22 de julho, de 2023 | 09:40
Projeto aprovado na Câmara de Ipatinga propõe coleta domiciliar para exames em pessoas acamadas
Divulgação / CMI
Iniciativa visa facilitar o acesso a exames laboratoriais para aqueles que têm dificuldade de locomoção

Foi aprovado na Câmara de Vereadores de Ipatinga e aguarda sanção pelo prefeito Gustavo Nunes (PL) o Projeto de Lei 175/23, de autoria do vereador João Vianei de Carvalho, o Vianei (Avante). A proposta é permitir a coleta domiciliar de materiais para exames laboratoriais em pessoas que estão acamadas ou impossibilitadas de deixar suas casas.
A medida, se transformada em lei, beneficiará muitos munícipes que, devido à sua condição de saúde, encontram dificuldades para deslocamento até um laboratório. Assim, os exames laboratoriais necessários poderão ser realizados no conforto e segurança de suas casas.
Divulgação
O vereador Vianei explica que a coleta domiciliar vai proporcionar mais conforto e menos riscos para essas pessoas

O vereador Vianei comemorou a aprovação inicial e reforçou a importância da medida para a população mais vulnerável. "Estou muito contente com essa primeira vitória. Este projeto é sobre dignidade e cuidado. Nossos cidadãos acamados, que já passam por tantas dificuldades, não devem ter que lutar também para realizar exames básicos de saúde. A coleta domiciliar vai proporcionar mais conforto e menos riscos para essas pessoas", afirmou.
A aprovação da proposta, durante a reunião ordinária da Câmara, foi o primeiro passo para a implementação desta medida que promete trazer melhorias na qualidade do serviço de saúde oferecido à população de Ipatinga.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Antonio Dias Veloso
23 de julho, 2023 | 22:16A título de esclarecimento, o Laboratório do Hospital Municipal já executa coleta domiciliar há vários anos. O critério para o agendamento é o fato de o paciente não ter condições de mobilidade para se deslocar até o HMEM. Atualmente são realizadas duas ou três coletas diárias, de terça-feira a sexta-feira, atendendo, portanto, de 8 a 12 pacientes por semana ( aproximadamente 35 atendimentos por mês). Apesar da demanda, o Laboratório não pode ampliar o atendimento por falta de mão de obra e transporte. A alternativa de imediato é contratar o serviço do laboratórios conveniados....”
Zilma
22 de julho, 2023 | 15:46Parabéns vereador pela sua atitude! Em nome de Jesus já deu certo. Vai ajudar muito, só quem ja passou por isso sabe a dificuldade de levar uma pessoa acamada ao laboratório, fora as dores que eles sentem ao ter que leva-los.”