Hospital Dr. José Maria Morais completa seis anos de funcionamento

10/07/2023 às 17:14
Divulgação
Ao longo desse período, foram 1,3 milhão de atendimentos e mais de 5,8 mil cirurgias

Localizado no Centro de Coronel Fabriciano, o Hospital Dr. José Maria Morais completa seis anos de funcionamento. Reaberto e gerido pela gestão municipal atual desde o dia 7 de julho de 2017, a unidade atingiu mais de 1.3 milhão de atendimentos ambulatoriais, 5.830 cirurgias e 25 mil internações realizadas, detalhou o Executivo.

Única porta 100% SUS da Micro de Fabriciano, o HJMM é referência em clínica cirúrgica de baixa-média complexidade para outros sete municípios que integram a Microrregião de Saúde, contemplando cerca de 230 mil habitantes. Hoje com 82 leitos, sendo 19 para UTI e 10 reservados para cirurgias (8 cirurgias geral e 2 para diagnóstico e terapêutico) e um bloco cirúrgico com duas salas, a unidade vem se destacando nos números e tipos de procedimentos.

De janeiro a junho deste ano, já foram realizados 875 procedimentos cirúrgicos com sucesso – 589 procedimentos a mais do que o total feito em todo o ano de 2016 pelo antigo Hospital São Camilo. Dentre as principais especialidades atendidas pelo HJMM estão cirurgias gerais (hérnias, vesículas e outras), ginecologia, ortopedia, urgência e pediatria. Recentemente, foram incluídas no catálogo de serviços laqueadura e vasectomia.

Com os investimentos em obras, equipamentos e reorganização da equipe, o HJMM atingiu a marca de 6,6 cirurgias/dia contra a média de 2,7 procedimentos desde a sua reabertura, em 2017, quando o bloco cirúrgico foi reestruturado pela atual gestão. Na época do São Camilo, a média era de 1,1 cirurgia/dia.

“Estamos felizes por manter aquilo que nos comprometemos com a população que é garantir saúde e dignidade”, relembrou o prefeito Marcos Vinicius.

Novos Investimentos
Uma celebração religiosa foi realizada nesta segunda-feira (10), para comemorar o aniversário do hospital na capela Nossa Senhora Auxiliadora. Durante a cerimônia, foram anunciados novos investimentos.

Dentre eles, estão a aquisição de uma torre de vídeo e instrumentais para realização de cirurgias por videolaparoscopia, num investimento de R$ 370 mil em recursos próprios do município. “O equipamento está previsto para chegar ainda este mês e já estamos na fase de credenciamento de profissionais. Será um ganho em resolutividade, diminuição no tempo de internação e recuperação para o paciente, além da ampliação da oferta de procedimentos”, explica o Diretor Executivo do HJMM, Ernany Duque.

O HJMM também passará a contar em breve, com um novo aparelho de tomografia com 32 canais para exames de imagens para diagnóstico mais preciso e ágil dos pacientes. Neste último, o investimento foi da ordem de R$ 1,4 milhão em convênio com o Estado.
Últimas notícias
Big Image
{{ modalData.legenda }}