesícula. Mas, de acordo com o médico coordenador de cirurgias do HJMM, Marcelo Fernandes, o hospital deverá realizar outros procedimentos como: retirada da vesícula biliar e apêndice, refluxo gastroesofágico e hérnias abdominais, laqueadura, entre outras.
Uma das vantagens do procedimento por vídeo, segundo o profissional, é a recuperação do paciente. A cirurgia por videolaparoscopia é mais rápida do que a tradicional, e a vantagem é que o paciente tem menos dores no pós-operatório, menor tempo de internação, cicatrizes menores e retorno mais rápido às atividades cotidianas. Porém, alguns pacientes são contraindicados, como por exemplo, no caso das pessoas com problemas pulmonares crônicos e insuficiência cardíaca”, explicou.
Para o diretor Executivo do Hospital, Ernany de Oliveira, o novo equipamento é um ganho importante para o hospital. Nosso hospital tem avançado muito nos últimos anos e este é mais um dos grandes investimentos que estão sendo feitos no HJMM, que visam dar mais conforto e bem estar para os nossos pacientes”, disse.
A torre de laparoscopia é o conjunto de equipamentos utilizados para visualização (diagnóstico) e tratamento de doenças do aparelho digestivo, através de uma minúscula incisão na parede abdominal. Os equipamentos são compostos por torre de vídeo com tecnologia full HD; ótica com tecnologia 4K; instrumentais de última geração; que podem atender pacientes de baixo peso até obesos extremos. O investimento é de aproximadamente R$ 400 mil, recurso via emenda parlamentar.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]