23 de julho, de 2023 | 10:35

Guarda de Moçambique de Timóteo vai representar Minas Gerais em evento na Bahia

Divulgação
Guarda de Moçambique de Timóteo também participou da tradicional Festa de Nossa senhora do Rosário em Jaguaraçu Guarda de Moçambique de Timóteo também participou da tradicional Festa de Nossa senhora do Rosário em Jaguaraçu
Silvia Miranda – Repórter Diário do Aço
A Guarda de Moçambique de Timóteo, importante grupo de Congado que há muitos anos tem encantado com o som de seus tambores no Vale do Aço, se organiza para ir à Bahia representar Minas Gerais em um encontro da manifestação cultural. O grupo é o único de Congado mineiro a ser convidado a participar do grande encontro 2023 da Chegança das Marujadas, da luta entre os Mouros e Cristão da Bahia, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de agosto no município de Saubara na Bahia.

E no dia 6 o grupo timoteense encerra suas atividades com chave de ouro, participando de uma celebração na tradicional Igreja do Rosário dos Pretos, em Salvador. O Mestre Luís Fabiano dos Santos, capitão Mor da Família Reino do Rosário, destaca que o templo religioso, além de ser o primeiro no Brasil levando a homenagem a Nossa Senhora do Rosário, tem uma importância histórica por ter sido erguido em 1685 pela primeira irmandade dos homens pretos.

Para Luís Fabiano, participar deste evento será uma oportunidade honrosa e mais um ato de consagração da Guarda de Moçambique, como uma das principais referências congadeiras do Leste de Minas Gerais. “Pisar nesta igreja é o sonho de todo congadeiro, e esta viagem será uma troca de culturas e experiências muito rica, nos dando a oportunidade de participar de um dos principais eventos de Congado do nosso país”, ressaltou.

Grupo
A Guarda de Moçambique de Nossa Senhora do Rosário de Timóteo é uma irmandade formada por jovens, crianças e idosos; a maioria moradores da comunidade do bairro Bela vista. “Somos uma entidade sem fins lucrativos que sobrevive com doações da comunidade, além de ações de promoção da Guarda e o repasse da Subsecretaria de Cultura da Prefeitura de Timóteo”, reforçou Luís Fabiano.

O Moçambique de Timóteo completou no último mês de maio 18 anos de existência realizando o segundo Encontro da Aineiridade do Leste de Minas. O evento contou com a participação de mais de 15 cidades atraindo cerca de mil congadeiros de Minas Gerais, com toda festividade realizada e financiada com a participação popular.

Em outubro está previsto a realização da 57ª Festa de Nossa Senhora do Rosário de Timóteo com os Reis festeiros: Júlio Barroso e Meire Martins. Marcando o retorno do Tradicional Encontro Estadual de Congadeiros (Tambores no Vale), com o apoio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) e da Secretaria de Cultura de Minas Gerais (Secult-MG). A previsão é que mais de 20 guardas de congado de várias partes de MG e também de outros estados estejam presentes.

Apoio
O grupo agora precisa de apoio para realizar a viagem e representar o estado neste encontro de manifestação cultural da Bahia. Para concretizar o projeto é necessário um recurso de R$ 17 mil para pagar o fretamento do transporte. Há também a necessidade de doações de calçados brancos e tecidos para confecção das roupas.

Interessados em contribuir devem entrar em contato pelo telefone e WhatsApp do Mestre Luís Fabiano dos Santos, pelo número (31) 98759-7887.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário