19 de julho, de 2023 | 10:23
Polícia suspeita que morte de travesti pode ser vingança, em Ipatinga
Cláudia teria se envolvido em um homicídio em 2019 ao dar fuga ao suspeito na época, autor que foi assassinado neste ano
Reprodução
Cláudia, como era conhecida, morreu a tiros na noite de terça-feira em um bar no Jardim Panorama

O assassinato de uma travesti conhecida pelo nome social "Cláudia", pode ter ligação com dois homicídios ocorridos em Ipatinga anteriormente. José Ranulfo da Costa, de 52 anos, ou Cláudia, como também era conhecido, foi morto a tiros em um bar localizado na rua Serra do Mar, no bairro Jardim Panorama. No atentado praticado por [link https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0108418-uma-travesti-morta-e-uma-mulher-ferida-a-tiros-na-noite-de-tercafeira-em-ipatinga|dois criminosos em uma moto, saiu ferida também uma mulher de 58 anos, atingida por dois tiros.
O crime foi praticado por volta das 19h15 de terça-feira (18), quando os dois assassinos chegaram em uma motocicleta de cor cinza, possivelmente uma Honda Fan. Eles pararam o veículo no outro lado da rua, o passageiro desembarcou e foi em direção à Cláudia. A travesti conversava com M.S., de 58 anos, na calçada em frente ao bar, onde bebiam cerveja.
O assassino aproximou-se e abriu fogo contra a travesti, que morreu na hora. Dois tiros acertaram a outra vítima que saiu correndo para o interior bar na tentativa de buscar refúgio. O autor do crime aproximou-se de Cláudia, sentada em uma cadeira, e disparou um último tiro na cabeça para ter certeza que ela morreria.
Em seguida o marginal voltou correndo para o comparsa que o aguardava e os dois fugiram pela rua Passo Fundo sentido à avenida JK e depois desapareceram, possivelmente rumo ao bairro Caravelas. Uma equipe do SAMU chegou para socorrer as vítimas, porém Cláudia já se encontrava em óbito sentada em uma cadeira.
A mulher que sobreviveu foi socorrida e encaminhada ao Hospital Márcio Cunha. Ela foi atingida na perna direita e no tórax e foi submetida a uma cirurgia para a retirada dos projéteis. A Polícia Militar apurou que a vítima encontra-se bem e, a princípio, sem risco de morte.
Imagens de câmeras confirmam a dinâmica do crime
As equipes da PM conseguiram imagens de câmeras de segurança nas proximidades, que confirmaram a dinâmica do crime mediante as informações repassadas pelas testemunhas. No local, além da perícia da Polícia Civil, compareceu uma equipe da Delegacia de Homicídios de Ipatinga.
Os trabalhos da perícia constataram seis perfurações de entrada e saída de projéteis no corpo de Cláudia, os tiros o tórax e a cabeça. O cadáver da trans foi removido pela Funerária Paraíso para o Instituto Médico-Legal (IML) de Ipatinga.
O Diário do Aço apurou que Cláudia morava no distrito de Cachoeira do Vale, em Timóteo. Ela constantemente ia para a Itália e, segundo um irmão que conversou com a reportagem no local do crime, ultimamente não teria relatado qualquer situação de ameaça sofrida. Não tinha muito contato, mas estive com ela no fim de semana e estava tranquila”, comentou.
Cláudia deu fuga a um suspeito de homicídio em 2019
Apesar desta tranquilidade, a reportagem apurou com fontes da polícia que José Ranulfo, a Cláudia, teria se envolvido em um homicídio em 2019. O crime teria ocorrido em 4 de maio na rua da Comunidade, no Morro do Sossego, no bairro Veneza II, tendo como vítima Diogo de Melo Alves, de 30 anos, conhecido como Carioca.
Cláudia teria ajudado a um dos suspeitos do homicídio, Douglas de Jesus, de 29 anos, a fugir do local do crime, acionando um táxi logo depois do homicídio e ambos foram para o distrito de Revés do Belém, em Bom Jesus do Galho. Neste local a PM conseguiu localizar e prender o suspeito.
Porém, Douglas acabou assassinado a tiros no fim da noite de 18 de março deste ano, conforme divulgou o Diário do Aço na época. A vítima foi executada por dois homens na rua Passos Dourados, no Morro do Sossego, ao lado de uma motocicleta.
O assassinato de Cláudia na noite de terça-feira, no Jardim Panorama, conforme suspeita a polícia, seria desdobramentos destas duas situações. Dois suspeitos de cometerem o homicídio da travesti foram identificados. Informações indicaram que eles iriam vingar a morte de Douglas, pois ficaram sabendo que a travesti havia chegado da Itália havia poucos dias.
Um destes suspeitos, de 28 anos, teria furtado uma motocicleta do sogro, uma Honda Fan de cor escura, e possivelmente essa moto foi utilizada na fuga após a execução de Cláudia. Um outro suspeito, de 36 anos, chegou a ser localizado e encaminhado para prestar esclarecimentos à Polícia Civil. Ele nega ter qualquer envolvimento no crime, que ainda é apurado pela polícia.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Sabe de Tudo
21 de julho, 2023 | 08:14Não pessoal o carioca bateu no Douglas e na esposa dele aí ele foi e matou o carioca junto com a esposa dele que dias antes o carioca tinha batido nos dois na av Macapá em um bar ponto de tráfico a travesti era amiga do Douglas e deu fuga pra ele levando ele pro revés do Belém pra casa de outra travesti a Michele aí a polícia localizou o meliante o Douglas esse que foi executado em março desse ano ou seja a travesti tava envolvida na morte do carioca”
Verdade Crua e Nua
20 de julho, 2023 | 18:46Deixa eu ver se entendi eu, se travesti tivesse ficado calada , apanhado e deixado pra la estava todo mundo feliz e a travesti estaria viva e o carioca também, batendo em muitas outras. KKK faz me rir a lógica”
Soares
20 de julho, 2023 | 07:04Independente se e travesti ou não era uma pessoa que estava envolvida com crime e a mesma coisa vc dirigir a noite com os farois apagodos a chance de vc acidenta e maior que se vc estivesse com os farois acesos”
Luiza
19 de julho, 2023 | 21:41LGBT está de luto por vc amiga”
Illuminati
19 de julho, 2023 | 15:29Tá achando q travesti é bagunça? O feminismo tá tão forte e a masculinidade tão perseguida que os marmanjos tão virando trans pra serem melhor aceitos pela sociedade...e não tem volta...coisa da ONU e das instâncias superiores que bancam a redução populacional, já que com o uso da inteligência artificial bilhões perderão os empregos e será imprevisível o que bilhões de desempregados farão... os caras lá de cima têm pressa em reduzir a população e a inversão da sexualidade humana é uma das metas deles. Se liguem!”
Leitor Assíduo
19 de julho, 2023 | 13:02Parabens ao Diário do Aço pela assertividade nas informações. Essa daí foi copiada na velocidade da luz pelo seu "concorrente". Credo nesse povo, viu. A cara nem queima.”
Verdade Nua e Crua
19 de julho, 2023 | 11:40Deixa eu entender, o travesti anos atrás apanhou do tal carioca, então o travesti e seu homem passou a ameaçar o carioca. Depois mataram o carioca. a polícia prendeu o travesti por homicídio, a justiça soltou o travesti e agora o mesmo travesti foi assassinado. Se a justiça não tivesse sido falha talvez não teria acontecido tantas mortes. Só nessa história temos 3 homicídios.”