24 de agosto, de 2023 | 07:00

Alerta de calor no Vale do Aço com temperaturas previstas na casa dos 36 graus

Arquivo DA
Meteorologia aponta para temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do arMeteorologia aponta para temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar
Silvia Miranda – Repórter Diário do Aço
Uma onda de calor intenso atinge a região do Vale do Aço até a próxima sexta-feira (25). O alerta, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), atinge todas as regiões do estado de Minas Gerais e também outras partes do país. De acordo com o aviso, os termômetros devem ficar até 5ºC acima da média histórica desse período.

A intensificação de uma massa de ar seco, desde terça-feira (22), tem mantido o tempo com predomínio de sol, temperaturas elevadas e baixos índices de umidade relativa do ar à tarde, em grande parte do país, informa o Inmet.
O meteorologista Ruibran dos Reis esclarece que uma massa de ar quente atua em todas as regiões de Minas Gerais, o que não é comum no inverno. “Isso porque neste ano estamos sob o efeito do El Niño e também do aquecimento global. E por causa dessa combinação, tivemos o julho mais quente da história desde 1880, quando começaram as coletas de dados”, explica.

Para esses dias de agosto, a tendência é de gradual elevação, com temperaturas acima da média, permanecendo até o próximo sábado (26). “A sexta-feira deve ser o dia mais quente, com máximas de 36 graus e mínima de 21 graus na madrugada, podendo ter uma pancada de chuva na noite de sábado. E no domingo há previsão de chegar uma frente fria, baixando as temperaturas, com máxima de 26 graus”, aponta Ruibran.

Anete Fernandes, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), confirma a possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas para o sábado, aliviando o calor na região. “Mas lembrando que após um tempo muito quente e seco, normalmente ocorre temporal, com chuva forte, rajada de vento e mesmo precipitação de granizo”, alerta.

Frente fria
No domingo (27), com chegada de uma frente fria, o tempo no Vale do Aço deve ser nublado com chuvas isoladas, nebulosidade e temperaturas mais baixas. Com isso a semana seguinte terá temperaturas mais amenas, com máximas de 25 graus e muita nebulosidade.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tinho Mortadela

24 de agosto, 2023 | 11:41

“Hoje, não faltará assunto. Estamos unidos democraticamente por um único sofrimento comum: reclamar do calor.”

Vone

24 de agosto, 2023 | 09:17

“Que tal continuar com o desmatamento, destruindo o meio ambiente, isso dá dinheiro!!! Viva o capitalismo, os gananciosos!!”

Envie seu Comentário