10 de julho, de 2023 | 18:00

Polícia Civil instaura inquérito para investigar caso do cão arrastado por moto

Reprodução de vídeo
Caso aconteceu no último fim de semana e repercutiu nas mídias sociais Caso aconteceu no último fim de semana e repercutiu nas mídias sociais

Um vídeo publicado nas mídias sociais, no fim de semana, gerou comoção entre os moradores do Vale do Aço. Um motociclista foi flagrado, na tarde de sábado (8), em cima de uma moto arrastando um cão da raça poodle pela guia na avenida Carlos Edmundo Landaeta, no bairro Cidade Nova, em Santana do Paraíso. Diante da repercussão e da intensa cobrança da população por uma punição, o caso ganha um novo capítulo. De acordo com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a situação filmada por populares será investigada pela Delegacia Regional de Ipatinga.

“A PCMG informa acerca dos fatos que foi instaurado o Inquérito Policial, com investigações em andamento para o completo esclarecimento do crime de maus-tratos a animais, artigo 32 da Lei 9605/1998, tendo como previsão de pena de 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda do animal”, informou a nota enviada ao Diário do Aço.

Entenda o caso
Na tarde de sábado, as pessoas que trafegavam no sentido Ipatinga ao bairro paraisense perceberam que um homem em uma motocicleta arrastava um cão pela guia. Nas imagens divulgadas, era possível perceber que o animal não conseguia correr e era puxado ao longo da avenida. Em um dos vídeos uma mulher chega a afirmar que o animal estava sangrando.

A situação gerou indignação e revolta a quem presenciou o fato. O motorista de um dos carros fechou a passagem do motociclista e o obrigou a tirar o bicho do asfalto. Houve um princípio de bate-boca entre o homem que estava com o cão e as pessoas que alertavam sobre o erro.

A partir da repreensão da população, o homem desamarrou o poodle da moto, colocou no colo sobre o tanque da motocicleta e tentou viagem. Houve uma certa dificuldade e uma mulher apareceu para segurar o cão.

Crime
Maus-tratos aos animais é considerado um crime. A pena para esse tipo de crime vai desde multa de um a 40 salários mínimos por animal, até a prisão. Na esfera penal, o crime é previsto pelo artigo 32 da lei nº 9.605, com alteração da Lei nº 14.064/2020, prevendo pena de reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. Em caso de morte do animal, a pena pode ser aumentada.

Versão do motociclista


O Diário do Aço conseguiu contato com o tutor do cão no fim da tarde de segunda-feira (10). Ele relatou à reportagem que há 11 anos possui o poodle, desde quando era filhote, e que trata o cachorro como um filho. Disse ainda que tem o hábito de praticar atividade física com o animal e que o transporta de diversas formas. Ele se comprometeu a enviar uma nota completa nesta terça-feira (11), com seu posicionamento e relato sobre o que aconteceu no sábado e as consequências que isso tem gerado para ele e sua família. O tutor afirma que as publicações estão infundadas e que diversas pessoas ligadas a ele estão amedrontadas, principalmente ele.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Antonio Dragao

12 de julho, 2023 | 02:59

“E uma covardia, mas deveria saber que o que dá prisão neste país é maltratar animais e não pagar pensão alimentícia, o resto, seja o que DEUS quiser, da-se um jeito.
Tem muita MÃE de PET. neste mundo.
O ser humano não é tratado com essa mesma empatia, quando duma situação semelhante.”

Maria

11 de julho, 2023 | 17:41

“"O POÇO DA MALDADE DESUMANA NÃO TEM FUNDO." LAMENTÁVEL!!! ESPERO QUE ELE NÃO ESTEJA COM O CÃO.”

Eu

11 de julho, 2023 | 09:12

“Tem gente que considera um animal como um filho e outros já consideram um filho como um animal.”

João Marcos Silveira

11 de julho, 2023 | 08:55

“Se tuvesse sido um ser humano não daria tanta polêmica .”

Priscila Doris

11 de julho, 2023 | 08:21

“Que tal amarrar este motociclista na traseira de uma caminhonete e sair puxando pelas ruas da cidade, para que o mesmo sinta o que o cachorro sentiu?”

Filho?

11 de julho, 2023 | 07:02

“Filho? Ele chamou o pet de filho? Que tipo de tutor arrasta um cachorro pela guia amarrado em uma moto? Nunca foi seu filho, agora tenta se defender do absurdo que cometeu,está com medo,seu covarde xingando as pessoas na rua que estavam defendendo o pet .Tem que pagar uma multa bem cara e perder a tutela do cachorro.Você é um *covarde* isso sim,agora assume seu erro.”

Oliveira

10 de julho, 2023 | 22:56

“Serve de lição: está tentando justificar o injustificável temeroso pelo caso ter ganhado notoriedade na mídia. Como tal, temendo que a lei o puna exemplarmente, mas no local, agredida as pessoas com xingamentos, enquanto o animal recebia maus tratos, sem piedade. Em alguns casos, a lei poderá funcionar e quem tem a perder será punido.”

Oliveira

10 de julho, 2023 | 19:13

“Serve de exemplo para nós: fez coisa errada e agora se faz de vítima. Algumas vezes, a lei funciona, principalmente para quem tem o que perder.”

Filho?

10 de julho, 2023 | 18:41

“Se esse cara trata como um filho arrastando o cão sangrando eu espero que ele não se reproduza. DEUS NÃO PERMITA QUE ELE TENHA FILHO”

Geraldo

10 de julho, 2023 | 18:37

“da forma que estava tratando as pessoas que o cercou, não parecia nem um pouco amedrontado.”

Marley

10 de julho, 2023 | 18:19

“Nao tem o que explicar não camarada .
O vídeo gravado pela pessoa no local diz tudo .
Não existe essa de levar um animal puxado pelo veículo automotivo não .
Tem que responder na justiça pela covardia que fez com o cachorro sim . Não é nenhum santinho não .
E ainda é boca dura , respondeu as pessoas com palavras de baixo nível .
Vai sentir o peso da sua ignorância agora .”

Samira

10 de julho, 2023 | 18:15

“Pela imagem da foto,este dia o cão não queria fazer atividade física, puxado pela moto.”

Envie seu Comentário