DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

12 de agosto, de 2023 | 08:00

Clássico de Maria Clara Machado encenado por crianças do Planalto

Considerado, pela crítica especializada, o “Hamlet” do teatro infantil brasileiro, o personagem Pluft chega aos palcos do Teatro Zélia Olguin, no bairro Cariru, em Ipatinga, em produção realizada pelo ator e diretor Marrione Warley com a participação em cena de 12 crianças do bairro Planalto. A história de “Pluft - o Fantasminha”, de Maria Clara Machado, povoa o imaginário do público em diversas montagens teatrais e no cinema nacional.

Divulgação
Marrione Warley e alunos fazem nova montagem de ''Pluft - o Fantasminha'' Marrione Warley e alunos fazem nova montagem de ''Pluft - o Fantasminha''

Dessa vez, esse clássico da dramaturgia infantil brasileira estará em cartaz, neste sábado (12) e domingo (13), às 20h, com entrada franca. Na montagem inédita no Vale do Aço, o processo de construção e investigação do espetáculo foi realizado durante oficina de teatro ministrada aos alunos e realizada na praça do bairro Planalto, criando uma relação direta com a comunidade local.

O elenco é formado por 12 crianças que, desde 2022, participam do projeto “Oficina de Prática a Iniciação Teatral: Laboratório de Atividades de Expressão”, idealizado e realizado pelo artista Marrione Warley. A oficina atende o público de 10 a 16 anos que, na maioria, vivencia a primeira experiência com a pratica teatral.

A escolha pelo texto de Maria Clara Machado para montagem, segundo o diretor, deu-se por ser um dos maiores clássicos do teatro brasileiro. Marrione percebe pontos em comum entre o seu método de trabalho e o de Maria Clara Machado, que é fundadora de umas das maiores escolas de teatro do país, O Tablado, que há mais de 70 anos mantém seu espirito amador e revela grandes talentos para as artes cênicas.

A pré-estreia do trabalho ocorreu no dia 19 de julho, em apresentação realizada na praça do bairro Planalto para os pais e responsáveis dos alunos e para a comunidade em geral. A estreia no palco será a primeira experiência de alguns alunos, assim como, para muitas pessoas do bairro, a própria ida ao teatro será inédita. Os moradores interessados em assistir a estreia terão disponíveis dois ônibus, de forma gratuita.

O projeto
A iniciativa surgiu, oficialmente, em 2021, por meio da Lei Aldir Blanc, e previa três dias de oficina gratuita de teatro. Após o cumprimento do objeto junto à Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, em diálogo com os alunos e os seus responsáveis, Marrione optou por dar continuidade às oficinas e manteve os trabalhos com recursos próprios. Aliás, a montagem do espetáculo também está sendo realizada com recursos próprios do artista, contando com o apoio local da Batucada Samba Show e da Padaria Eldorado.

Além disso, Marrione firmou parcerias com vários profissionais que contribuem na produção: Thiago Maciel assina o playback; Matí Lima, a criação de luz; Gustavo Nascimento, a fotografia artística; Ulisses Marciano, o designer gráfico e Jucielem Fonseca, a assistência de produção e a confecção de adereços. O elenco do elenco da peça é formado pelos alunos: Francis Ferran, João Emanuel, Júlio Cesar, Cauã Vitor Magalhães, Luis Gustavo Vieira, Maryana karolyna, Péricles Pereira, Rian Henrique Vieira, Samuel Felipe Santos, Alexsandro Borges, Alan Borges e Yanara Júlia.

SERVIÇO
Pluft - o Fantasminha | Oficinal de teatro do bairro Planalto
Sábado (12) e domingo (13), às 20h
Teatro Zélia Olguin - avenida Itália, 285, Cariru, Ipatinga
Entrada gratuita
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário