13 de julho, de 2023 | 16:58
Proposta de criação da Universidade Federal do Vale do Aço recebe apoio de três ministros
Os ministros, da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, de Planejamento, Simone Tebet, e de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participaram em Belo Horizonte, na noite de quarta-feira (12), da plenária estadual do Plano Plurianual Participativo, 2024-2027.
Entre as propostas debatidas, está a criação da Universidade Federal do Vale do Aço, apresentada pelo analista de políticas públicas, Leonardo Patrick, na plataforma Brasil Participativo, que recebeu até o momento, o maior número de votos das propostas apresentadas no estado de Minas Gerais, e figura em 16ª posição das propostas que integram a temática nacional da educação.
A proposta, que vem sendo debatida coletivamente em diversos espaços institucionais, já havia sido levada a Brasília no mês de abril, foi elaborada por um grupo de trabalho constituído ainda no fim do ano passado e recebeu apoio de movimentos sociais, segmentos da sociedade civil e empresariais, como foi o caso da Agenda de Convergência do Vale do Aço coordenada pela Fiemg Vale do Aço, com presença de 64 entidades.
Durante a plenária estadual do PPA em Minas Gerais, a proposta foi entregue individualmente aos ministros, com a presença da ex-vereadora de Ipatinga e chefe de gabinete do Ministério do Trabalho, Lene Teixeira, e defendida pela professora Reny Batista, coordenadora do pré-vestibular comunitário Educafro, que destacou a importância da criação da Universidade para geração de oportunidades para a juventude e como propulsora do desenvolvimento regional do Vale do Aço.
Divulgação
A proposta foi entregue aos ministros e defendida pela professora Reny Batista, coordenadora do pré-vestibular comunitário Educafro
A proposta foi entregue aos ministros e defendida pela professora Reny Batista, coordenadora do pré-vestibular comunitário Educafro
Repactuação
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enquanto coordenador do setor mineral, voltou a reiterar seu apoio em garantir que recursos da repactuação sejam empenhados para criação da Universidade Federal do Vale do Aço.
A ministra de planejamento, Simone Tebet, se comprometeu em levar ao ministro Camilo Santana, a criação da Universidade Federal do Vale do Aço, como a prioridade para educação pública superior no estado de Minas Gerais.
Prevista para encerrar nesta sexta-feira (14), a votação na plataforma Brasil Participativo permanece aberta até às 22h de domingo (16).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Madruga
15 de julho, 2023 | 13:31? melhor ter universidades do que armas !”
Jocélio de Abreu e Silva
14 de julho, 2023 | 13:04Mais um centro de doutrinação de alunos q está a caminho. Infelizmente hoje estudar em UF q era um sonho ,se tornou um pesadelo para os pais de muitos jovens. Quem puder evite! Faça um curso técnico e vai ganhar seu dinheiro.”
Márcio
14 de julho, 2023 | 11:10Promessas ou não , dicutir é preciso e necessário.”
Sivio Investigador
14 de julho, 2023 | 10:22Antes era a estrada que liga cava grande a sao Jose do goiabal foi muitas falsas promessa que durou uns 40 anos . So fez a estrada devido verba da renova.como agora a estrada esta quase concluida a promessa e universidade federal .o povo vai ouvir sempre este falsa promessa.”
Vanda Conceição Souza Alvarenga
14 de julho, 2023 | 10:05Parabéns ao Léo Patrick e a todos os apoiadores dessa proposta. Deus está no comando e vibraremos na frequência máxima, pra que esse sonho se concretize. Já deu certo! ?”
Joanas
14 de julho, 2023 | 07:13E comum quando eleicao vai se aproximando aparecer essas falsas promessas nossa regiao ta cansado disto”
Paulo
13 de julho, 2023 | 20:14Vamos torcer e acreditar, o vale do aço merece. Parabéns Leo Parrick pelo empenho.”
Tião Aranha
13 de julho, 2023 | 19:12Ano que vem tem eleição. É normal começar a aparecer as promessas. Risos.”
Plínio
13 de julho, 2023 | 18:56Kkkkkk quem acredita?? Desde que me entendo por gte falam em duplicar essa BR horrorosa e trazer federal para esse Vale tudo”