21 de julho, de 2023 | 10:18

Preço de pães e massas pode disparar por causa da guerra na Ucrânia

Arquivo DA
Por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia, preço do trigo disparou e efeitos vão bater no prato do brasileiro Por causa da guerra entre Rússia e Ucrânia, preço do trigo disparou e efeitos vão bater no prato do brasileiro

Os efeitos do acirramento da guerra na Ucrânia podem bater no prato dos brasileiros ainda neste fim de semana com a disparada do preço do trigo e outros produtos agrícolas. O Brasil depende de 5,5 milhões de toneladas/mês de trigo da Ucrânia, e com a dificuldade imposta pela Rússia, para a exportação da commoditie, o preço do trigo no mercado internacional disparou.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, explicou esta semana em entrevista à rede CNN, que o Brasil não é autossuficiente com o trigo e ainda depende da importação de trigo da Ucrânia. “Não somos autossuficientes. Exportamos um pouco, compramos um pouco mais. Então, o balanço é que o Brasil ainda depende de 5,5 milhões de toneladas de trigo [da Ucrânia]”, detalhou.

Os importadores contam com o empenho do governo Lula para um acordo entre Ucrânia e Rússia para que não haja desabastecimento. Para Carlos Fávaro, a das restrições para que a Ucrânia comercialize os grãos não é um caminho desejável, pois, apesar de o Brasil ser um grande exportador de alimentos, isso pode fazer subir os preços. Caso não seja restabelecido o comércio com a Ucrânia, a saída será negociar o trigo com o Canadá e Estados Unidos, onde o produto é mais caro.

Toda a situação foi gerada com a decisão da Rússia em suspender sua participação no acordo de exportação de grãos do Mar Negro, conforme anúncio feito pelo governo russo dia 17, sob argumento que as condições para a extensão do acordo não haviam sido cumpridas. (Com informações da CNN e agências)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário