USIMINAS ESTÁGIO 728X90

18 de agosto, de 2023 | 07:25

Com reajuste da Petrobras, etanol custa menos de 70% do valor da gasolina em Ipatinga

Diário do Aço
O motorista precisa ficar atento com os preços dos combustíveis ao abastecer o seu veículo O motorista precisa ficar atento com os preços dos combustíveis ao abastecer o seu veículo

Após o reajuste de preços pela Petrobras, a gasolina ficou mais cara nos postos de combustíveis, assim como o diesel, enquanto o etanol não teve aumento de preço. Com essa alteração, o preço do etanol está menos de 70% do valor da gasolina nos postos de combustíveis em Ipatinga, o que torna o combustível mais competitivo.

O Diário do Aço constatou que a gasolina comum está sendo vendida a R$ 5,75, em média, nos principais postos de combustíveis em Ipatinga. Já o etanol custa, em média, R$ 3,74. Ou seja, esse valor do etanol representa 65% do preço da gasolina comum.

De regra geral, para saber se o etanol é mais viável economicamente do que a gasolina comum, basta dividir o preço do álcool pelo valor da gasolina. Caso o resultado seja inferior a 0,7, ou seja, 70%, o etanol compensaria mais. No entanto, esses cálculos levam em conta uma média de consumo entre os veículos de maneira geral. Para ser mais preciso, o motorista precisa observar o rendimento dos dois combustíveis no seu veículo e descobrir qual o combustível compensa mais de fato.

Ajuda no cálculo
No site www.gov.br/inmetro, o motorista pode encontrar dados dos veículos leves aprovados no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) autorizados a ostentar a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE). Essas informações podem ajudar no cálculo do motorista para saber qual combustível compensa mais. Essa página contém o selo verificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Ajustes
Conforme noticiado pelo Diário do Aço, a Petrobras anunciou na terça-feira (15) o reajuste dos preços da gasolina e do diesel produzidos pelas refinarias de petróleo e entregue diretamente às distribuidoras. Segundo a companhia, foi necessário realizar ajustes de preços para ambos os combustíveis, dentro dos parâmetros da estratégia comercial, visando reequilíbrio com o mercado e com os valores marginais para a Petrobras.

Na avaliação da companhia, a nova política de preços evita repassar aos consumidores a volatilidade conjuntural do mercado internacional e da taxa de câmbio, ao mesmo tempo em que preserva um “ambiente competitivo salutar nos termos da legislação vigente”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Márcio Moreira

18 de agosto, 2023 | 13:05

“Aumento de consumo do etanol é bem provável !!!
Será que vai haver alguma reação no preço do açúcar ??”

Viewer

18 de agosto, 2023 | 08:01

“Tem planejamento e método... para destruir a economia nacional, só não vê quem não quer.”

Envie seu Comentário