07 de agosto, de 2023 | 17:14

Empreendedoras ganham prêmio por projeto contra etarismo e desigualdade de gênero no trabalho

Iniciativa acaba de ser premiada pela Escola de Mentores, programa de mentorias que impulsiona negócios em estágio inicial

Três empreendedoras das cidades de Manaus, no Amazonas, e Ipatinga acabam de ser premiadas pela criação do projeto Mulheres 50+, que tem como objetivo desenvolver uma plataforma que sirva como uma rede de apoio para empreendedoras. A ideia é reunir dados, estimular o compartilhamento de informações e servir como fonte de inspiração para mulheres que desejam empreender. A iniciativa participou de um Hackathon, uma competição na qual os participantes desenvolvem e defendem uma proposta de negócio que mistura tecnologia e impacto social.
Arquivo Pessoal
De Ipatinga, em Minas Gerais, Patrícia Barbosa participou a distância do desenvolvimento do projeto De Ipatinga, em Minas Gerais, Patrícia Barbosa participou a distância do desenvolvimento do projeto

A empreendedora mineira, Patrícia Barbosa, se uniu às amazonenses Maria da Conceição de Almeida e Maria Leônia Alves para desenvolver a proposta. “No nosso processo de pesquisa, nós encontramos diversos fatores que atingem mulheres que passam dos 50 anos de idade, como a queda nas oportunidades de trabalho, a disparidade salarial em relação a homens da mesma idade, as preocupações com a saúde e as dúvidas comuns àquelas que sonham em empreender”, revela empreendedora Patrícia que mora em Ipatinga.

O projeto Escola de Mentores foi desenvolvido ao longo do primeiro semestre de 2023 por uma empresa que desenvolve projetos de impacto socioambiental ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas - ONU.

Além das mentorias, o projeto também realizou oficinas em escolas públicas, colocando os jovens em contato com conceitos teóricos e práticos sobre Inovação e Metodologias Ágeis, além de ensiná-los a mexer em ferramentas como Trello e Miro, que poderão ser um diferencial para sua entrada no mercado de trabalho.

Na etapa de mentorias, o objetivo foi reunir potenciais empreendedores que precisassem validar suas ideias de negócios, passando por treinamentos com especialistas em diversas áreas. “Nos encontros que ocorreram de forma online, os especialistas apresentaram conceitos técnicos e teóricos, e propuseram atividades para estimular a resolução de problemas e a estruturação de negócios mais sustentáveis”, revela Igor Furniel.
Divulgação
Maria da Conceição e Maria Leônia, em ManausMaria da Conceição e Maria Leônia, em Manaus

“O mais importante foi ganhar a oportunidade de interagir e compartilhar conhecimento com pessoas que também estão empreendendo e em áreas tão diferentes, tanto de negócio, quanto geograficamente. Eu conheci mulheres incríveis e acho que propor o uso da tecnologia para propor uma rede de apoio para Mulheres 50+ é, sem dúvida, uma ideia que precisa seguir adiante, sendo validada por investidores e empresas que apoiam essa causa”, concluir Patrícia.

Cada vencedora ganhou um Frigobar Brastemp Retrô 76L, fornecido pela Whirlpool, patrocinadora do projeto.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário