12 de agosto, de 2023 | 17:00

Passeio em novo formato pela Estação Pedra Mole

Gustavo Lyra
O lançamento da nova etapa da temporada será nesta segunda-feira (14)O lançamento da nova etapa da temporada será nesta segunda-feira (14)
As visitas do projeto “Pedra Mole Estação das Artes” estão de volta para contar a história da primeira estação ferroviária do Vale do Aço, a centenária Estação Pedra Mole. Em novo formato, o projeto passa a ser realizado no Centro de Memória Usiminas, em um espaço cenográfico adaptado. O lançamento da nova etapa da temporada será nesta segunda-feira (14), com o patrocínio da Usiminas e apoio do Instituto Usiminas, pelo Grupo Teatral Boca de Cena por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Neste mês, as visitas irão ocorrer nos dias 14, 15 e 26, e em setembro, nos dias 5, 6, 18, 22, 23, 25, 27, 28 e 30. O calendário de atividades vai até novembro deste ano e conta também com oficina de educação patrimonial e um concurso de redação. O agendamento para participar das visitas pode ser feito via WhatsApp da Ação Educativa do Instituto Usiminas: (31) 98437-3330.

Divulgação
O projeto tem espaço cenográfico adaptado com imagens e ambientaçãoO projeto tem espaço cenográfico adaptado com imagens e ambientação
Adaptação cenográfica
O acesso às Ruínas da Estação Pedra Mole continua suspenso, para segurança e proteção do público, depois de intercorrências causadas pelas fortes chuvas em Ipatinga. Diante disso, uma adaptação cenográfica com imagens da Estação Pedra Mole, com toda a ambientação do local original, foi criada no Centro de Memória Usiminas para continuar contando a história por meio do espetáculo “Retrato de Trem”, especialmente concebido para o projeto. Os cenários foram pintados pela artista plástica Magda Libânia, assessorada pelos artistas plásticos Waldir Lima e Vitor Anacleto.

A intervenção “Retrato de Trem” narra as vivências de um povo em torno da construção da Estação Ferroviária de Pedra Mole. O encontro dos que chegam de trem com os que já habitavam essa região cuidando da terra, trabalhando nas carvoarias, explorando as matas e vivendo do rio, culminou em amores, negócios, grandes amizades e, sobretudo,
memórias que, depois de quase um século, estavam se apagando como um retrato antigo
que perde suas figuras com o tempo. No elenco Bárbara Pavione, Cláudio Oliver, Daniela Alves, Luis Yuner e Mari Antonacci, com direção artística de Claudinei de Souza e direção geral de Marilda Lyra.

Educação patrimonial
Nos dias 23 e 30 de setembro, as visitas vão contar com o workshop “Encontro com a Memória”, ministrado pela especialista em Gestão do Patrimônio e produtora cultural Leila Cunha. Voltado a educadores e demais interessados em conhecer e multiplicar a história do patrimônio cultural de Ipatinga, a proposta da oficina é inspirar outras práticas pedagógicas que possibilitem a valorização e a conscientização sobre a importância de nossas raízes para a preservação histórica e para o fortalecimento das nossas identidades. Inscrições gratuitas pelo WhatsApp da Ação Educativa do Instituto Usiminas: (31) 98437-3330
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário