15 de agosto, de 2023 | 10:18

Conheça os clubes com maiores patrocínios de casas de apostas

Daniel Ramalho/VASCO
Em menos de dez anos o quadro dos patrocínios dos clubes brasileiros mudou muito com a entrada no mercado brasileiro das casas de apostas. Se antigamente a tendência de muitas agremiações era manter, por conservadorismo ou tradição, suas camisas livres de anúncios, a necessidade de recursos em um ambiente tão competitivo tornou tal postura insustentável e os chamados bookmakers têm aproveitado muito bem o nicho.

As empresas do ramo comemoraram quando a atividade de apostas pela internet foi oficialmente legalizada no final de 2018. Nos últimos meses, o Governo Federal tem trabalhado pela regulamentação, inclusive preparando uma Medida Provisória para estabelecer regras mais transparentes e gerar arrecadação para o Poder Público com os negócios originários de um ramo tão lucrativo.

No Brasil já estão operando com sucesso crescente verdadeiros gigantes internacionais como a própria líder mundial do setor, a britânica Bet365, e a 22bet. Além destas, cerca de 200 casas nacionais e estrangeiras disputam palmo a palmo o mercado brasileiro, considerado um dos mais promissores do planeta por causa do tamanho de nossa população e a paixão pelos esportes, em especial o futebol.

O Corinthians, clube que segundo as pesquisas tem a segunda maior torcida do País, lidera no ranking de agremiações com patrocínios mais altos no futebol brasileiro de casas de apostas. O Timão recebe nada menos que R$ 35 milhões anuais por um patrocínio na omoplata. O Botafogo, atual líder disparado da Série A, tem um acordo Master que lhe garante R$ 27,5 milhões de um bookmaker, nada mal para o clube que chegou muito perto da falência, mas em pouco tempo tornou-se uma das SAFs mais bem-sucedidas do País.

O Cruzeiro, que também se tornou SAF há pouco tempo e é comandado pelo ex-jogador Ronaldo Nazário, recebe R$ 25 milhões pelo patrocínio de outra casa de apostas. Flamengo e São Paulo arrecadam, cada um, R$ 24 milhões em bons acordos com bookmakers. O Internacional tem patrocínio de R$ 23 milhões, o Vasco um no valor de R$ 22,4 milhões e o Fluminense R$ 20 milhões de uma representante do segmento.

As parcerias com casas de apostas não se resumem aos clubes do chamado Centro-Sul do País. Afinal, o Fortaleza do Ceará tem um ótimo acordo que lhe garante R$ 20 milhões e o Bahia R$ 19 milhões. Nada menos que 19 das 20 agremiações que disputam a Série A têm patrocínios de bookmakers em seus materiais esportivos. Curiosamente, apenas o Palmeiras, atual campeão brasileiro, não estampa uma logo de alguma das empresas em seu uniforme.

De uma maneira ou de outra as casas de apostas vieram para ficar e não adianta tentar se opor, mesmo porque os clubes precisam muito de seus milhões para sobreviverem. Também é possível ver muitas placas publicitárias nos estádios de bookmakers e nos intervalos das partidas de futebol é cada vez mais comum o telespectador constatar a quase onipresença das casas de apostas.

Com o avanço na tecnologia de aparelhos móveis os milhões de cliente em todo o mundo estão preferindo fazer suas apostas acessando os sites das empresas em seus smartphones e outros dispositivos. Isto lhes dá mais conforto e tranquilidade de poderem jogar onde e quando preferirem.

As próprias companhias do segmento têm aprimorado seus sistemas de segurança, com criptografia de última geração que coíbem fraudes no sistema. Sempre é bom lembrar que apenas quem tem mais de 18 anos de idade é aceito no rol de clientes. O cadastro para a abertura de contas é feito no próprio site, quando a empresa pede algumas informações básicas e, após a checagem dos dados fornecidos pelos candidatos a clientes, pede que a pessoa indique qual a forma que prefere para seus depósitos e saques de lances bem-sucedidos.

Em todo o mundo estima-se que pelo menos R$ 100 bilhões são movimentados anualmente no setor, mas este montante pode ser muito maior. No Brasil os negócios já passaram de R$ 4 bilhões anuais, mas há potencial para que este valor dobre a curto prazo, depois de estabelecida enfim a regulamentação do segmento. Muito dinheiro disponível para entrar também nas contas dos maiores clubes do País. Então, nada melhor do que assistir ao jogo de seu clube de coração e, quem sabe, ganhar algum dinheiro com algum lance pela internet!
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