28 de julho, de 2023 | 15:06

Opinião: Gostoso mesmo é estar de bem com a vida

Gregório José *

Existem muitas coisas na nossa vida que provoca alterações infindáveis em nossos momentos. Um sorriso inesperado, um abraço confortante, um olá suave ao amanhecer, uma boa tarde, boa noite ou, simplesmente um “olá”, verdadeiro. Gosto de sorrir sem medo de ser feliz. De viver, intensamente. De conversar olhando nos olhos. De ser verdadeiro, sem ter que me esconder em meus sentimentos para não ofender alguém.

Gosto de caminhar sem compromisso, sem pressa, sem ficar preocupado com o relógio. Ah! O relógio. Este que nos escraviza todos os dias de nossas vidas quando passamos a entendê-lo. Lembro dos tempos de criança quando o relógio era apenas para os adultos virem perturbar nossas brincadeiras com os vizinhos de rua, com os colegas de escola, com os jogos nas ruas de terra ou nos campinhos (de terra) existente nas esquinas de nossas ruas. Ou em um terreno baldio, sem o dono saber. Aquele tempo sim era maravilhoso. Não éramos escravos do tempo.

“Estar de bem com a vida não significa estar livre de dificuldades,
mas sim adotar uma postura positiva diante delas”


Por isso gostamos tanto de lembrar quando ficávamos horas no videogame ou assistindo a um filme e repetindo horas a fio até decorar as falas. Hoje, o que dá prazer é poder sair na noite e sentar em um local agradável, sem som alto que nos faz gritar, como nas casas noturnas e boates da vida. Bom é sentar, relaxar, na companhia de alguém que nos faz bem e nos anima. Gostoso mesmo é estar de bem com a vida!

Estar de bem com a vida não significa estar livre de dificuldades, mas sim adotar uma postura positiva diante delas. É aprender a valorizar as conquistas, mesmo que sejam modestas, e a enxergar cada obstáculo como uma oportunidade de crescimento e aprendizado. É encontrar a felicidade nas coisas simples e não se deixar levar pelas pressões externas que muitas vezes nos fazem perder a essência do que realmente importa.

A busca pela felicidade genuína deve começar de dentro para fora. É um exercício diário que requer autoconhecimento, gratidão e aceitação. Quando estamos de bem com a vida, enxergamos o mundo com mais clareza, abraçando as oportunidades que surgem em nosso caminho e enfrentando os desafios com coragem e determinação.

Estar de bem com a vida também implica em cuidar da nossa saúde física e mental. Equilibrar a alimentação, praticar atividades físicas, meditar e reservar momentos de lazer são aspectos fundamentais para alcançar essa sensação de plenitude. Afinal, o bem-estar é a base para vivermos uma vida mais satisfatória e realizada.

Contudo, é válido lembrar que estar de bem com a vida não é uma fórmula pronta e permanente. A vida é dinâmica e repleta de altos e baixos, e enfrentaremos momentos de tristeza, dúvidas e desafios inesperados. A diferença está em como encaramos essas situações e na resiliência para superá-las.

* Jornalista/Radialista/Filósofo, pós-graduado em Gestão Escolar,
Ciências Políticas, Mediação e Conciliação e MBA em Gestão Pública

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

28 de julho, 2023 | 16:10

“Zeca Pagodinho diz na música "Deixa a vida me levar"... pensei que fosse ele. Risos.”

Envie seu Comentário