16 de julho, de 2023 | 08:00
Médico explica os cuidados necessários com o tempo seco
Arquivo DA
Márcio Rodrigues de Castro reforça sobre a importância da vacinação que está disponível a partir dos seis meses de idade
Silvia Miranda Repórter Diário do Aço 
O tempo seco, condição climática comum durante o inverno, pode prejudicar a saúde e o bem-estar das pessoas. A ausência de chuva, a poluição e a fumaça e fuligem geradas pelas queimadas, agravadas com a poluição industrial, prejudicam ainda mais a qualidade do ar. O médico infectologista Márcio Rodrigues de Castro, que atua em Ipatinga, reforça que este tempo seco, registrado em boa parte do Estado de Minas Gerais, favorece o aumento de doenças respiratórias e fala sobre os cuidados essenciais nesta época do ano.
Ao longo da semana que passou, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou que que houve intensificação da massa de ar seco sobre grande parte do país, mantendo o tempo firme (praticamente sem nuvens), favorecendo não só para o aumento das temperaturas como também para o declínio dos índices de umidade em grande parte de Minas Gerais.
O médico infectologista Márcio Rodrigues de Castro explica que nesta época do ano o ar fica mais seco, mais frio e mais poluído. E isso aumenta o ressecamento da pele, dos olhos e da mucosa respiratória. E temos então o aumento de doenças infecciosas, pelo contato mais próximo entre as pessoas, pois há mais aglomeração em ambientes fechados, com menor circulação de ar”, explica.
Cuidados
O primeiro cuidado no período seco é com relação à ingestão de líquidos, hidratar bastante o corpo, hidratar também a pele com uso de cremes e quando há indicação médica o uso de colírio para os olhos, no caso de doenças oculares, e soro fisiológico para lavar o nariz. Deixar os ambientes da casa abertos, ventilados e com sol. Além de fazer atividades físicas ao ar livre e o uso de umidificadores e toalhas e baldes com água nos quartos, na hora de dormir, também pode ajudar a deixar o ambiente mais úmido”, detalha.
Crianças
Ainda conforme o médico, o tempo seco pode ser ainda mais perigoso para as crianças, devido a maior vulnerabilidade dos pequenos para as doenças respiratórias. Todos que tiverem condições de tomar a vacina contra gripe e contra a covid nos casos indicados devem tomar, porque a vacinação é muito importante. Além disso muito líquido, hidratação e manter os ambientes abertos”, alerta.
Alimentação
A alimentação é outro fator importante para se proteger neste tempo de baixa umidade. Além do consumo de líquidos, as frutas também ajudam neste processo de hidratação e é preciso reduzir a ingestão de alimentos calóricos. Lembrar sempre de manter uma alimentação saudável e a hidratação, além disso a vacinação é essencial e está disponível para todos, a partir de seis meses de idade, nos postos de saúde”, reforça.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]