12 de julho, de 2023 | 07:00

Empresas reclamam de instabilidade no sistema de emissão de Notas Fiscais do estado

Arquivo DA
Várias empresas do Distrito de Timóteo estariam com cargas paradas no pátio devido ao problemaVárias empresas do Distrito de Timóteo estariam com cargas paradas no pátio devido ao problema
Silvia Miranda – Repórter Diário do Aço
Representantes de empresas do setor metalomecânico, no Distrito Industrial de Timóteo, reclamam da suspensão do serviço de emissão de nota fiscal eletrônica da Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG). O serviço está indisponível desde o início deste mês de julho, e já teria passado por inconsistências várias vezes neste ano.

Um representante de uma empresa, que prefere não se identificar, afirma que o problema estaria limitando muito os serviços de emissão de notas e causando prejuízo. Várias empresas do Distrito de Timóteo estariam com cargas paradas no pátio, pois precisam da nota para repassar às transportadoras no prazo de 24 horas, para fazer o protocolo de registro de saída.

O atraso na entrega da produção gera também demora no recebimento do pagamento, que geralmente só é feito após o recebimento da nota. A única opção dada pela SEF-MG é um serviço provisório de emissão de notas, chamado de ambiente de contingência, disponível desde o dia 1º de julho, dando condições para que todos cumpram suas obrigações em relação à emissão de notas fiscais.

Mas os empresários contestam a informação da SEF, alegando que a alternativa não atende às necessidades da indústria, que fica em falta com seus clientes e não consegue enviar a produção por meio de transportadoras.

Detran
Também houve reclamações por parte de pessoas que precisavam dar andamento ao emplacamento de veículos novos. Com o sistema travado, não era possível emitir os documentos necessários para a liberação dos emplacamentos.

Atualização da plataforma
Por meio de nota, a Superintendência de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-MG), informou ao Diário do Aço que o sistema de emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e) passava nesta terça-feira por um período de instabilidade devido ao processo de migração e atualização da plataforma.

“O referido ambiente de contingência ficará ativo, até que o sistema da SEF/MG esteja 100% estável novamente. As equipes de tecnologia têm se empenhado para estabelecer a necessária normalidade do sistema que, com migração, passará a ter um ambiente com maior disponibilidade, segurança e desempenho”, diz a nota.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Junio da Silva Damasceno

20 de julho, 2023 | 08:14

“A instabilidade persiste até hoje 20/07/2023. Gerei uma NFA em 14/07/2023 ela subiu para a base estadual para consulta ontem 19/07/2023, mas ainda não subiu para a base nacional. Sou de Divinópolis e fiz uma venda pelo ecommerce em Marketplace e preciso entregá-la pelos correios, meu envio está em atraso por problema no sistema que persiste há mais de 2 semanas.”

Consumidor

12 de julho, 2023 | 22:01

“Enquanto algumas empresas reclamam a falta e dificuldades para emitir 1 nota fiscal, tem algumas q estão no compasso da sonegação.”

Envie seu Comentário