
07 de julho, de 2023 | 14:16
Grupo Violaço se apresenta nesta sexta-feira no bairro Cidade Nova
Divulgação
O Violaço se apresenta sexta-feira, no bairro Cidade Nova e sábado, no bairro Novo Cruzeiro

A escola estadual Herbert de Souza, no bairro Cidade Nova, em Santana do Paraíso, recebe um evento beneficente nesta sexta-feira (7), com apresentação, às 19h30, do Grupo Violaço. No sábado (8), às 20h, a apresentação do grupo de violeiros será na festa da comunidade Senhor dos Passos, no bairro Novo Cruzeiro, em Ipatinga.
O grupo Violaço é um projeto do Instituto Tradição & Saber, e foi formado pelo músico e professor Hyuri Luna, que reuniu alguns de seus alunos com o objetivo de oferecer a eles a oportunidade de aperfeiçoarem o que já sabem, aprenderem novas técnicas, compartilharem conhecimentos entre os integrantes, e ainda se apresentarem para a comunidade, fomentando a cultura da viola caipira e a música sertaneja de raiz.
O nome Violaço é uma homenagem à região do Vale do Aço, onde moram os integrantes do grupo, e também pelo fato do instrumento utilizado - a viola caipira - ter 10 cordas de aço.
Atualmente o grupo conta com 11 integrantes, todos violeiros, sendo eles: Hyuri Luna (regente e fundador), Nando Viola, Jader Rocha, Gleiston Delfim, Layon, Samuel Ambrósio, Maria Auxiliadora (Dorinha), Wilde Martins, José Gomes, Tiãozinho da Viola e Tatinho.
O grupo se encontra todas as terças e quintas-feiras às 19h30 na sede do instituto Tradição & Saber, no bairro Veneza II, para ensaiar e preparar as apresentações. Em 2023, o Violaço já realizou algumas apresentações em praça pública, teatro e festas tradicionais da região como o Arraiá DAjuda em Timóteo, no bosque da Fundação Aperam, que neste ano contou com a parceria do Instituto Tradição & Saber para realizar o evento.
Quem tiver interesse em acompanhar o grupo, convidar ou contratar para alguma apresentação é só acessar o Instagram @grupoviolaco, ou as mídias sociais do Instituto Tradição & Saber e do artista Hyuri Luna.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]