04 de agosto, de 2023 | 14:45

Minas Gerais se mantém em segundo lugar e concentra 9,8% da atividade comercial no Brasil

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Minas Gerais foi, no Sudeste, o estado com maior crescimento em 10 anosMinas Gerais foi, no Sudeste, o estado com maior crescimento em 10 anos

Minas Gerais se manteve como a segunda UF mais importante, com 9,8% do total do Comércio no Brasil. A atividade comercial na Região Sudeste, em 2021, mostrou uma concentração significativa em São Paulo, que representou 60,0% do total na Região. Em seguida, vem Minas Gerais (20,3%), Rio de Janeiro (13,0%) e Espírito Santo (6,7%). Ao se comparar com 2012, observa-se uma redução na participação do Rio de Janeiro de 2,8 p.p. e de São Paulo de 1,4 p.p. em contraste com o aumento da participação de Minas Gerais (+3,3 p.p.) e do Espírito Santo (+0,9 p.p).

A PAC 2021 revelou que a atividade comercial obteve R$ 5,5 trilhões de receita operacional líquida e R$ 893,5 bilhões de valor adicionado bruto. O setor comercial ocupou cerca de 10,1 milhões de pessoas, que pagaram R$ 277,2 bilhões em salários, retiradas e outras remunerações. Esses valores foram gerados por 1,4 milhão de empresas, englobando um total de 1,6 milhão de unidades locais comerciais (figura 1).



Entre 2012 e 2021, o comércio por atacado, principal segmento do comércio, aumentou a participação em 5,2 p.p. e concentrou 49,6% da receita operacional líquida. Na comparação da composição da receita operacional líquida, o varejo diminuiu sua importância relativa no total do comércio (0,3 p.p.) somando-se a uma perda de representatividade ainda maior do comércio de veículos, peças e motocicletas (-4,9 p.p.).

Ao longo da série histórica de 10 anos observou-se uma alternância na liderança entre o comércio por atacado e o comércio varejista, sendo que o varejo liderou entre 2014 e 2019 e a partir de 2020 o atacado passou a liderar aumentando a diferença entre os dois setores ano a ano.



Evolução do comércio por atacado em Minas Gerais e no Brasil

Das 27 UFs do Brasil, 14 possuíam prevalência no comércio por atacado, enquanto as outras 13 tinham o comércio varejista como a de maior relevância (figura 3). Minas Gerais se destaca neste contexto pois a diferença entre a participação da receita bruta o comércio por atacado e varejista em Minas Gerais foi de apenas 2,3 p.p., ou seja, muito próximas. Em todas as outras UFs essa diferença foi maior do que 5,0 p.p.


Resultados por atividade de comércio em Minas Gerais

As atividades comerciais que mais se destacaram no comércio por atacado em Minas Gerais, em termos de Total de Receita Bruta de Revenda e Comissões foram Comércio de produtos intermediários, resíduos e sucatas (grupo de atividades que contém o comércio de Combustíveis, que puxou esta alta) representando 16,4% do total de Minas Gerais. Merece destaque também o setor de Matérias Primas Agrícolas representando 9,4%.

Já nas atividades comerciais de varejo os destaques foram comércio não especializado (grupo que contém o setor de Hipermercados) representando 17% do total de Receita Bruta de Revenda e Comissões. Destacouse também o setor combustíveis e lubrificantes com participação de 8,2% do total. (Com informações da Agência de Notícias IBGE)
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