08 de julho, de 2023 | 18:56
Sepultado em Ipaba corpo de brigadista encontrado morto durante combate a incêndio florestal
(Atualizado às 16h19 de 10/7/2023)O corpo do brigadista de combate a incêndio, Nemoel da Silva, de 41 anos, foi sepultado no fim da tarde de domingo (9), no Cemitério Municipal de Ipaba. Nemoel morreu em um incêndio florestal registrado próximo ao trevo de Ipaba, na BR-458, na zona rural. O fato ainda está em apuração. O que se sabe até o momento é que durante a atuação de uma equipe de combate a incêndios florestais, na tarde de sábado (8), a vítima afastou-se de seu grupo. Minutos depois o homem foi encontrado já sem vida.
Conforme apurado no fim de semana, junto às fontes do Corpo de Bombeiros, o brigadista fazia parte da equipe de combate a incêndio florestal da Cenibra e atuava em uma região conhecida como Talhão 26”, do Projeto Beira-Rio. Durante o trabalho, sábado, Nemoel perdeu contato visual com seus colegas e não respondeu ao chamado de seus companheiros, sendo encontrado sem vida, deitado dentro de uma canaleta de enxurrada pluvial, com cerca de 40 centímetros de profundidade.
Ainda conforme apurado, o brigadista apresentava sinais de queimadura por todo o corpo. O local da ocorrência foi isolado e a Polícia Militar e perícia da Polícia Civil acionadas.
Esclarecimento oficial
Na tarde de domingo (9) a Cenibra enviou uma nota informando que as causas do acidente já estão sendo investigadas pelas autoridades competentes acionadas conforme os protocolos de ocorrências desta natureza”. Completou afirmando que: Por parte da Cenibra, a prioridade é o apoio à família e aos colegas de trabalho”.
A empresa explicou em seu comunicado que Nemoel da Silva cumpria a atividade de preparação de aceiro para controle de incêndio em área de plantio de eucalipto acompanhado de outros colegas e que, ao final da tarefa, os trabalhadores deveriam ter deixado o local para que o incêndio se extinguisse na área isolada. No entanto, Nemoel não se juntou ao grupo. Após busca, foi encontrado pelos colegas já vitimado pelo fogo”, detalhou.
Divulgação / CBMMG


Divulgação / CBMMG


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Geraldo
11 de julho, 2023 | 11:21A CENBRA soltou nota lamentado o ocorrido ( o minimo que podia esperar ) mas não forneceu nenhuma nenhuma informação quais as medidas que ela irá tomar para que acidentes gravíssimos como este não ocorra novamente . Sou Engenheiro de Segurança do Trabalho , e uma atividade de alto risco como esta deveria ser acobertada por normas de segurança interna com treinamentos de simulação .”
Josias Antônio da Silva
09 de julho, 2023 | 22:08Não sei o motivo de ter desgarrado do grupo, mas toda equipe tem um líder e a vida tem que ser preservada, jamais deixar um membro pra trás. Outra coisa, eucalipto pega fogo muito rápido e esse tipo de combate tem que ser com aeronave, não um grupo de pessoas por via terrestre entregue a própria sorte. A vida tem que ser mais valorizada, ainda mais de um trabalhador pai de família.”
Carleto Perpetuo da Silva
09 de julho, 2023 | 19:54Alguém com conhecimento técnico(direito trabalhista),deveria acompanhar esse caso, pois há a possibilidade de culparem o rapaz,somente para não indenizar a família dele.”
Elton
09 de julho, 2023 | 14:27Todos colaboradores que trabalham na área de plantio e cultivo de eucaliptos pela cenibra são obrigados a trabalhar no tal plantão de incêndio nos fds semana e até a noite sem treinamento algum sei disso pq tenho vários amigos que infelizmente são escravos dessa empresa que paga um salário ruim e escravisam os colaboradores bora meu povo valoriza suas mão de obra bora meu povo greve por aumento e melhorias na área de trabalho de vcs”
José
09 de julho, 2023 | 14:27Sou radicalmente contra um ser humano fazer combate a incêndio no mato. Bombeiro Civil ou Militar deve ter como princípio, salvar vidas. Se o fogo pegou... Espera passar. Deixa queimar. Bom seria, não ter esses eventos. Mas... Ou é fogo espontâneo, ou é fogo colocado. Um pena. Mas colocar seres humanos???? Lí na matéria, que o rapaz não deveria ter agido na tentativa da extinção. Era pra fazer aceiro. Vou repetir: Não deveria haver o fogo. Já que teve, deixa queimar. Não vale à pena. Lamento.”
Deveria Ter Era Mais Equipamentos Pra Esseus Trabalhadores Pais de Família Pro Seres Humanos Trabalhar Com Mais Segurança Isso Sim Evitando Mais Acidentes Como Esses e Muito Triste .
09 de julho, 2023 | 11:30Deveria ter mais equipamentos pra esses trabalhadores terem mais segurança. Acontece uma fatalidade desses aí deixa filhos sem pai . Por falta de equipamentos nescessário . É muito triste .”
Filósofo
09 de julho, 2023 | 10:46Por dinheiro as pessoas topam as piores furadas, os piores riscos, até terminar em fatalidade. O trabalho é a grande maldição lançada sobre a humanidade ainda no Jardim do Éden...”
Bando de Inrresponsaveis Não Dão Treinamentos Adequado e Outra Isso é Trabalho Para o Corpo de Bombeirose
09 de julho, 2023 | 08:31Bando de inrresponsaveis isso é trabalho do corpo de bombeiros, não de civil que provavelmente nem treinamentos tem.”
Valdomiro
08 de julho, 2023 | 20:32Tá com cara de homicídio”