21 de julho, de 2023 | 13:40
Novo diretor da ARMVA toma posse em cerimônia simbólica e destaca desafios
Em cerimônia simbólica, realizada na manhã desta sexta-feira (21), Mauro Sérgio Guimarães tomou posse como novo diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) para o quadriênio da gestão (2023-2026). O evento ocorreu na sede da autarquia e contou com a presença de prefeitos da região e do secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno Barros, que fez uma avaliação geral dos projetos do governo estadual. O prédio da ARMVA está localizado na avenida Zita Soares de Oliveira, no Novo Centro, em Ipatinga.
Em entrevista à imprensa, o novo diretor-geral destacou que é um desafio estar à frente da ARMVA, que agora está vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), já que antes era ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. A comunidade pode ter certeza que a ARMVA está de portas abertas para os prefeitos e vamos fazer um Vale do Aço cada vez mais forte e melhor”, afirmou.
Projetos
Mauro Guimarães também destacou que a ARMVA dará continuidade aos trabalhos que já estavam sendo executados na gestão anterior. Vamos continuar com o projeto Regularização Fundiária Urbana (Reurb). Nós somos o órgão de Estado que mais entrega título de regularização fundiária. Temos um trabalho muito bom de assessoramento às prefeituras. E a partir da próxima semana vamos estar discutindo junto à Seinfra quais serão os projetos de infraestrutura para o Vale do Aço. Vamos fazer um estudo primeiro para depois anunciar o que será prioritário”, afirmou
Aeroporto Regional
O diretor-geral da ARMVA ainda ressaltou que a implementação do projeto do plano diretor do Aeroporto Regional será uma das prioridades da sua gestão. Temos a missão de transformar esse aeroporto em um grande equipamento de desenvolvimento econômico, social e turístico da região do Vale do Aço. O plano diretor do terminal já está pronto e agora vamos elaborar um projeto para captar recursos para fazer as ampliações no aeroporto. Teremos uma reunião em Brasília nas próximas semanas para discutir isso”, disse.
O secretário de Infraestrutura, Pedro Bruno Barros, afirmou que a ARMVA é fundamental para o Vale do Aço por potencializar o desenvolvimento da região e que está otimista com o Mauro como diretor-geral da agência. Estamos muito satisfeitos com ele, que aceitou esse desafio e essa missão de poder contribuir pelo lado do Estado para o desenvolvimento do Vale do Aço”, afirmou.
Sobre Mauro
Mauro Guimarães, de 49 anos, é casado e pai. Esteve presente na gestão anterior da ARMVA como chefe de gabinete. É graduado em Administração, e tem pós-graduação em Administração Mercadológica e mestrado em Administração profissional. É empresário há 27 anos no segmento de material esportivo e uniformes. Trabalhou por dez anos como técnico de informática na Fundação São Francisco Xavier (FSFX).
Troca de diretor
Conforme divulgado em março deste ano, o então diretor, João Luiz Teixeira Andrade, pediu dispensa do cargo que ocupava desde janeiro de 2019. Para o seu lugar foi nomeado Renato Martins Ferreira, que já atuou na ARMVA, como chefe de Gabinete da diretoria e integrava o núcleo de assessoramento técnico da autarquia desde 2019. No entanto, ele saiu da agência. Agora, Mauro Sérgio assumirá o comando oficialmente. Mauro, igualmente, já prestava serviços à agência.
Gestão e atribuições
A ARMVA é uma autarquia do Governo de Minas Gerais, vinculada à Seinfra. Tem caráter técnico e executivo, para fins de planejamento, assessoramento e regulação urbana, viabilização de instrumentos de desenvolvimento integrado da RMVA (Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso) e apoio à execução de funções públicas de interesse comum.
Entre as atribuições da agência estão: Promover a implementação de planos, programas e projetos de investimento estabelecidos no Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado; Elaborar e propor, em caráter continuado, estudos técnicos com objetivos, metas e prioridades de interesse regional, compatibilizando-os com os interesses do Estado e dos municípios integrantes da RMVA; Articular-se com os municípios integrantes da RMVA, com órgãos e entidades federais e estaduais e com organizações privadas, visando à conjugação de esforços para o planejamento integrado e o cumprimento de funções públicas de interesse comum.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]