22 de agosto, de 2023 | 07:30

Nova variante da covid-19 evidencia importância de manter vacinação em dia

Divulgação
A macrorregião do Vale do Aço registra 1.941.802 doses aplicadas da vacina contra a covid-19A macrorregião do Vale do Aço registra 1.941.802 doses aplicadas da vacina contra a covid-19

Um caso da variante EG.5 da covid-19, a variante Eris, foi confirmado pela primeira vez no Brasil. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, com 71 anos de idade, em São Paulo, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde. Com esse caso da variante confirmado, a infectologista que atua em Ipatinga, Carmelinda Lobato, ressaltou ao Diário do Aço a importância de manter a vacinação em dia.

O Ministério da Saúde divulgou que a paciente infectada pela variante já está curada, tendo apresentado os primeiros sintomas de febre, tosse, fadiga e dor de cabeça em 30 de julho, sendo que fez a coleta para exame laboratorial em 8 de agosto. A informação é de que a senhora está com o esquema vacinal completo.

Balanço
Conforme dados do site Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), na macrorregião do Vale do Aço são 1.941.802 doses aplicadas da vacina contra a covid-19. Desse total, 678.408 (primeira dose), 632.028 (segunda dose e dose única), 466.306 (primeira dose de reforço) e 142.117 (segunda dose de reforço).

Proteção
Segundo Carmelinda Lobato, a vacina é sempre importante para prevenção da covid-19, não importa qual a variante. “A resposta imunológica induzida pela vacinação oferece produção de anticorpos que vão proteger, sobretudo, das formas graves da covid. Esse é o objetivo maior da imunização, proteger contra doença grave”, afirmou.

Evitar colapso
A infectologista também ressaltou que além da vacina evitar que a doença evolua para caso grave, evita ainda que os hospitais e serviços de saúde entrem em colapso, como ocorreu durante a pandemia. “Portanto é fundamental estarmos com as doses da vacina contra covid-19 em dia”, destacou.

Monitoramento
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que monitora e avalia permanentemente as evidências científicas mais atuais em nível internacional e o cenário epidemiológico da covid-19. “A pasta está atenta às informações sobre novas subvariantes e mantém contato permanente com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o cenário internacional”, ressaltou.

Recomendação
O Ministério da Saúde também salientou que a recomendação da vacinação como principal medida de combate à covid-19 se torna cada vez mais importante, com atualização das doses de reforço para prevenção da doença. “Desde o fim da emergência, decretado pela OMS em maio deste ano, ainda se mantém a recomendação para que os grupos de maior risco de agravamento pela doença continuem a seguir as medidas de prevenção e controle não farmacológicas, incluindo o uso de máscaras em locais fechados, mal ventilados ou aglomerações, além do isolamento de pacientes infectados com o vírus SARS-CoV-2. A recomendação também vale para pessoas com sintomas gripais”, pontuou.

A pasta ainda ressaltou que “está disponível em toda a rede do SUS, gratuitamente, o antiviral nirmatrelvir/ritonavir para ser utilizado no tratamento da infecção pelo vírus logo que os sintomas aparecerem e houver confirmação de teste positivo”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tinho Mortadela

22 de agosto, 2023 | 11:00

“Uma coisa já sabíamos, e a pandemia confirmou, as pessoas que mais falam geralmente são as que menos sabem.”

Guima

22 de agosto, 2023 | 09:11

“Muita gente morrendo precocemente no mundo afora. Principalmente Atletas Tem que ver os dois lados .”

Envie seu Comentário