23 de julho, de 2023 | 11:00
Ipatinga concentra 2,5% de todos os acidentes de trânsito no estado
Arquivo DA
Estudo mostra o crescimento nas estatísticas de acidentes de trânsito ano a ano no Vale do Aço

No próximo dia 25 de julho, terça-feira, é celebrado o Dia do Motorista. Este foi o dia escolhido por ser a data dedicada a São Cristóvão, santo padroeiro dos profissionais do volante. Nos dias que antecederam essa data, acidentes como o que vitimaram a técnica de enfermagem Maria de Freitas Rodrigues Silva, de 64 anos, no bairro Cidade Nobre, fizeram levantar discussão acerca da violência no trânsito. E não é por acaso que, em um período de quatro anos e meio, somente Ipatinga soma 18.079 sinistros, nos quais cerca de 7,5 mil pessoas figuram como vítimas.
Os dados constam de um estudo divulgado pelo 12º Departamento de Polícia Civil em Ipatinga. O estudo mostra dados sobre os acidentes envolvendo veículos, ocorridos nas cidades de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo nos anos de 2019, 2020, 2021, 2022 e até maio de 2023.
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12º Departamento de Polícia divulga histórico de acidentes de trânsito dos últimos quatro anos em Ipatinga, Cel. Fabriciano e Timóteo

De acordo com o relatório, em Ipatinga houve crescimento no número de acidentes de trânsito, ano a ano. Em 2019 foram registrados 4.147 acidentes; em 2020 os registros subiram para 3.544 ocorrências; em 2021 foram registrados 3.926 casos; em 2022 houve 4.113 ocorrências e até maio de 2023 o quantitativo parcial é de 2.179 acidentes no trânsito.
A soma apresentou um total de 18.079 sinistros, com envolvimento de 7.498 vítimas. Os acidentes podem ser classificados quanto à gravidade. Do total, 85,89% foram com vítimas que tiveram lesões leves ou sem lesões; 13,01% com lesões graves ou inconscientes e 1,01% de vítimas morreu.
O estudo demonstrou também algumas localidades com maior incidência de acidentes fatais em Ipatinga, dentre eles, bairros Bethânia e Canaã, trecho urbano da BR-381 (bairros Iguaçu e Ferroviários), BR-458 no trecho urbano no Centro, e as demais localidades são o Cidade Nobre e o Veneza.
Divulgação
Para o chefe do 12º DPC, Gilmaro Alves, é necessária a conscientização por um trânsito mais seguro

Entre os veículos envolvidos, 62,66% são automóveis, 22,10% são motocicletas, 4,06% são caminhões, 3,51% são caminhonetes, 2,58% são bicicletas e 1,56% são ônibus, entre outros.
Fabriciano
Em Coronel Fabriciano, há um total de 4.560 acidentes de trânsito. Em 2019 foram registrados 1.082 acidentes; em 2020 com 966; 2021 com 937 acidentes; 2022 com 1.009 acidentes e 2023 até maio com 566 acidentes. Foi verificado o total de 1.527 vítimas envolvidas, classificadas como um percentual de 84,74% de vítimas com lesões leves ou ilesas, 14,08% de vítimas com lesões graves e 1,18% de vítimas que perderam a vida em decorrência desses acidentes.
Timóteo
Em Timóteo, nos mesmos anos, foram constatados 3.773 acidentes de trânsito, com a seguinte evolução: em 2019 foram 887 registros; em 2020 foram 771; em 2021 foram 778; em 2022 foram 851 e em 2023, até maio, foram registrados 486 sinistros. Na análise de dados, foram verificadas 1.596 vítimas envolvidas, as quais foram classificadas como 73,2% com lesões leves ou sem lesões; 19,24% com lesões graves ou inconscientes e 1,57% com vítimas fatais.
Falta de atenção
O delegado Chefe do Departamento, Gilmaro Alves Ferreira, destaca que os acidentes em Ipatinga representam 2,5% de todos os acidentes do estado de Minas Gerais, sendo observado que o maior índice fora da região metropolitana de Belo Horizonte é em Uberlândia, representando 8,6%. Em todo o estado e na região do Vale do Aço, a colisão lateral é a principal causa dos acidentes, presumivelmente devido à falta de atenção no trânsito.
Gilmaro Alves ressalta também que esses dados englobam os acidentes ocorridos tanto em vias municipais quanto estaduais, porém exclui aqueles que ocorreram nas rodovias federais. Por fim, o chefe do 12º Departamento esclarece que é necessário o envolvimento de toda a sociedade na conscientização por um trânsito mais seguro no Vale do Aço.
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Radares
24 de julho, 2023 | 12:46Falta de radares de velocidade. Radar Tira voto de político .”
Paf
24 de julho, 2023 | 10:02O Lemos tá fazendo falta nas bancas aqui de Ipatinga!”
Pedro
24 de julho, 2023 | 03:27Ipatinga está precisando de uma reimplantação da ONDA VERDE no canaã, fiscalização para esses sonsos que andam na esquerda abaixo da velocidade mínima, atuação da PM na fiscalização dessas motos principalmente. Mas, a PM parece não enxergar isso em Ipatinga, eles fazem o que querem. Ipatinga está abandonada.”
Zezé
23 de julho, 2023 | 22:41Dirigir em Ipatinga e até mesmo no vale do aço tá difícil. As vias que são antigas com traçado que foi elaborado pra décadas passadas onde não foi previsto o boon de veículos e tráfego. Por exemplo: no trecho do Horto com sentido ao centro, esse trecho no horário de pico fica difícil transitar por ali e se tiver um acidente? Aí que não anda mesmo, é não tem jeito de expandir a via, a não ser que construam uma via elevada superior à existente.”
Viewer
23 de julho, 2023 | 21:36Paulo seu comentário só confirma o que eu disse de forma bem cristalina.”
Oculto
23 de julho, 2023 | 21:17Vamos fiscalizar mais essas auto escolas ,trânsito de Ipatinga tá uma bagunça e muito perigoso,muito motorista com carteira comprada por aí ,tá difícil demais viu”
Paulo
23 de julho, 2023 | 17:27Viewer! Deixa de ser cabeçudo! Falta de educação não é um problema de responsabilidade também da gestão pública? Afinal, isso está na constituição e pagamos nossos impostos pra isso também. Mas o problema do trânsito em Ipatinga vai muito além da falta de educação. Transporte público ruim, falta de investimento público. Imagine o trânsito de Ipatinga daqui 20 anos nesse ritmo? Cadê o prefeito? Tem que cobrar dele sim...”
Viewer
23 de julho, 2023 | 15:54Acho engraçado nesses comentários, a maioria colocam a culpa do problema em gestão política ao invés de colocar na falta de educação e respeito dos próprios motoristas, isso torna bem claro que há agentes politicos virtuais usando as redes para atacar opositores e divulgar seus próprios candidatos em geral a esquerda.”
Arthur
23 de julho, 2023 | 14:33Põe mais rotatória e faixa elevada q vai dar certo sim, confia (fui ironico)”
Adrianna Guedes
23 de julho, 2023 | 11:56Precisamos avisar nossos gestores que política de trânsito vai muito além de apenas pinturas no asfalto. Uma pista bem sinalizada é importante, mas não apenas. Falta também educação no trânsito, muitos nervosinhos, pessoas que se transformam na direção de um carro.”
Falo Pouco
23 de julho, 2023 | 11:45Falta fiscalização, sinais de avanço, controle de velocidade,agentes de trânsito ( que cumpram com a obrigação), conscientização, informar aos condutores de Ipatinga,que a mão de direção é a direita,e a esquerda é para ultrapassagem ( aqui é o contrário), retorno de Blitz da PM urgente!!!!
Quando começarem a sentir no bolso,eu tenho certeza absoluta que muda tudo!!!!”
Carlos
23 de julho, 2023 | 10:38Em Timóteo, deram posse a vários agentes de trânsito, quem mora aqui percebe, qualquer obra nas ruas, lá estão eles, aos montes, onde apenas dois bastaria......e amam um celular. Não se vê atuações repreensivas e nem educativas deles......concurso, ou cabide de emprego?”
Paulo
23 de julho, 2023 | 10:03E alguém já ouviu falar de alguma política pública da prefeitura sobre mobilidade urbana, educação de trânsito, melhoria da infraestrutura viária? Pelo contrário, discurso contra educação, discursos populistas contra equipamentos de contenção de infrações, plano diretor de construção de prédios sem investir em mobilidade...”
Joanas
23 de julho, 2023 | 09:54O que faz o mal motorista ser conciente e fiscalizar e ser penalizado talvez seja isto que esta precisando .”
Marcelo Costa Gr
23 de julho, 2023 | 08:14Falta habilidade para conduzir, falta consciência, falta fiscalização, falta tudo. O sujeito tem dinheiro para comprar uma Hilux, mas não tem educação para dar seta e fazer uma conversão. Não sabe dirigir na faixa da direita e abrir caminho para quem precisa agilizar o percurso. E não é só na cidade não. Já encontrei "motorista" que não sabe para que serve a terceira faixa em rodovias.”