11 de julho, de 2023 | 09:55

UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Márcio Cunha completa 20 anos

Divulgação
A unidade possui atualmente 20 leitos, dos quais, 15 deles neonatal e 5 leitos para atendimento pediátricoA unidade possui atualmente 20 leitos, dos quais, 15 deles neonatal e 5 leitos para atendimento pediátrico

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica do Hospital Márcio Cunha (HMC) celebra, neste mês de julho, 20 anos de atuação. A unidade possui atualmente 20 leitos, dos quais, 15 deles neonatal e 5 leitos para atendimento pediátrico.

Ao longo de 10 anos, a unidade contabilizou um índice positivo, com taxa de sobrevivência de 96% para pacientes com peso a partir de 1,5 kg. A UTI, que é referência para mais de 800 mil habitantes em mais de 35 municípios do Leste de Minas Gerais é reconhecida pelo carinho dos profissionais que se dedicam aos cuidados especiais e humanizado aos pacientes. Os dados constam em nota divulgada nesta terça-feira (11) pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX).

Para o responsável técnico da Unidade, o pediatra intensivista Marcus Vinícius Alvim de Oliveira, que assiste à unidade desde a sua implantação, em 2003, a UTI além de contar com uma equipe qualificada, dispõe de uma estrutura de alta tecnologia e contabiliza procedimentos de alta complexidade realizados com êxito.

“Além de crescer no aumento da sobrevida de prematuros ao longo desses vinte anos, a qualidade do trabalho desenvolvido na unidade colocou o HMC em destaque nacional, com representatividade na Associação de Medicina Intensiva Brasileira, entre publicações de artigos científicos em congressos brasileiros de grande destaque”, celebra Marcus Vinícius.

Os cuidados e a evolução dos bebês prematuros e crianças com necessidades de cuidados especiais são acompanhados por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiras, técnicos em enfermagem, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos; e conta, ainda, com o auxílio de equipamentos modernos para garantir todo o suporte necessário a bebês prematuros com dificuldades respiratórias, e no tratamento de doenças graves e na recuperação cirúrgica dos pacientes. A UTI conta ainda com o auxílio de equipamentos modernos, como incubadoras, ventiladores mecânicos, ultrassons portáteis, berços aquecidos, monitores de pressão arterial e monitores de sinais vitais que contribuem para a eficácia e excelência do tratamento prestado aos pacientes.

Assistência Humanizada

Outro diferencial da UTI Neonatal e Pediátrica do HMC é o acolhimento e cuidado com o binômio, mãe e recém-nascido. O método canguru é uma das ações aplicadas. A prática, utilizada no HMC e grandes maternidades do mundo, é realizada quando o prematuro é colocado junto à mãe, pele a pele, coberto e encaixado apenas com uma faixa presa ao avental da mãe.

Durante o mês dedicado à prematuridade, Novembro Roxo, a equipe de psicologia da UTI produz cartas, que trazem a coleta de impressão plantar dos bebês, com mensagens de estímulo para as mamães. Para tornar o período de internação mais tranquilo e humanizado, a equipe da unidade prepara mimos e adereços para os bebês, como tiaras e toucas, além oficinas de produção de vestimentas especiais, como capas de super-heróis e fantasias e comemorações pelo mês de vida.
Divulgação
 Estefany Lorraine da Silva, mãe dos trigêmeos, comemora acolhimento que teve na unidade hospitalar Estefany Lorraine da Silva, mãe dos trigêmeos, comemora acolhimento que teve na unidade hospitalar

Entre as experiências vivenciadas na unidade, a recém-chegada dos trigêmeos, Abraão, Emanuel e Maria Helena, nascidos há uma semana no HMC, está entre as grandes histórias que a UTI Neo Pediátrica soma para as memórias futuras do hospital.

“O carinho e o atendimento que eu e meus filhos estamos recebendo de toda a equipe do HMC está sendo muito importante para a adaptação nessa nova fase.”, reconhece Estefany Lorraine da Silva, mãe dos trigêmeos.

O Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, tem 58 anos de atuação e é referência para mais de 840 mil habitantes de 35 municípios da região leste de Minas Gerais. Ao todo, são três unidades de atendimento, uma delas é exclusiva para tratamento oncológico.

70% SUS

A instituição é credenciada para atendimentos de alta complexidade e prestação de serviços nas áreas de ambulatório, pronto-socorro, medicina diagnóstica, ensino e pesquisa, terapia intensiva adulta, pediátrica e neonatal, urgência e emergência, terapia renal substitutiva, alta complexidade cardiovascular, oncologia adulto e infantil, entre outros. Do total de atendimentos do hospital, 70% são feitos pelo SUS. Com isso, é considerado o 5º em números de internações pelo SUS em Minas.

“A evolução continuada dos seus processos e a incorporação tecnológica são partes indissociáveis do HMC, que se tornou a primeira entidade hospitalar do Brasil a obter o certificado de Acreditação com Excelência, concedido pela Instituição Nacional de Acreditação (ONA). A partir de 2015, passou a integrar o seleto grupo de hospitais a possuir a certificação internacional da Det Norske Veritas International Accreditation Standard (DIAS/NIAHO), patamar alcançado por apenas seis instituições brasileiras. Em 2019, tornou-se o primeiro Hospital do Brasil a conquistar o Prêmio HIMSS Elsevier Digital Healthcare Awards, dedicado a validar a excelência no uso de informações e tecnologia para melhorar a qualidade da saúde, o cuidado e a segurança do paciente. Em 2021 a unidade conquistou essa recertificação. E está classificado pela revista norte-americana Newsweek entre as melhores unidades hospitalares do Brasil”, conclui a nota divulgada pela FSFX.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário