
19 de julho, de 2023 | 16:30
Construindo a cidade do futuro
Abaixo-assinado em defesa da expansão vertical de Ipatinga é entregue em oficina do Plano Diretor
Thiago Duarte/Arquivo DA
O documento reúne nove mil assinaturas de moradores da cidade, inclusive nos bairros Cariru, Bom Retiro, Bairro das Águas e Horto

Representantes do setor de construção civil de Ipatinga protocolaram nesta semana, durante realização de uma das nove oficinas públicas do Plano Diretor, um abaixo-assinado em defesa do crescimento da cidade com a verticalização de suas estruturas, novos loteamentos e condomínios, buscando solucionar o impasse da falta de espaço físico do município, especialmente nos bairros Cariru, Bom Retiro, Bairro das Águas e Horto. O documento reúne nove mil assinaturas de moradores da cidade, inclusive dos bairros citados, onde a problemática é a falta de terrenos para a construção de novas residências.
As construções verticais, conforme as diretrizes do Plano Diretor, trazem desenvolvimento para a cidade, geram demanda por produtos e serviços, são um importante vetor de crescimento econômico. O setor de construção civil gera desenvolvimento e renda. São 60 mil empregos gerados por esse segmentou em Ipatinga”, diz Dione Araújo, gerente de Recursos Humanos que participa do movimento.
Ela destaca que o propósito de crescimento vertical está em sintonia com o tema do Plano Diretor, Construindo a Cidade do Futuro. A cidade do futuro precisa estar afinada com projetos mais modernos que aproveitem os terrenos de forma racional, projetos concebidos e desenvolvidos com o emprego de tecnologias sustentáveis, designs atuais, conceitos arrojados, em conformidade com a vocação de Ipatinga”.
Alex Ferreira/Arquivo DA
Entre os bairros em que o abaixo assinado pede a verticalização está o Cariru

Dione diz que as pessoas têm direito à liberdade de escolher como e onde morar. Impedir a edificação vertical e o crescimento da cidade reduz consideravelmente as possibilidades de acesso à moradia e a essas escolhas dos indivíduos. Reduzir o coeficiente atual dos edifícios pode gerar uma paralisação nos novos lançamentos e consequente colapso no comércio e onda de desemprego”, conclui.
O Plano Diretor é previsto pela Constituição Federal e disciplinado pelo Estatuto da Cidade. Instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, o documento está passando por revisão nesta semana, a fim de ser alinhado à realidade atual de Ipatinga, identificar suas necessidades e propor soluções para desafios apresentados com foco no presente e no futuro do município.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Elton Miranda Tavares
20 de junho, 2024 | 22:56rECLAMAM DA POLUIÇÃO E QUE A VERTICALIZAÇÃO VAI ATRAPALHAR A CIRCULAÇÃO DE AR NA CIDADE, MAS ALGUÉM JÁ COBROU A uSIMINAS
Reclamam da poluição e que a verticalização vai atrapalhar a circulação de ar na cidade, mas alguém já cobrou a Usiminas para diminuir drasticamente a poluição? Ela também é privada e tem interesse capitalista. E aí? Parece que o povo aceitou que não se deve mexer com a Usiminas, algo questionável!”
Zezé
23 de julho, 2023 | 22:31Engraçado. Constroem edifícios e mais edificios e os apartamentos nunca chegam aos mais pobres, pois a maioria ganham um salarario irrisório que não alcançam o poder de compra-los. Só servem para especulação imobiliária. Outra coisa, as cidades do Vale do Aço não tem estrutura para comportarem o crescimento da população no que diz respeito à infraestrutura tais como redes fluviais, rede de esgoto, capacidade de abastecimento de água e energia. Sou morador do bairro Amaro Lanari, e aqui as redes de esgoto vivem estourando em cada esquina, por exemplo; próximo ao residencial Lanari Junior que já é bem antigo vive estourando e nunca resolveram pois aumentou o número de moradores mas não expandiram a redes de esgoto que é antiga.”
Geraldo
23 de julho, 2023 | 16:53As grandes construtoras tem investido pesado na tentativa de verticalizar o Cariru faz anos. Fizeram no Horto e o Bairro hoje é um caos em termos de mobilidade. Cidade Nobre nem se fala. A associação de moradores tem decisão judicial proibindo a verticalização sendo essa a única barreira existente. Fazem ano após ano reuniões no no Toyoda na tentativa de mudar a situação e ganhar rios de dinheiro com os apartamentos mas não pensam na estrutura do bairro principalmente nos esgotos e escoamento pluvial. O bairro é muito antigo e não comporta esse volume de esgoto sem uma ampliação que seja anterior. Mas parece que os políticos querem mudar na marra. Boa sorte. Eleição é ano que vem .”
Weverton
22 de julho, 2023 | 08:10Na minha opinião, quem não quer o desenvolvimento da cidade, deveria mudar daqui, vá para um canto de roça, lá tem muita natureza, quem morar em cidade industrial e viver como se tivesse na roça, KKK chega ser engraçado”
Rogério
21 de julho, 2023 | 09:03Bom dia !
O poder público tem a obrigação de adequar a infraestrutura dos bairros antes de qualquer autorização para construções residências e também comerciais.
Até o presente momento não se fala nada a respeito principalmente no bairro Cariru.
A atual demanda por energia elétrica e esgotamento sanitário está devidamente conforme a demanda do bairro , não comportando aumento sem planejamento adequado.
Outra situação muito séria, está no entroncamento da avenida Itália, com a avenida Japão com a rua Argentina na saída pro centro da cidade.
Este trevo está congestionado e quando ocorre algum acidente na BR 381, a única opção é através do bairro Cariru...Recentemente um veículo Furgão bateu em um poste de energia elétrica em frente ao shopping interrompendo o tráfego e culminou o fluxo através do Cariru.
No trevo dito acima, aconteceu de uma carreta bi trem ter travado ainda mais o tráfego devido não ter espaço suficiente de manobra.
Como este trecho é ROTA DE ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA, foi necessário uma ambulância ter que usar o passeio para poder passar. Estamos falando de VIDA....E o poder público fazendo vistas grossas para está situação MUITO SÉRIA...
Imaginem o bairro ficar com população aumentando e estrangulamento total destas situações...
Acredito que as pessoas que assinaram este abaixo assinado não tem noção destes sérios problemas do bairro Cariru.
Por favor, pensem nisso senhores do poder , antes de qualquer decisão.
Agradeço”
João Batista
20 de julho, 2023 | 18:17Também acho Duda das cadeiras se o problemas e usiminas tiramos ela da cidade e aí vocês gera empregos para todos . Assim tudo vai ficar feliz . Povo ingrato Ipatinga e região só existe por causa da usiminas.”
Duda das Cadeiras
20 de julho, 2023 | 11:39As cidades que cresceram verticalmente citadas não tem uma cidade USIMINAS dentro delas. O TAC precisa ser respeitado por uma questão de saúde pública, a cidade está batendo recorde em doenças respiratória e câncer. O crescimento vertical impede a circulação do ar e mantém as partículas e gases emitidos pela indústria prejudicando a saúde dos moradores. Ipatinga não foi projetada para o crescimento vertical, as galerias fluviais, o trânsito, o transporte público, saneamento e energia não comportam esse crescimento desordenado.”
Justiceiro
20 de julho, 2023 | 11:01O Capital não respeita nada...só quer construir esses monstrengos de concreto que mais parecem presídios verticais, com seus apErtamentos minúsculos e caros...mas quem pode impedir a ganância dos homens de negócio?”
João
20 de julho, 2023 | 10:06Eu sou a favor do desenvolvimento, sempre respeitando o meio ambiente, se não tem como crescer no plano horizontal e justo crescer no plano vertical.”
Carlos
20 de julho, 2023 | 10:06Interessante. Percebe-se, logo pelo título, que a CIDADE DO FUTURO que será construída atenderá primeiramente o interesse dos construtores, depois, no futuro, quando tudo estiver concretado, lotado de prédios, o trânsito um caos, veremos como fica o PÓS-FUTURO. Como está acontecendo hoje no Horto e no Cidade Nobre, ruas horríveis, bairros sem oferta de cobertura vegetal, sem áreas verdes para que os cidadãos possam viver não no FUTURO, mas no HOJE, com qualidade de vida... Que futuro será esse que nossos construtores pensam para Ipatinga?”
Lívia Andrade
20 de julho, 2023 | 10:00Essas assinaturas são de pessoas residêntes no bairro? Que o jornal entreviste os moradores do bairro em questão. Pois é muito fácil soltar uma matéria com informações assim. A população do bairro Cariru não concorda com essa loucura que a atual prefeitura quer fazer.”
Ana Lucia Paiva
20 de julho, 2023 | 10:00Só esperar os idosos donos das casas falecerem, que os filhos pegam a casa e vende para construtoras erguer arranha céu. Outra coisa, porque só em IPATINGA que NÃO DE PODE NADA. Não cresce, não vai pra frente, não se destaca como uma cidade grande, não pode construir prédios, não pode fazer NADA. O povo daqui, tem que ir conhecer outras cidades a exemplo de Uberlândia, Montes Claros, Divinópolis, Uberaba, até mesmo Governador Valadares. Todas essas cidades não tem a FRESCURA que se tem em Ipatinga. Próxima eleição, o slogan da Ipatinga será. IPATINGA, A CIDADE DO NÃO SE PODE NADA.”
Luiz José Gonçalves
20 de julho, 2023 | 08:47Por uma cidade que realmente seja prensada e construída para todos”
Branca
20 de julho, 2023 | 08:31? mentira que oss moradores desses bairros estão pedindo a verticalização! A nossa luta é para qye parem com a verticalização, pois está trazendo muito transtorno aos moradores, isso é o que às contrutoras querem!”
Branca
20 de julho, 2023 | 08:25E a cidade do futuro, também está associada à destruição do meio ambiente. A mata que circunda os bairros são para conter a poluição da Usiminas e erosão do terreno, visto que o solo de Ipatinga é arenoso. Contruir condomínio na mata é colocar em risco a vida dos animais e dos seres humanos.! Na mata do Horto, tem árvores como Jatoba, Ipatinga e outras que se encontram em extinção. Até quando a ganância do homem vai destruir a natureza? O bairro Horto não comporta mais prédios, é um bairro geograficamente pequeno! Espero que os nossos governantes, tenham consciência quando forem implantar o plano diretor, pois nem tudo que a população quer, é respeitado!”
Antonio
20 de julho, 2023 | 08:12Bairro não tem dono, Se você tem um terreno e com projetos devidamente aprovados deverá ter o direito de construir o seu imóvel .”
José Geraldo
20 de julho, 2023 | 06:42Que papo mais furado este. O que eles e o prefeito querem é fazer um liberar geral e encher os bolsos.”
Carlos Eduardo
19 de julho, 2023 | 18:33??? ??”