
08 de agosto, de 2023 | 19:00
Usiminas anuncia suspensão temporária da produção na bateria 5 da Coqueria 3
Alex Ferreira/Arquivo DA
A empresa informou que a bateria 5 da Coqueria 3 operava com apenas 25% da sua capacidade e a empresa definiu suspender temporariamente a produção por uma prevenção ambiental

A Usiminas interrompeu nesta terça-feira (8), as obras para reparo paliativo da Bateria 5 da Coqueria 3, na planta industrial em Ipatinga. A estrutura conta com duas baterias, sendo que a segunda bateria, número 6, já estava com a produção paralisada desde fevereiro 2023. A empresa iniciou o serviço de recuperação das coquerias em abril de 2022 com uma produção controlada de coque para analisar o desempenho da estrutura.
Conforme a companhia, a bateria 5 vinha operando com apenas 25% da sua capacidade e a empresa definiu suspender temporariamente a produção por uma prevenção ambiental. Desenvolvemos durante 16 meses diversas técnicas no processo de reparações parciais da Coqueria. Fizemos uma análise crítica e o aumento do número de fornos na bateria 5 poderia afetar no desempenho ambiental da Usina de Ipatinga. De forma preventiva, suspendemos a operação da Coqueria 3. Nossa prioridade absoluta é o cumprimento rigoroso dos parâmetros exigidos pelas normas e legislação ambientais. Por isso, foi definido o abafamento a quente”, explicou o Vice-Presidente Industrial, Américo Neto.
O processo de abafamento a quente da bateria 5 da Coqueria 3 está planejado e será acompanhado pela equipe de segurança, meio ambiente, operação e manutenção. O procedimento não gera risco para a comunidade mas poderá gerar emissões visíveis e ruídos pontuais. A produção de Coque, material que é usado nos altos-fornos no processo de produção do aço, continuará na Coqueria 2, com complemento de material adquirido no mercado.
A empresa está analisando as alternativas para garantir a sua produção de coque próprio no longo prazo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Colheu o Fruto Podre da Semente Ruim Que Plantou
08 de abril, 2024 | 23:11Trabalhei na 3 coquerias da usiminas de ipatinga. Pqp, sofremos naquela coqueria 3, de projeto chinês, muito oooo ruim, foi construída as pressas e com material de péssima qualidade. Incrível, a coqueria 1 recebeu o recorde de coqueria convencional que mais tempo ficou em operação no mundo. 50 anos, e teve seu operador, vê-lo genivaldo trabalhando lá desde o início da operação até o último desenfornamento em 2012. Tecnologia japonesa. É impressionante, mas já em 2012/2013 apenas 3 anos de operação da coqueria 3, já tinha fornos engaiolados, e trincas nos refratário das câmaras de combustão, sabe a fumaça preta que sai na chaminé então, é proveniente do carvão recém enfornado. Eu e os amigos que sabe o tanto que sofremos nessa coqueria 3, era dita na época que seria a coqueria que se operava de forma automática, sem os serviços braçais dos operadores de apoio. Balela, foi o pior investimento da história da usiminas. 750 milhões de dólares entregado pro chineses. Espero que a usiminas tenha ao menos realocados os companheiros que operavam aquele monstrengo, é o mínimo que a companhia tem quer ter feito. Só Deus, sabe o tanto de pasada que a gnt dava naquele lado CS das baterias 5 e 6, com aquela locomotiva horrorosa de pegar forno parada kkkkkk.. enfim torço pelo sucesso da usiminas, foi dali que minha família tirou todo o sustento de gerações. Reinaldo Campos Soares deve se remoer no seu descanso eterno, vendo oq estão a fazer com essa gigante brasileira. Que venha novos ventos pra usiminas. Abraços aos companheiros da coqueria que lá ainda estão. Aqui quem fala é o velho pavaozinho hahaha, q deu muita chaulada aí nessas 6 baterias.”
Biruleibe
09 de agosto, 2023 | 17:59Dizem que vão abafar pra não "ultrapassar os limites ambientais", mas na verdade as condições da planta estão tão tristes e precárias que não suportariam uma reforma sem dar prejuízo futuramente. Usiminas é uma ótima organização, mas com um péssimo corpo de gestão. Vamos torcer para que volte a ser a Usiminas de 15/20 atrás e volte a ser o sonho de consumo dos trabalhadores.”
Beto
09 de agosto, 2023 | 11:19A Usiminas colheu o que plantou. Teve orçamento de vários fornecedores de Coqueria de qualidade e comprou a mais barata de péssima qualidade da China. Fez tudo ao contrário do que ensinou pra gente: Qualidade.
"COLHEU O QUE PLANTOU "”
Rogério
09 de agosto, 2023 | 05:43Uma tristeza para mim que participei do startup em 2010, agora ver sua produção parar, mas fico na esperança de ver sua reforma completa ser iniciada garantindo o processo continuo e gerando muitos empregos para nossa região como sempre fez, acredito no bem maior para todos, empresa e população de Ipatinga e imigrantes.”
Tinho Mortadela
09 de agosto, 2023 | 05:35A USIMINAS já foi bananeira que deu cacho. Desde de 2009 quando um tal de Castello Branco arruinou a empresa, a USIMINAS tentar se reerguer. O resultado tá aí. Se o Brasil fosse um país sério esse Senhor deveria estar no banco dos réus, pagando pelo estrago que fez na empresa e na região do Vale do Aço. Até especulação imobiliária esse Senhor fez em Pingo D'água.”
Trampolino
08 de agosto, 2023 | 19:05Isso que acontece quando não se investe em uma manutenção preventiva de qualidade,as empresas visam apenas os lucros e um dia tudo se acaba.vai ter quer derrubar no chão e construir outra agora,aquilo já era.”
Piao X9
08 de agosto, 2023 | 14:13Parabens para o vp que conseguiu fechar as areas primarias de cubatao e agora esta fechando as coquerias de ipatinga tambem...”