12 de julho, de 2023 | 10:17

Aprovada lei na Câmara de Ipatinga que assegura aos pais de autistas direito de enviar lanches para a escola

Divulgação
Medida discutida e aprovada no Legislativo visa evitar que crianças com seletividade alimentar tenham sofrimento com a alimentação oferecida pelas escolasMedida discutida e aprovada no Legislativo visa evitar que crianças com seletividade alimentar tenham sofrimento com a alimentação oferecida pelas escolas

Entre 45 e 75% das crianças que estão dentro do espectro autista (TEA) têm alguma dificuldade em relação à alimentação, dificuldade em relação à escolha dos alimentos e a dinâmica dos momentos de refeição. Visando uma solução, um projeto de lei aprovado em primeira votação na tarde de terça-feira, (11), na Câmara de Ipatinga, dá a garantia que alunos com TEA possam levar seus próprios lanches para a escola.

“Uma das dificuldades alimentares se refere à rigidez comportamental, levando o aluno a uma alimentação monótona ,assim como pode haver alterações da sensibilidade tátil, podendo levar o aluno a ter rejeição por determinados alimentos, desta forma, e em respeito às individualidades, a proposta contempla que cada família possa enviar o lanche dos alunos com seletividade, caso desejem”, explicou o autor do projeto, vereador Avelino Cruz.

Ele fez questão de reiterar que reconhece o padrão nutricional das merendas servidas pelas escolas, mas que, no caso de alunos com TEA, a situação é delicada e caberá à cada família optar pela alimentação que cause menos transtorno ao aluno.

Seletividade alimentar é o ato que a criança (ou o adulto) tem de rejeitar alguns alimentos ou grupos alimentares, gerando muitas vezes, desinteresse pela comida, falta de apetite ou até náuseas e vômitos.

Para a criança ter o direito, ela precisa ter laudo devidamente assinado por profissional capacitado junto à Secretaria Municipal de Educação, ou junto à Escola.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Mae Atípica

12 de julho, 2023 | 16:36

“João Pagador de Impostos você além de discriminados e mau informado crianças que estudam em tempo integral em creches por exemplo fazem uso.do cardápio da própria escola e várias ou não se alimentam ou se alimentam mau porque não se adaptam ao cardápio fornecido pelo creche e escola se informe mais leia mais antes de comentar bobagens leia sobre autismo e seletividade alimentar antes de abrir a boca pra fazer. crítica destrutiva a quem só fez ajudar e toda criança deve ser sim protegida e cuidada tá no ECA ...vc sabe o que e ECA ? Aposto que não vou deixar então que pesquise para sua reflexão”

Gildázio Garcia Vitor

12 de julho, 2023 | 14:21

“Excelente e necessária medida!
Parabéns e obrigado ao Vereador Avelino Cruz pelo projeto e aos demais Vereadores pela aprovação. Por trabalhar com alunos autistas, sei, pelo menos em parte, das dificuldades dessas crianças e adolescentes na mudança de rotina no seu dia a dia.”

João Pagador de Impostos

12 de julho, 2023 | 14:04

“Qual a necessidade disso? É proibido a criança levar seu próprio alimento? A próxima lei será obrigar os municipios a fornecer alimentação especial. Vai vendo. Estamos criando categorias especiais demais, com direitos demais, proteção demais. Tudo em excesso faz mal e alguém tem que pagar a conta. O que aprendi é que tudo em excesso gera efeito contrário do que se pretendia. Que fique para reflexão.”

Envie seu Comentário