16 de agosto, de 2023 | 00:01
Vale do Aço recebe turnê que debate o bullying em escolas
Diretamente do Rio de Janeiro, a Cia. Atores de Mar inicia, nesta quarta-feira (16), a turnê por 54 cidades de Minas Gerais, incluindo o Colar Metropolitano do Vale do Aço. Lançado em 2003, o espetáculo Bullying” será levado a diversas escolas da região com foco em crianças e adolescentes. De forma divertida, a peça pretende mostrar o problema e propor soluções de enfrentamento aos atos de violência física ou psicológica, intencionais ou não, cometidos por um ou mais agressores contra determinada vítima.O espetáculo tem quase 20 anos de existência, mais de 600 mil espectadores, e mostra que é possível, sim, combater o bullying e que não tem como a gente esconder esse tema. O bullying existe em qualquer lugar, seja numa escola pública ou particular, seja no Norte do país, no Sul, no Nordeste, no Centro-Oeste, em qualquer classe social, qualquer gênero, não importa, o bullying acontece”, explica o ator, produtor e diretor Patrick Moraes.
O diretor salienta que levar o espetáculo para dentro das escolas surgiu como estratégia para atingir diretamente a raiz do problema, onde o cidadão se forma, se educa e se orienta. Para alcançar esse objetivo, o teatro torna-se um grande aliado, capaz de demonstrar situações comuns em sala de aula, desenvolvendo a percepção dos alunos quanto a comportamentos que necessitam de reflexão e mudança”, argumenta.
Ao intercalar dança e música no espetáculo, a temática é retratada de forma lúdica. Conforme a produção, a peça é dividida em quatro cenas: a primeira mostra as características e os tipos de bullying praticados etc, e nas demais são propostas soluções para combatê-los com a ajuda dos próprios alunos. Os personagens criam situações para mostrar que, muitas vezes, a gente nem precisa ter um intermediador na história, nós mesmos podemos resolver nossos problemas. Usamos a comédia por achar que isso vai atrair mais as pessoas e, o musical, porque as letras falam muito sobre o que é o espetáculo”, ressalta Moraes.
Algumas cidades também receberão oficinas sobre o tema e voltadas aos educadores, com troca de experiências e relatos sobre situações vivenciadas pelo próprio diretor Mar Junior, que já sofreu e praticou bullying. A oficina é um curso sobre bullying e de como ele conseguiu superar isso. Os professores e alunos vão poder interagir, contar suas histórias e também criar cenas”, adianta a produção.
Cidades atendidas
Nesta turnê, serão realizadas 108 apresentações do espetáculo Bullying” em 54 munícipios de Minas Gerais: Açucena, Alvinópolis, Antônio Dias, Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Belo Oriente, Bom Jesus do Amparo, Bom Jesus do Galho, Braúnas, Bugre, Caeté, Cantagalo, Caratinga, Catas Altas, Coluna, Coroaci, Coronel Fabriciano, Córrego Novo, Dores de Guanhães, Divinolândia de Minas, Ferros, Gonzaga, Governador Valadares, Guanhães, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Itabira, Joanésia, Mariana, Marliéria, Materlândia, Mesquita, Naque, Nova Era, Paulistas, Peçanha, Periquito, Pingo DÁgua, Rio Piracicaba, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, Santana do Paraíso, Santo Antônio do Itambé, São Domingos do Prata, São Gonçalo do Rio Abaixo, São João Evangelista, Sardoá, Sem-Peixe, Senhora do Porto, Virginópolis e Virgolândia. Além disso, serão realizados 10 cursos sobre bullying.
Sobre a Cia. Atores de Mar
Com 21 anos de trajetória, a companhia familiar do Rio de Janeiro foi fundada por Mar Junior (pai) e os irmãos Patrick Moraes e Priscila Moraes. Em setembro de 2002, o grupo estreou com a peça Casaco Encantado”, de Lúcia Benedés, um espetáculo infantil que percorreu alguns teatros do estado fluminense. Desde então, não parou e já percorreu mais de 400 cidades brasileiras, focando sempre em levar teatro, literatura e projetos culturais baseados em temas importantes a serem debatidos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]