
14 de julho, de 2023 | 07:50
Reforma do pavimento na ponte metálica será concluída sábado, afirma Dnit
Com isso, o fluxo de veículos no local terá restrição novamente
Tiago Araújo - Repórter Diário do AçoA recuperação da pavimentação sobre o tabuleiro da ponte metálica sobre rio Doce, na BR-458, entre Santana do Paraíso e Caratinga, está marcada para ser concluída neste sábado (15). A informação foi confirmada ao Diário do Aço, nesta quinta-feira (13), pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Com isso, o fluxo de veículos no local terá restrição novamente.
Em nota, o Dnit afirmou que no sábado anterior (8), conforme previsto, o asfalto da ponte metálica sobre o rio Doce, no km 139,8 da BR-458, foi fresado, com o objetivo de restaurar o pavimento que está danificado. O Dnit informa que no próximo sábado o serviço no pavimento será concluído com a aplicação do asfalto. Haverá a necessidade de interferências no fluxo de veículos, durante todo o dia”, avisou.
Alvo de reclamações
Conforme já noticiado, a ponte metálica era alvo constante de reclamações de motoristas, devido à quantidade de ondulações e buracos naquele equipamento, que geravam riscos de acidentes. Com isso, o Dnit realizou entre sábado (8) e segunda-feira (10) a primeira etapa da restauração do pavimento na ponte, que foi a fresagem. Uma faixa central também foi pintada na pista. Durante esses serviços, o trânsito fluiu no sistema pare e siga”, o que gerou uma longa fila de veículos, conforme foi noticiado.
Problema antigo
Em dezembro de 2015, o Diário do Aço noticiou que a situação da ponte metálica já estava ruim, com buracos no asfalto sobre o tabuleiro de aço. Em diversos pontos, a massa asfáltica não existia e restava somente a chapa metálica à mostra da ponte. No dia 2 de novembro de 2020, outra notícia sobre a situação da estrutura foi divulgada.
Já no dia 5 de novembro de 2020, o Dnit realizou obras paliativas no local para tapar os buracos ao longo da ponte, conforme noticiado à época. No entanto, no dia 18 de fevereiro deste ano, o Diário do Aço noticiou novamente a situação da ponte, que apresentava ainda irregularidades em sua estrutura, sendo alvo de críticas por parte dos motoristas.
50 anos de uso
A ponte metálica foi fabricada pela Usiminas Mecânica e inaugurada em 1970, com a presença do então presidente da República, general Emílio Garrastazu Médici. Desde então, o fluxo de veículos na ponte só aumentou, principalmente, com o avanço do desenvolvimento socioeconômico do Vale do Aço, que passou a contar com a instalação de grandes empresas nas cidades da região. Atualmente, o tráfego de caminhões de grande porte pelo local é apontado como um dos fatores que encurtam a vida útil do recapeamento.
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