27 de julho, de 2023 | 07:00
Chuva deve perder intensidade nesta quinta-feira, aponta meteorologista
Apesar da predominância de uma massa de ar seco na região Sudeste, com sol e elevação da temperatura, a passagem de uma frente fria deixou o tempo chuvoso na quarta-feira (26), na faixa leste do país, incluindo a região do Vale do Aço, uma situação atípica para o período do inverno. No entanto, essa chuva não deve continuar a partir desta quinta-feira (27).
O meteorologista Ruibran dos Reis explicou ao Diário do Aço que a chuva na região de terça (25) para quarta-feira se deve a um aglomerado de nuvens vindo do Oceano Atlântico. Nós estamos com um fenômeno que chamamos de circulação marítima, que é uma alta pressão de massa de ar que atua entre o Brasil e a África. Ela ganhou força nos últimos dias e acabou trazendo muita nebulosidade do oceano para o continente. Então choveu no Vale do Aço e também nas regiões Leste, Nordeste, Zona da Mata e parte da região Central”, disse.
Conforme o meteorologista, essa nebulosidade começa a diminuir na quinta-feira. A partir desta data, deveremos ter sol entre nuvens no Vale do Aço, com temperatura máxima em torno de 26 graus e mínima na madrugada em torno de 15 graus. Desse modo, não há previsão de chuva a partir de quinta-feira”, afirmou.
Ciclone extratropical
Ruibran dos Reis também informou que um ciclone extratropical, que atua no Sul do Brasil, vai avançar ao longo do litoral da região Sudeste no fim de semana, mas não chegará a influenciar Minas Gerais. Vamos ter mais um aumento da nebulosidade no Sul e Zona da Mata, mas nada significativo em termos de ocorrência de chuva no Vale do Aço. Portanto, sol entre nuvens até o fim de semana na região”, pontuou.
Cptec
Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) apontam que de quinta-feira a domingo (30) haverá 5% de possibilidade de chuva em Ipatinga e região, com temperatura máxima de 28 graus e mínima de 15 graus.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]