11 de julho, de 2023 | 16:18

Ex-prefeito Robson Gomes recorre de condenação por fraude em licitação

Prefeito de Ipatinga entre os anos de 2009 e 2012, pelo antigo Partido Popular Socialista (PPS), atual Cidadania, Robson Gomes anuncia que seu advogado já recorre da decisão da Justiça de primeira instância, que o condenou, em uma Ação Civil Pública de autoria do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em função de seu envolvimento com uma fraude em licitação, quando da celebração de contrato com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia (Fundação Eduardo Azeredo), em 2012.

Conforme nota divulgada pelo MP, “a justiça condenou o ex-prefeito à pena de três anos de detenção e multa, substituída por prestação de serviço à comunidade e pecuniária. Ele também deverá reparar os danos coletivos, no valor de R$ 2.949.999,19, devidamente atualizados”.

Segundo apurado, na época, o ex-prefeito, mediante dispensa de licitação, contratou a fundação para fornecimento de sistema de gestão eletrônica de educação, implantação, treinamento, manutenção, atualização, arquivamento, processamento de dados e suporte mensal. O contrato foi firmado no valor global de R$ 3.031.000.00.

Contudo, conforme a denúncia, a contratação apresentou diversas irregularidades. O MPMG apontou a ausência de avaliação quanto à necessidade ou utilidade do serviço contratado, uma vez que os próprios servidores municipais não tiveram acesso ao procedimento licitatório, nem ao novo sistema que seria implementado. Além disso, foi apurado que já existia no município de Ipatinga um sistema de gerenciamento da educação, que era eficiente, não havendo necessidade de substituição.

“O procedimento administrativo apresentava vícios desde a sua origem, a começar pela justificativa de preço, que foi forjada pelos denunciados”, acrescenta trecho da denúncia. Perícia técnica realizada pelo MPMG concluiu que a justificativa de preço da dispensa foi fraudada visando justificar a contratação direta da Fundação Renato Azeredo, em valor superfaturado, o qual, inclusive, foi quitado antecipadamente, no dia da assinatura do contrato.

De acordo com o MPMG, o então prefeito, de forma totalmente inusual e extraordinária, assinou, ele mesmo, sozinho, todos os atos do processo licitatório, inclusive a solicitação de compras, o contrato e a ordenação de despesas decorrentes, o que permitiu o enriquecimento ilícito da fundação e ocasionou prejuízo ao erário do município de Ipatinga.

O então secretário municipal de Educação de Ipatinga, também denunciado por envolvimento na fraude, foi absolvido pela Justiça, a pedido do MPMG, que considerou insuficientes as provas para sua condenação.

Recurso
Procurado pela reportagem do Diário do Aço na tarde desta terça-feira (11), Robson Gomes informou que assim que houve a condenação, o seu advogado interpôs recurso contra a decisão do juízo de primeiro grau. “Isso é relativo a um contrato firmado em 2012, portanto passados 11 anos eu não me lembro de tantos detalhes. Eu terei uma conversa com meu advogado e posteriormente irei me pronunciar acerca da acusação que o MP me faz”, disse o ex-prefeito.

História
Robson Gomes foi eleito vereador na eleição de 2008 e virou presidente da Câmara Municipal de Ipatinga em 2009. Acabou assumindo a Prefeitura de Ipatinga, em meio a um cenário turbulento. Em fevereiro daquele ano, o prefeito Sebastião Quintão (PMDB) teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, por abuso do poder político e poder econômico.

Antes, o vencedor da eleição de 2008, Chico Ferramenta (PT), foi impedido de tomar posse como prefeito, por causa de processos na Justiça Eleitoral. Por isso, o cargo foi assumido pelo segundo colocado, Quintão, também impedido depois de ficar no cargo pela segunda vez. Na condição de prefeito interino, Robson Gomes disputou a eleição extemporânea e saiu vencedor do pleito realizado em 30 de maio de 2010.

Já publicado sobre o ex-prefeito:
Ex-prefeito de Ipatinga, Robson Gomes afirma: ''fui sim o dono da caneta''
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Zé Doido

12 de julho, 2023 | 13:59

“Esse será o mesmo destino do Gugu Dadá daqui a alguns anos, isso que dá, aceitar ser fantoche pra se chegar ao poder, infelizmente pra nós munícipes de Ipatinga, 10 anos depois a história se repete, em 2010 com o Robson e em 2020 com o Gustavo, só mudaram os coadjuvantes, porque os atores principais, os que realmente são os donos da caneta, esses nem aparecem, aí sobra para os trouxas que as usam apenas pra assinar suas confissões de culpa.”

Joanas

12 de julho, 2023 | 08:13

“Apesar nao temos nada a comemorar com todos os prefeitos que passaram Nesta prefeitura devido desvio de recursos mas Robson foi um pessimo administrator da prefeitura.”

Dep João Plenário

11 de julho, 2023 | 22:47

“Político sempre morre devendo à justiça injusta desse país...pobrezinhos, criaturas inocentes e mal compreendidas que sofrem toda sorte de calúnias e difamação ao exercerem o nobre ofício de governar e administrar honestamente o erário público...por isso toda homenagem e reconhecimento a esses nobres patriotas ainda é pouco...”

Getúlio Pena

11 de julho, 2023 | 22:16

“Vai ficar condenado a devolver aos cofres públicos, até morrer, como tem acontecido, com os condenados a devolver ao erário, morrem e não se fala mais nisso, virá tabu.”

Jota

11 de julho, 2023 | 16:47

“Esta fundação Renato Azeredo é da família do ex-governador Eduardo Azeredo?
Será que o MP vai acioná-los também?”

Pp

11 de julho, 2023 | 14:27

“Isso é que deu, deixar um ex Delegado mandar,um filho de ex Delegado e ex Vereador de Fabriciano e um Delegado hoje Ministro!
Agora aguenta!”

Marley

11 de julho, 2023 | 14:14

“Como que esse indivíduo vai arrumar 3 milhões para devolver aos cofres do município . Aínda perdem tempo para fazer uma condenação dessa .
A situação tá complicada .
Será que aquele parceiro vai ajudar nessa despesa . Quem sabe né .”

Guima

11 de julho, 2023 | 10:45

“Ipatinga ja teve o João Magno condenado mensalão, Chico Ferramenta condenado por improbidade administrativa, Na gestão passada 7 Vereadores de Ipatinga foram presos por manipular salários da Câmara
Agora este ex prefeito Robison condenado.. Não é normal isto
A Cidade esta totalmente sem representante nas esferas federais e Estadual.”

Envie seu Comentário