20 de agosto, de 2023 | 06:00
Dúvida no ataque
Fernando Rocha
Depois de uma intensa e chata pendenga judicial com seus rivais, Flamengo e Fluminense, que administram o Maracanã, o Vasco da Gama conseguiu confirmar o jogo contra o Galo para hoje, às 11h, no Maracanã, que deve ter casa cheia embora a venda dos ingressos tenha começado apenas na quinta-feira à noite.O time do Galo vai tentar a terceira vitória consecutiva e pegar o elevador para se aproximar do G-6, mas são muitas as dúvidas quanto à escalação do técnico Felipão.
Na lateral direita, Saravia cumpriu suspensão e será titular no lugar de Mariano. Lemos continua ao lado de Jemerson formando a dupla de zaga, já que Igor Rabelo está fora por contusão.
A dúvida maior é no ataque onde Pavón, suspenso, não joga. Quem será o seu substituto? A minha preferência é por Patrick, indo Paulinho para a direita, porém, o conservador Felipão, que foi punido pelo STJD e não ficará no banco, tem a opção de entrar com Pedrinho e adiantar Igor Gomes para encostar em Paulinho e Hulk, formando o trio de ataque.
Olhos do dono
A última vez que Ronaldo Fenômeno, o dono da SAF/Cruzeiro, assistiu a um jogo do time em Belo Horizonte foi na derrota para o Fluminense, 2 a 0, pela 5ª rodada do Brasileiro, no dia 10 de maio.
Ontem, ele retornou ao Gigante da Pampulha para ver de perto o confronto contra o Corinthians, na abertura do returno do Brasileirão. Talvez para fazer valer o ditado popular, aqui dos nossos grotões, que diz ser os olhos do dono que engorda a boiada”.
De fato, o time comandado por Pepa, até então, estava sem vencer ou conseguir ao menos marcar um gol como mandante no Mineirão nesta temporada, em cinco jogos sem comemorar vitória, e teve ontem um confronto direto, pois, em caso de derrota, seria ultrapassado pelo time paulista na tabela de classificação.
Se existe algo a ser elogiado este ano é o comportamento da torcida do Cruzeiro, que tem comparecido em grande número aos jogos, mas paciência tem limites.
A China Azul está insatisfeita com os maus resultados, a falta de gols dos atacantes, os vacilos da defesa, além da falta de ousadia do técnico português, Pepa, que não varia o esquema tático, o que torna a equipe previsível para os adversários.
Se, ao final da partida, a vitória tiver acontecido, Ronaldo Fenômeno e os jogadores serão aplaudidos; caso contrário, certamente, vão experimentar um clima hostil de muitas vaias. Afinal de contas, o torcedor-consumidor que é a razão de tudo, como em todo e qualquer negócio, sempre tem razão.
FIM DE PAPO
O Atlético iniciou a fase de transição do time para a casa própria”, na última sexta-feira, quando foi realizado o primeiro treino no gramado da Arena MRV. Até o próximo domingo, dia 27, quando irá fazer o primeiro jogo oficial contra o Santos pelo Brasileiro, os jogadores deverão fazer outras atividades com bola no local. Ao contrário do que muitos pensam, treinos com duração máxima de 60 minutos em nada afetam a qualidade do gramado, desde que não sejam acompanhados de atividades repetitivas específicas, como cruzamentos, escanteios, com grande concentração e pisoteio dos atletas em espaços pequenos como as áreas.
No período de 1998/2004, quando estive à frente da administração do Ipatingão, sempre liberamos o gramado para treinos do Social de Coronel Fabriciano e, sobretudo, do Ipatinga, o maior usuário do estádio, às vésperas de jogos. Poucas vezes tivemos problemas com dirigentes, treinadores e preparadores físicos que, em sua maioria, concordavam e respeitavam as normas estabelecidas para a utilização do gramado que, afinal de contas, existiam para o bem de todos.
Segundo o site alemão Transfermarkt, especialista em avaliar valores de mercado dos jogadores em todo o mundo, o atual elenco do Al-Hilal, time que contratou Neymar, pode valer 232,95 milhões de euros, o que corresponde a R$ 1,26 bilhão pela cotação atual. Para se ter uma idéia do que isto representa, o mesmo site avalia os elencos de Atlético e Cruzeiro, somados, por cerca de 136 milhões de euros ou R$ 736 milhões. Isto significa que os atletas do time árabe valem quase o dobro. Um diplomata ocidental radicado em Riad, sob a condição de anonimato, disse à agência AFP, que esses investimentos realizados são interpretados como parte de uma estratégia do governo saudita para desviar a atenção quanto ao desrespeito aos Direitos Humanos praticados no país.
Depois de fazer boas campanhas no Estadual e, por duas temporadas consecutivas, também na Série A do Brasileirão, o América está agora pendurado na brocha, lanterna com apenas 10 pontos ganhos e, praticamente, rebaixado outra vez à Série B. Ontem à noite, teria outro jogo encardido, desta vez contra o Fluminense, no Maracanã. Segundo o departamento de estatística da UFMG, o América possui 89,5% de chances de voltar à Série B. Na Copa do Brasil, o Coelho até chegou longe, mas também acabou eliminado pelo Corinthians, na disputa por pênaltis, nas quartas. Na Sul-Americana, o Coelho segue vivo e pega o Fortaleza agora, nas quartas de final. Se conseguir tirar o Coelho desta situação, o atual treinador argentino, Fabián Bustos, vai merecer não só um, mas vários bustos em frente ao Independência. (Fecha o pano!)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]