PREF IPATINGA IPTU 2025

13 de julho, de 2023 | 07:25

Administração de Ipatinga e PM Ambiental indicam canais para denunciar queimadas

Enviada por leitor
Fotografia, feita por um morador, mostra área de vegetação queimada na avenida José Raimundo, no bairro Granjas VagalumeFotografia, feita por um morador, mostra área de vegetação queimada na avenida José Raimundo, no bairro Granjas Vagalume

Danos à saúde, fuligem, mortalidade de animais, odor desagradável, todas essas situações podem ser apontadas como consequência das queimadas, sejam elas em lotes vagos ou áreas de vegetação nas encostas. E é justamente durante o período de estiagem, principalmente entre os meses de junho e outubro, que o número de incêndios cresce. Na maioria das vezes o fogo é proveniente da ação humana. Ainda há pessoas que adotam as queimadas como uma forma de eliminar o mato.

No bairro Bethânia, em Ipatinga, por exemplo, um morador e sua família têm padecido com os impactos gerados pelas queimadas, o principal deles é a sujeira. “Aqui no final do Bethânia a gente tem sofrido muito, é fuligem que cai na casa da gente. A fumaça sobe”. Tirar os pontinhos pretos espalhados pelo chão já virou rotina. “Acaba o fogo, mas tem as sujeiras nos telhados. É um serviço de ‘formiguinha’”, relatou. Sem saber o que fazer, o homem procurou a reportagem pedindo que esclarecesse os canais disponíveis para realizar denúncias.

Segundo a administração de Ipatinga, a fiscalização dessas queimadas é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Eles têm o papel de monitorar e tomar medidas para coibir esse tipo de prática prejudicial ao meio ambiente e à saúde pública”, afirmou a nota enviada ao DA. Em seu texto, o governo municipal ressaltou a importâncias de os cidadãos denunciarem os incêndios provocados pela ação humana para que as devidas providências sejam tomadas. “Encorajamos os cidadãos a denunciar casos de queimadas, fornecendo informações às autoridades competentes”.

Para denunciar casos de queimadas em Ipatinga, segundo o Executivo, existem canais específicos disponíveis. “A população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou com a Defesa Civil pelo número 199. Essas instituições estão preparadas para receber as denúncias e acionar as equipes adequadas para o atendimento e combate às queimadas”, informou. A administração mencionou ainda que além da fiscalização e das ações de combate, também realiza um trabalho educativo e de orientação para a conscientização da população.
Enviada por leitor
Conviver com a fuligem tem sido constante na casa de um morador do bairro Bethânia, em Ipatinga Conviver com a fuligem tem sido constante na casa de um morador do bairro Bethânia, em Ipatinga

Crime e infrações
O tenente Marcelo Godoi, comandante do 1º Pelotão de Meio Ambiente em Ipatinga, entrevistado pela reportagem do Diário do Aço, esclareceu que algumas atitudes praticadas culturalmente são classificadas pela lei como crimes e/ou infrações ambientais. “No caso das queimadas as penalidades podem variar de multas até prisão do responsável”, explicou.

De acordo com o militar, algumas práticas costumeiras do dia a dia de alguns podem acabar em grandes incêndios. “Ocorre que o mau hábito de queimar o lixo ou folhas secas decorrentes da varrição de quintal pode, através das condições ambientais, sair do controle e se propagar por áreas de vegetação queimando hectares e mais hectares de matas, lotes e terrenos”, alertou.

O comandante ainda reforçou os canais para denúncias, com destaque para o 181. “O canal de denúncias para ocorrências envolvendo queimadas e incêndios em casos emergenciais é o 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil Municipal), em se tratando de denúncias, o canal é o 181. Através desse atendimento, o cidadão, fornecendo informações precisas, possibilitará de forma anônima e segura que a polícia compareça ao local do fato para tomar as providências cabíveis em cada caso”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Joanas

13 de julho, 2023 | 13:24

“Denunciar e importante mais importante ainda e punir os culpados que nunca acontece nada com eles.”

Incêndios Criminosos

13 de julho, 2023 | 12:46

“Cidade Nova em Santana tem queimada todo dia as crianças e idosos já não aguenta mais. Não adianta contato com a polícia nem mesmo vão ao local. O que fazemos????”

Cidadão

13 de julho, 2023 | 10:19

“Esses telefones citados não funcionam.”

Saravejo

13 de julho, 2023 | 10:08

“O Rodrigues tá certo... é uma instituição jogando para a outra... e o fogo continua sempre nos mesmos lugares. Se chamarem os vizinhos de forma reservada pra conversar eles dão nome, sobrenome e endereço de quem sempre causa queimadas... não é nem muito difícil!!!”

Rodrigues

13 de julho, 2023 | 09:11

“Parabéns pela matéria,mas como sempre, ainda ficamos sem saber realmente a quem recorrer,pois se ligamos para os bombeiros,eles simplesmente dizem que seus veículos estão empenhados e não tem como atender ( digo pq já aconteceu), se ligamos para o 190, dizem que é com os bombeiros. O correto mesmo seria a administração de Ipatinga,criar uma equipe que pudesse fiscalizar e autuar,e que funcionasse no período da estiagem, onde o número de incêndios é enorme. Seguindo o mesmo critério da Cenibra que possuí nessa época uma brigada para combater os incêndios. Falta um pouco de boa vontade ( para não falar inteligência) do poder municipal em relação ao combate às queimadas.”

Jose

13 de julho, 2023 | 07:37

“Sugestão melhor que esta não existe: divulgar nos jornais, redes sociais, que haverá recompensa, quem sabe uns 5 mil reais em dinheiro para quem denunciar em segredo nome e endereço. Descoberto o bandido, e provado ser o criminoso, quem denunciou receberia a recompensa. Aí sim, muita gente que sabe quem são, vai denunciar.”

Envie seu Comentário