EXPO USIPA 2025 - 728X90

14 de julho, de 2023 | 07:50

Reforma do pavimento na ponte metálica será concluída sábado, afirma Dnit

Com isso, o fluxo de veículos no local terá restrição novamente

Divulgação
Falta ainda a aplicação do asfalto na ponte metálica Falta ainda a aplicação do asfalto na ponte metálica
Tiago Araújo - Repórter Diário do Aço
A recuperação da pavimentação sobre o tabuleiro da ponte metálica sobre rio Doce, na BR-458, entre Santana do Paraíso e Caratinga, está marcada para ser concluída neste sábado (15). A informação foi confirmada ao Diário do Aço, nesta quinta-feira (13), pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Com isso, o fluxo de veículos no local terá restrição novamente.

Em nota, o Dnit afirmou que no sábado anterior (8), conforme previsto, o asfalto da ponte metálica sobre o rio Doce, no km 139,8 da BR-458, foi fresado, com o objetivo de restaurar o pavimento que está danificado. “O Dnit informa que no próximo sábado o serviço no pavimento será concluído com a aplicação do asfalto. Haverá a necessidade de interferências no fluxo de veículos, durante todo o dia”, avisou.

Alvo de reclamações
Conforme já noticiado, a ponte metálica era alvo constante de reclamações de motoristas, devido à quantidade de ondulações e buracos naquele equipamento, que geravam riscos de acidentes. Com isso, o Dnit realizou entre sábado (8) e segunda-feira (10) a primeira etapa da restauração do pavimento na ponte, que foi a fresagem. Uma faixa central também foi pintada na pista. Durante esses serviços, o trânsito fluiu no sistema “pare e siga”, o que gerou uma longa fila de veículos, conforme foi noticiado.

Problema antigo
Em dezembro de 2015, o Diário do Aço noticiou que a situação da ponte metálica já estava ruim, com buracos no asfalto sobre o tabuleiro de aço. Em diversos pontos, a massa asfáltica não existia e restava somente a chapa metálica à mostra da ponte. No dia 2 de novembro de 2020, outra notícia sobre a situação da estrutura foi divulgada.

Já no dia 5 de novembro de 2020, o Dnit realizou obras paliativas no local para tapar os buracos ao longo da ponte, conforme noticiado à época. No entanto, no dia 18 de fevereiro deste ano, o Diário do Aço noticiou novamente a situação da ponte, que apresentava ainda irregularidades em sua estrutura, sendo alvo de críticas por parte dos motoristas.

50 anos de uso
A ponte metálica foi fabricada pela Usiminas Mecânica e inaugurada em 1970, com a presença do então presidente da República, general Emílio Garrastazu Médici. Desde então, o fluxo de veículos na ponte só aumentou, principalmente, com o avanço do desenvolvimento socioeconômico do Vale do Aço, que passou a contar com a instalação de grandes empresas nas cidades da região. Atualmente, o tráfego de caminhões de grande porte pelo local é apontado como um dos fatores que encurtam a vida útil do recapeamento.

Publicado anteriormente:
Ponte metálica sobre o rio Doce receberá recapeamento a partir de sábado

Reforma da pavimentação na ponte metálica à espera da pavimentação

Fila gigante, por causa de reforma na ponte metálica

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário