02 de agosto, de 2023 | 15:40

Audiência pública debaterá uso terapêutico do canabidiol para autistas e outros diagnósticos

Divulgação
Leandro e o filho Benício, que é autista e tem síndrome de DravetLeandro e o filho Benício, que é autista e tem síndrome de Dravet

Um tema atual e de extrema importância será debatido no próximo dia 9 (quarta-feira), no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga. “O uso terapêutico do canabidiol para autistas” e pessoas que necessitam do medicamento por outras condições clínicas, será tema de audiência pública, requerida pelo vereador Daniel do Bem (PSD), de Ipatinga. O evento terá início às 18h30. A informação foi divulgada pela assessoria do parlamentar.

Daniel, ativista, pai de autista e psicólogo, identificou a necessidade de debater o assunto após grande repercussão no último mês de março, quando o caso do menino Yuri veio à tona. A criança sofre com hemimegalencefalia, uma malformação congênita cerebral rara, de etiologia desconhecida.

A criança necessita do remédio para controlar convulsões. O caso começou a circular nas mídias sociais a partir de um vídeo, publicado no dia 22 de março, na página do Instagram de um renomado médico neuropediatra de Ipatinga. Nele, o profissional apresentava o quadro de saúde, diagnosticado como hemimegalencefalia.

Contava sobre os procedimentos já adotados no tratamento, como uma cirurgia, e ressaltava a necessidade de a criança conseguir o Canabidiol, remédio derivado da cannabis sativa, principalmente para controlar as convulsões frequentes. À época o médico informou que Yuri chegou a ganhar esse medicamento, mas não conseguiu ter acesso.

Estudos preliminares apontam que pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA, assim como várias outros transtornos, síndromes e doenças, são beneficiados com o uso terapêutico do Canabidiol – CBD, possibilitando uma melhor qualidade de vida e bem-estar.

“O tema é sério. Precisamos avançar em discussões como essa, que possibilitem a ampliação do tratamento dessas pessoas. Sabemos que ainda há muito a ser feito. Pela polemica e tabus existentes, a saúde ainda é um grande gargalo em nosso país e precisamos de mecanismos para facilitar o acesso a medicamentos à base de canabidiol, por exemplo”, disse Daniel do Bem.

O vereador acrescenta que sua luta tem sido em favor de autistas e pessoas com deficiência e que sabe da urgência da cada uma. “Quem sofre não pode esperar. Nosso movimento, por meio dessa audiência pública, é para acelerar o debate e o acesso ao uso do CDB para autistas e outros que demandam de medicamentos à base do canabidiol. Não é possível que esse sofrimento persista havendo tratamento. Na verdade é inadmissível”, conclui.


Relevância

Foram convidados representantes da Secretaria Regional de Saúde, André Luiz Custódio de Paula; da 72ª Subseção da OAB/MG de Ipatinga, da Secretaria de Saúde de Ipatinga, da Faculdade Univaço; do Conselho Regional de Psicologia; da Defensoria Pública de Minas Gerais – Subseção de Ipatinga; da 11ª Promotoria de Justiça; do Ministério Público de Minas Gerais – Comarca de Ipatinga, Rafael Pureza e o médico Leandro Ramires.

Palestrante
Médico cirurgião oncológico e mastologista, Leandro Ramires é mestre em Saúde da Mulher e câncer de mama pela Faculdade de Medicina da UFMG, ex-coordenador e médico preceptor da Residência Médica do Setor de Mastologia do Hospital das Clínicas da UFMG.

Prescritor de Cannabis para fins medicinais desde abril de 2014, possui ampla experiência no tratamento adjuvante de pacientes com epilepsia, autismo, dor crônica, alzheimer, parkinson, doenças autoimunes, câncer e em cuidados paliativos. Cultivador de Cannabis para fins medicinais com salvo conduto para seu filho Benício, que tem a Síndrome de Dravet e autismo.

Atualmente é diretor médico Científico da Associação Brasileira de Pacientes de Cannabis Medicinal (amame.org.br), pesquisador Clínico, coautor de Estudos que confirmaram o benefício da Cannabis Medicinal no tratamento dos sintomas do autismo, envolvido em Projetos de Educação e Qualificação de médicos em Cannabis medicinal desde 2015, e também, Expert da Wecan Academy.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário